sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Anterolateral...



Por Jornalismo Portal EF



O atlas do corpo humano pode ganhar nova peça. Médicos belgas descreveram ao Journal of Anatomy um novo ligamento de joelho.

Chamado de Anterolateral, ou ALL, na sigla em inglês, os médicos afirmam que a descoberta possui importante função no caso de rompimento do ligamento cruzado anterior, uma das lesões de joelho mais comuns em atletas.

Embora já houvesse indícios da existência de outro ligamento, além dos já conhecidos pela medicina, esta é a primeira vez que especialistas fornecem a descrição completa e função do novo tecido. O ponto de partida foi um artigo escrito pelo cirurgião francês Paul Segond em 1879, que sugeriu a existência do ligamento.

A descoberta aconteceu após médicos da Universidade de Leuven, na Bélgica, começarem a estudar os joelhos de cadáveres dissecados, em busca desse possível novo ligamento. Assim, após a análise de 41 corpos, a equipe coordenada por Steven Claes e Johan Ballemans descobriu uma estrutura de ligamento bem definida que conecta o fêmur à tíbia. Essa característica foi encontrada em 40 dos 41 cadáveres.

Atualmente, alguns pacientes continuam a sentir desconforto e instabilidade depois de realizar uma cirurgia no joelho, mesmo quando a operação é bem sucedida. Segundo os médicos, isso pode estar relacionado a danos no ligamento anterolateral. Para eles, há a hipótese de que uma lesão no ligamento anterolateral seja uma das causas do rompimento do ligamento cruzado anterior. Se confirmada, a descoberta pode levar a tratamentos mais eficientes para casos graves dessas lesões.

Café da manhã



Por Jornalismo Portal EF

 
Que o café da manhã é a principal refeição do dia não é novidade para ninguém, porém muitos atletas não conseguem, com a correria do cotidiano, preparar uma refeição balanceada e completa. Por isso, apostar no overnight oat pode ser uma solução.

Formado principalmente pela combinação de aveia associada a leite, iogurte ou whey protein, o overnight oat vem conquistando cada vez mais adeptos. A mistura, que deve ser preparada na noite anterior e guardada na geladeira, ainda pode conter farinha de linhaça, chia, nozes e até manteiga de amendoim. Porém, o principal ingrediente do composto são as frutas, que podem variar de acordo com o gosto de cada pessoa, transformando-se, assim, num concentrado de todos os alimentos de que o corpo necessita para começar o dia.

O importante é sempre conter fruta, uma fonte de carboidrato e uma fonte de leite. Portanto, não é necessário completar o overnight oat com nenhum outro alimento. Porém, algumas pessoas precisam de uma quantidade maior de cada um desses ingredientes ou, eventualmente, necessitam de outro alimento para complementar a alimentação. Isso acontece muito com atletas que treinam para um objetivo específico.

Vale ressaltar que é necessário ficar atento à forma de preparo do café da manhã, já que o mesmo deve ficar na geladeira por pelo menos por oito horas, e as frutas podem, no período, perder a vitamina C. Para solucionar esse problema, o indicado é cortar as frutas em pedaços maiores, de maneira a preservar a substância.

Barra de Cereal.



Por Jornalismo Portal EF


Seja na mochila, bolsa ou porta-luvas, a barrinha de cereal é item indispensável na rotina alimentar de esportistas.

Porém, ao contrário do que muitos acreditam, algumas barrinhas de cereais não são tão saudáveis quanto parecem. Isto porque os produtos possuem excesso de corante, conservante e xarope de milho. O xarope de milho, por exemplo, é rico em frutose, que quando ingerido em excesso pode levar à resistência à insulina, compulsão alimentar, elevação do ácido úrico e esteatose hepática.

Além disso, algumas barrinhas apresentam alto teor de açúcar, além da gordura trans, que pode aumentar o colesterol ruim (LDL) e baixar o colesterol bom (HDL).

Vale ressaltar que apenas algumas barrinhas podem ser consideradas não saudáveis. Existem muitas opções no mercado que são ricas em nutrientes. Na hora de escolher, o mais indicado é optar por aquelas que não possuem adição de açúcar ou gorduras, e que sejam compostas por itens integrais, frutas secas e oleaginosas (castanha-do-pará e nozes).

Cada opção traz um beneficio diferente e essencial ao organismo: aquelas compostas por alimentos integrais ajudam no trânsito intestinal; as oleaginosas oferecem gorduras boas; e as frutas secas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras. Por isso, é fundamental conferir, no rótulo do alimento, tanto a tabela de composição nutricional quanto a lista de ingredientes.

Unidos

 
Estamos unidos para mais um confronto, desta vez um jogo importante contra a equipe do Genus. Valendo o título do campeonato Rondoniense Sub 16, valendo um vaga para a copa Rio de 2014.

domingo, 10 de novembro de 2013

 3 horas antes do jogo Rondoniense e Cacoal.
Centro de Treinamento.


 Nossos atletas da Escola de Futebol,

 Preliminar do jogo Principal: sub 12 contra sob 11.
 Preleção

 Presidente Tadeu incentivando nossos Atletas





 Pôster Rondoniense

 Trio de arbitragem

 Imprensa local. Radio Caiari transmitindo ao Vivo. 






 Alegria: Goooooool.
 Mais alegria e Gooooooooool.




 Final de jogo 2 a 0.

 Treinador Marcos Seguetto, dando entrevista.
 Nossos jogador sendo entrevistado pelo repórter da Radio Caiari.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tendinite de ombro



Muito comum em atletas, a tendinite de ombro apresenta dores pontuais, que podem se espalhar para o braço, chegando até o cotovelo. Também pode haver aumento de temperatura local e presença de vermelhidão na pele.

Engana-se o atleta que acredita que, após o tratamento, já pode voltar à sua rotina de atividade física diária.

Segundo especialistas, após a alta da fisioterapia, o paciente recebe orientações individualizadas de exercícios que podem ser feitos em casa. A prática visa manter a amplitude dos movimentos articulares e o fortalecimento muscular conquistados durante o tratamento. São exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força. Além do cuidado de não pegar pesado nos treinos, o atleta deve evitar movimentos e gestos repetitivos e não sobrecarregar apenas um lado do corpo, dividindo assim o peso de bolsas, mochilas e compras.

Para quem já recebeu o diagnóstico de tendinite de ombro mas ainda não começou o tratamento de fisioterapia, o gelo pode ser um bom alívio para as dores. A indicação é aplicar uma bolsa de gelo sobre o local por no máximo 20 minutos, repetindo a operação 2 a 3 vezes por dia, em intervalos de 2 a 4 horas.

Vale ressaltar que o gelo é somente um paliativo e não uma forma de tratamento, portanto a orientação é sempre procurar um médico especializado. O tratamento, clínico, inclui repouso e fisioterapia analgésica para controle da dor e da inflamação. Em seguida, é realizada fisioterapia motora para alongamento e fortalecimento muscular da região, que envolve o ombro e o cotovelo. 

Refrigerantes.



Novo estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirma que mulheres que consomem um ou mais copos de refrigerantes por dia podem aumentar o risco de sofrer artrite reumatoide.

Os pesquisadores analisaram dados sobre a dieta, estilo de vida e outras informações relativas à saúde de aproximadamente 173 mil mulheres, em dois períodos de tempo. A cada quatro anos, as mulheres relataram seu consumo de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes à base de cola com açúcar, refrigerantes sem cafeína e refrigerantes que não eram à base de cola. Apenas o refrigerante diet não foi incluído.

Durante os períodos estudados, o total de mulheres com artrite reumatoide foi de 883. Segundo os pesquisadores, aquelas que bebiam uma ou mais bebidas açucaradas por dia apresentaram maior risco de desenvolver a doença, na comparação com aquelas que não bebiam ou ingeriam a bebida menos de uma vez por mês. Vale ressaltar que o estudo possui limitações, já que, muitas vezes, as mulheres não se lembravam com precisão do que haviam comido ou bebido no passado.

A pesquisa foi apresentada no American College of Rheumatology, que aconteceu entre 28 de outubro e 01 de novembro. O trabalho, entretanto, não estabelece uma relação entre causa e efeito, sendo necessárias mais pesquisas para comprovar essa relação.

Infarto em Jovens

Por Jornalismo Portal EF



Engana-se quem acredita que uma vida ativa, sozinha, é capaz de proteger atletas de doenças cardiovasculares.

Claro que o sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para infartos, porém a ocorrência de infarto em esportistas ou atletas deve ser bem esclarecida, pois a atividade física pode ser um gatilho dessa doença, se a pessoa desconhece seu estado de saúde.

Segundo dados estatísticos do Comitê Olímpico Internacional levantados durante 40 anos, 10% das mortes de atletas jovens (entre 15 e 30 anos) foram provocadas pelo infarto do miocárdio, e a maioria tinha como fator de risco os níveis elevados de colesterol. A surpresa é que em uma pessoa com menos de 35 anos, o infarto do miocárdio é inegavelmente pouco comum.

Segundo o estudo, outra causa do infarto em jovens foi uma alteração congênita da anatomia da irrigação sanguínea do coração, conhecida como origem anômala maligna da coronária. A prática esportiva não é capaz de corrigir o colesterol ruim advindo dos maus hábitos de vida, principalmente da qualidade da alimentação em relação ao consumo de gorduras, o que faz diferença nos níveis do colesterol. Porém, a origem anômala pode ser detectada pelo teste ergométrico e mesmo pelo ecocardiograma, se realizados com antecedência.

No entanto, adultos com mais de 35 anos que sofreram infarto durante a atividade física, na maioria dos casos, apresentavam pelo menos dois dos fatores de risco não controlados efetivamente, como por exemplo: pressão só um pouco aumentada, colesterol só um pouquinho acima do normal, e assim por diante. Isso obriga o médico a ser rigoroso no tratamento desses fatores de risco, e o atleta a realizar check-ups com maior frequência.

Por Jornalismo Portal EF.