Porque o treino deve ser bem preparado e planejado?


Porque o treino deve ser bem preparado e planejado?

Desconheço, hoje, que treinadores possam ter sucesso sem um planejamento correto do seu trabalho. Quando realizamos determinadas tarefas, o conhecimento da tarefa em causa e a experiência são suficientes para realizar a tarefa. Por exemplo, quando precisamos de um exercício de posse de bola, facilmente desenhamos um em nossa mente, distribuímos o material pelo campo e pelos jogadores, explicamos o exercício e começa a atividade. Mas, planejar um treino é mais complexo, pois é a preparação de múltiplas tarefas, que dependem de vários fatores. Não podemos organizar o treino como queremos, pois existem limitações, que já vamos perceber quais.

  1. Preparação prévia de todos os detalhes

O tempo de treino é limitado. Isso quer dizer que o treinador não tem tempo de estudar todas as condições de treino na mesma hora que o treino vai começar. Excitem condicionantes no treino, como o que queremos e o que precisamos treinar, que não podemos simplesmente escolher em cima da hora. Antes do treino, qualquer treinador deve reunir todas as informações possíveis, como condições para o treino, o que pretende treinar a equipe nesse dia, o adversário e o calendário, entre outras condicionantes. Por exemplo, se o treino é feito numa segunda ou terça-feira após um jogo, devemos planejar para recuperar os jogadores; numa quinta ou sexta-feira, já com o relatório na mão do próximo adversário, o treino deve estar mais focado na preparação do jogo. Tempo é precioso, e se um treinador organizar todo treino antes do mesmo começar, logo terá condições para correr bem do inicio ao fim.

  1. Os jogadores evoluem muito mais.

Um treino bem pensado, planejado é bem mais eficiente que um treino apenas dado. Ainda se vê treinador mandar os jogadores correr em volta do campo, logo em seguida um jogo formal e pronto, está feito. Se perceberem pouco ou nada de futebol, e os jogadores até acreditam que estão evoluindo, mas essa evolução não existe. O treino engloba varias vertentes, e o treinador precisa ter domínio em todas elas. Afinal de contas, ele é o responsável pelos jogadores durante o treino. Por exemplo, se tem um modelo de jogo a ser desenvolvido, correr em volta do campo e pedir que façam e ou aquilo aos jogadores, não basta, a não ser que sejam extremamente inteligentes para desenvolverem sozinhos (mas aí, seriam bastante mais inteligentes do que o treinador). Nem todos os exercícios servem para determinado modelo de jogo, logo o treinador precisa procurar os exercícios que mais convém para esse modelo de jogo.

Assim, o treino está focado em um objetivo e como tal a evolução dos jogadores está perdida.

 

  1. Trabalhar sem pressão é trabalhar com qualidade.

Quem não gosta de trabalhar sem pressão e que tudo aconteça naturalmente e bem feito?

Pois nem sempre é fácil trabalhar sem pressão, seja em que profissão for. Qual o jogador que sentirá confortável em ver o seu treinador nervoso como o que tem que fazer? Será que isso passa confiança aos jogadores? Obviamente não. Se o treinador fizer o seu trabalho como se tudo parecesse natural, os jogadores nem notam que o trabalho está sendo bem feito e a única coisa que pretendem é treinar. Já se o treinador não souber o que fazer em campo, meio perdido, os jogadores facilmente notam isso, e não sentem que o treino tem a qualidade que deveria ter. Um treinador com uma postura correta, confiante, e com um plano de treino bem organizado, transmite muito mais confiança aos jogadores acerca do seu método de treino. Por exemplo, por alguma razão Mourinho afirma que gosta do que faz. É a confiança que o treinador português tem no seu trabalho que em muito influencia a qualidade do mesmo.

  1. Conseguimos gastar muito tempo em planejar treino

Nos escalões inferiores, com pouco trabalho semanal, onde até muitos treinadores e jogadores tem outra profissão além o futebol, isso não é notório. Mas em clubes grandes, os treinadores tem o seu próprio escritório, tem muita informação para tratar (como relatório do departamento médico, do departamento de scouting, objetivos da direção, etc.), que condiciona bastante o trabalho do treinador. Logo, para que o treino corra bem por inteiro, deve estar tudo planejado ao máximo possível. Primeiro, isto, depois aquilo, depois outra coisa. Fazemos assim, dura tanto tempo, recupera tanto tempo. “Enquanto eu recupero os jogadores, você prepara o exercício tal, e você aproveita para preparar o material do exercício seguinte”.

Então, vamos pensar no planejamento do Treino?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão