segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Educação Física


Continuação ...VII

 

Exemplos de Projetos

 

Os melhores projetos são aqueles construídos (planejados) com clareza e objetividade, contendo propostas capazes de mobilizar e envolver a participação dos seus alunos. Apresentaremos, a seguir, alguns exemplos de projetos baseados em atividades propostas.

PROJETO: I – MURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivo: Ampliar, no âmbito da escola, as informações sobre a saúde, os esportes e as atividades físicas.

 

O QUE
QUEM
QUANDO
COMO
ONDE
Apresentar à direção da escola o projeto, obter apoio para sua implementação
Professor de Educação Física
1ª face do projeto
Reunião com a direção/coordenação
Sala de reunião
Negociar e preparar mural ou painel, para exposição.
Direção/profº Ed. Física
Após aprovação do projeto.
Escolha do local adequado (circulação de alunos)
Prédio da escola.
Apresentar o projeto aos alunos.
Profº Ed. Física
1ª aula após aprovação.
Escolha do local adequado (circulação de alunos).
Prédio da escola.
Enviar carta de divulgação aos pais.
Direção da escola.
Após aprovação.
Após aprovação.
Diretoria.
Selecionar o material pesquisado.
Profº e alunos.
15 dias após divulgação.
Nas aulas de Ed. Física.
Local da aula.
Montar o material selecionado.
Profº. E alunos convidados.
Após seleção do material.
Correspondência escola-familia.
Diretoria.
Divulgar o material exposto.
Profº e alunos.
Após montagem.
Reunião do profº. com os alunos convidados
Sala dos professores.
Retirar o material exposto, substituído-o por novo.
Profº e aluno.
15 dias após.
Organização estética e visual/colagem dos textos.
Durante aulas.
Mural ou painel.
Local das aulas.
No mural.
Arquivar material retirado.
Professor.
Após retirada.
Apoio dos alunos retirada e  remontagem.
Arquivo em pastas identificadas.
Biblioteca.

 

 

Exemplo de Tema: Dialogando sobre o corpo

 

Apresentação:

 

A atividade física vem sendo cada vez mais reconhecida em todo o mundo como um importante meio para se preservar a saúde e prolongar a expectativa de vida com qualidade. A todo o momento, surgem novas comprovações de sua importância e seu papel na prevenção a inúmeras doenças, além do reconhecimento, cada vez mais evidente, de sua contribuição na manutenção das principais funções vitais do corpo.

Apesar de essas informações serem permanentemente divulgadas através dos principais meios de comunicações, nem sempre as pessoas se dão conta do seu significado, nem acrescentadas às suas vidas. Tal constatação também se aplica, lamentavelmente, aos jovens. Justo eles que, ao atravessarem um período de desenvolvimento único e singular, poderiam tirar um proveito especial das informações consistentes e do acesso a práticas seguras e saudáveis no processo de experimentação e escolha consciente das atividades físicas adequadas à idade.

Entre os nossos alunos, o quadro é semelhante, apresentando, porém, um dado fundamental: o papel de referencia representado pelo professor de educação física junto a eles, no esclarecimento de dúvidas, no fornecimento de informações consistentes e relevante, na reflexão sobre temas e questões pertinente ao seu desenvolvimento e interesse e no acesso a práticas e atividades físicas prazerosas, instigantes e produtivas.

Pensando nesse diálogo e no significado dessa relação na formação dos alunos, oferecemos criar na escola espaços, que denominamos murais ou painéis, em que serão divulgadas informações e reflexões relevantes e pertinentes sobre saúde, esportes e a prática de atividades físicas, seus benefícios e prevenções para a obtenção de melhores resultados.

Objetivo do Projeto

- Incentivar a pesquisa, leitura, reflexão e seleção de textos diversos relativos aos temas propostos.

- Estabelecer mais um canal de comunicação e relação entre professor (es) e aluno (as).

- Incentivar o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e critica diante dos modismos e da indústria da estática e da beleza.

- Incentivar o conhecimento sobre temas ligados à saúde e à atividade física.

- Promover relações críticas entre a Educação Física e a saúde, sexualidade, lazer, ética e cidadania.

 

Público Alvo

 

Alunos e alunas da 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.

 

Calendário

 

- O Projeto poderá ter inicio em qualquer período do ano letivo.

-Não há previsão de encerramento, podendo ter seqüência nos anos seguintes (o que seria ideal).

- Deve-se estabelecer uma periodicidade para a renovação dos textos exposto. Sugerimos que, a cada quinze dias, o material divulgado seja substituído por outro, de acordo com um cronograma construído com apoio e conhecimento dos alunos, com distribuição da responsabilidade pela renovação entre as turmas.

 

Material Operacional

 

- Um painel de madeira ou material similar (se a opção da escola for pela montagem de um mural).

- Textos e/ou artigos e fotos de jornais e revista, internet, etc.

 

 

Operacionalização

 

- Divulgar o projeto, incentivando e sensibilizando os alunos a atuar, desde a seleção dos temas até a pesquisa e exibição do material selecionado.

- Estabelecer se possível com a participação dos alunos, uma relação de temas que deverão ser pesquisados e recolhidos durante o ano letivo.

- Selecionar os materiais que deverão ser exposto a cada período (quinzena, mês ou bimestre).

- Montar, no local escolhido, periodicamente, o material selecionado.

- Comunicar e incentivar os alunos a ler, divulgar e coletar novos materiais para o projeto.

- Substituir periodicamente o material exposto.

- Arquivar o material, após sua exposição para reutilização em outras montagens.

- Avaliar informalmente (ouvindo a opinião dos alunos durante as aulas) e formalmente (por escrito) na etapa final do projeto.

 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Educação Física


Continuação... VI

 

Trabalhando com projetos

 

Vivemos numa época em que a atividade física é reconhecida como um valor ou uma necessidade por, praticamente, todas as pessoas, desde o adolescente até o adulto em idade mais avançada. Temos observado, todavia, que muitos, por desinformações ou motivos por modismos, enveredam-se em prática que não oferecem os benefícios pretendidos, ou pior, podem trazer conseqüências indesejáveis para suas vidas.

Na convivência diária com meus alunos, temos verificado que, ao lado de um enorme interesse por assuntos e temas ligados à atividade física, há entre eles, de maneira geral uma carência ou insuficiência de conhecimentos – específicos ou não – que lhes permitam fazer escolhas adequadas à sua idade e à sua saúde. O que propomos é uma ampliação do currículo tradicional da educação física, incorporando, de um lado, a cultura e as experiências dos alunos e, de outro, o amplo campo de temas ligados à saúde, ao esporte e a atividade física de forma geral.

Ampliando a proposta, sugerimos a inclusão no currículo de temas ligados à saúde e à atividade física, estruturando-os em um programa destinado a proporcionar aos nossos alunos o acesso a informações e conhecimentos capazes de instrumentalizá-los e capacitá-los a fazer escolhas conscientes e construir seu projeto de cultura física, voltado para a preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida. Nesse programa, podemos incluir, entre outras propostas, a apresentação, o debate e a reflexão em torno de temas como a musculação, a anorexia, a bulimia e o uso de anabolizantes, entre outros. Isso poderá ser feito a partir de matérias jornalísticas e reportagens extraídas de publicações periódicas recentes, garantindo-se assim a contextualização e a atualização.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Educação Física


 

Continuação V

 

Sugestões para a qualidade da aula e do trabalho

 
 

  1. Organiza o material que será utilizado durante a aula no espaço escolhido para sua realização de forma a provoca a curiosidade, o desejo de participação e a imaginação dos alunos. Procure, a cada aula, organizá-los de maneira diferentes.
  2. Evite iniciar sua aula mantendo os materiais a serem usados empilhados em um canto qualquer da área destinada à atividade.
  3. Seja criado a cada aula.
  4. Inclua as cores em sua aula: use bolas de borracha coloridas; pinte os pneus a serem usados nas diversas atividades de cores variadas. Trabalhe com os alunos – e com o apoio do professor de Educação Artística – na execução dessa tarefa. Pinte os botões de madeira e as garrafas “pet” com desenhos criados pelos alunos; use fitas coloridas.
  5. Temos no Brasil uma riquíssima fonte de músicas e ritmos folclóricos, assim com uma rica e sofisticada música populares brasileira. Utilize-as nas aulas, seja cantando cantigas de roda, ou tocando CDS.
  6. Altere os locais onde realiza suas aulas durante o ano. Essa estratégia contribuirá para que sua aula seja sempre surpreendente aos olhos dos seus alunos.
  7. Observe o comportamento de todos os alunos, especialmente os mais  recatados, tímidos e/ou quietos. Esse, sem dúvida, precisarão da sua ajuda e sua atenção especial para que se integrem ao grupo e venham a participar, de maneira ativa da atividade proposta.

Educação Física


Continuação ...IV

 

Exemplo de Planejamento

 

Utilizando o princípio do compartilhamento de experiências e aprendizados, apresentamos um exemplo de planejamento que poderá ser “recriado” em cada escola, atendendo às expectativas do contexto em que cada uma está inserida.

 

Tema: Relações Sociais

Objetivos gerais
Conteúdo Programático
Estratégia de Ensino
Recursos Didáticos
Carga Horária
Recursos de Avaliação
-Apresentar planejamento;
-Possibilitar relações afetivas e sociointerativas
 
-Jogos e brincadeiras
-Dinâmica em pequenos e grandes grupos
-Materiais variados
-02 h/a
-Observação do grupo pelo professor
-Oral feita pelo aluno no final da aula

 

Tema: Ginástica

Objetivos gerais
Conteúdo Programático
Estratégias de ensino
Recursos Didáticos
Carga Horária
Recursos de Avaliação
-Possibilitar experimentação motora de forma a favorecer a corporeidade.
-Ginástica
-Correr,
saltar,
rolar, escalar, etc.
-Rolamento, roda, parada.
 
-Circuito montado pelos alunos.
-Exploração do material.
-Banco, plinton, colchão, cones, trave de equilíbrio, cama elástica, etc.
14 h/a
-Observação do grupo pelo professor.
-Oral, feita pelo aluno no final da aula.

 

 

Tema: Esporte

Objetivos gerais
Conteúdo Programático
Estratégias de ensino
Recursos Didáticos
Carga Horária
Recursos de Avaliação
-Incorporar o sentido do jogo coletivo, construindo regras e aprendendo a respeitá-las
-Atletismo
-Futsal
-Tênis
-Badminton
-Beisebol.
Construção coletiva das regras.
-Experimentação do material.
-Aula orientada.
Bolas, colchões, arcos, etc.
20 h/a
-Observação do grupo pelo professor.
-Oral, feita pelo aluno no final da aula.

 

Observação: Procuramos relacionar práticas corporais que podem ser abordadas nas diversas séries do ensino fundamental e médio. Elas deverão sofrer alterações de acordo com o objetivo e a realidade de cada contexto social.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Educação Física


Continuação...III

 

 

Ao nos referirmos às competências e habilidades a serem adquiridas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, estamos nos remetendo às apropriações nas descobertas de seus limites e possibilidades, na compreensão e experimentação das diferentes manifestações culturais, na participação, criação ou modificação de regra, na capacidade de trabalhar em equipe, de desenvolver noções conceituais, de estabelecer relações refletivas e críticas, entre outras.

Em toda proposta de planejamento é preciso contemplar o momento da avaliação, que hoje é o maior desafio a ser enfrentado pelos profissionais. Avaliação está atrelada à intencionalidade da ação pedagógica e precisa responder às seguintes perguntas: O que o aluno precisa aprender? Que conhecimento, competência, habilidades, atitudes precisa desenvolver? Quem avalia? Quando? Como? O que fazer com os resultados?

Zabala, ao discutir a avaliação, afirma que o meio mais adequado para nos informarmos do processo de aprendizagem e do grau de desenvolvimento e competência que os   consiste na observação sistemática de cada um deles na realização das diferentes atividades e tarefas. Analisando as três naturezas dos conteúdos, afirma que os conteúdos conceituais podem ser avaliados a partir de atividades que garantam um melhor conhecimento do que cada aluno compreende e isso implica a observação do uso de cada um dos conceitos em diversas situações e nos casos em que ele os utiliza em explicações espontâneas. Para isso, só pode ser verificado em situações de aplicação dos conteúdos. Já os conteúdos atitudinais são mais complexos de serem avaliados. Torna-se necessário que surjam situações conflitantes que permitam a observação de como os alunos se comportam diante delas (Zabala, 1998:203-208).

Ao ser considerada uma disciplina como as demais na instituição escolar, a Educação Física precisa também organizar estratégias de avaliação de seus conteúdos. Para isso, deve lançar mão das provas objetivas ressignificadas, a pesquisa, o debate, a análise de filmes, propagandas, a solução de problemas nas práticas corporais, entre outras.