OS PILARES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS EM TREINOS DE FUTEBOL
OS
PILARES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS EM TREINOS DE FUTEBOL
O treinamento de futebol é
um processo de aprendizagem continuada, cujo objetivo é maximizar o desempenho
da equipe e preparar o jogador para melhorar o desempenho de modo integrado,
dos componentes técnicos, táticos, físicos, relacionais, cognitivos e
psicológicos. Assim, esperava que os jogadores jogassem, pensam e executem, com
qualidade e eficiência, gestual, um número indeterminado de atividades
interativas de alta intensidade, durante um longo período de tempo.
METODOLOGIA
Pilares estrutural e
organizacional antes favoreceu a área biológica para a estruturação,
organização e utilização do conteúdo do treinamento e para causar adaptações
contínuas. Agora inclui as áreas de pedagógica, psicológica, biomecânicos,
fisiológicos e a ciência da informação, no planejamento dos treinamentos. São
considerados como aspectos relevantes para a estruturação e seleção dos, os
objetivos estabelecidos para as divisões competitivas, história, calendário de
competições, condições ambientais, o conceito de futebol, modelo de jogo, as
características comportamentais e a experiência dos jogadores. Recusa a
maximização da força, a velocidade e resistência, e busca, em vez disso,
melhorar os componentes psicofísico-motores das ações específicas do jogo,
tomado aqui não como partes isoladas, mas como os atributos de desempenho do
jogador. Treinamento de futebol é um processo contínuo, com efeito cumulativo:
a finalidade é a prática do conteúdo dentro de suas respectivas categorias para
aumentar o desempenho do jogador individual e o desempenho competitivo da equipe.
Os exercícios representam os conteúdos do treinamento que são interativos e
interdependentes. Eles compõem, conjuntamente, uma unidade para a busca da
excelência no jogo de futebol. Podemos ter dimensionado os conteúdos dos
treinamentos, didaticamente em: treinamento formativo; estrutural; funcional;
adaptativos-específicos; técnicos, técnicos - táticos; táticos - estratégico; e
regenerativa. O conteúdo do treinamento é incorporado em três grandes
categorias que chamamos: qualitativa, quantitativa e sistémico-relacionais.
1. OS FUNDAMENTOS DAS CATEGORÍAS DE TRENAMENTOS
As categorias de treinamento
são baseadas em grandes objetivos que abrangem a totalidade do conteúdo e são
representados por um conjunto de exercícios físicos, técnicos, táticos e
estratégicos. Juntos eles compõem uma unidade para comprovar a eficácia das
adaptações e qualifica o desempenho competitivo do jogo de futebol. Podemos determinar
as categorias de formação, para metodológicas, qualitativa, quantitativa e fins
sistémico-relacionais. O nível de adaptação das categorias é associado com o
estado de treinamento dos jogadores e o nível de desempenho da equipe. No
final, o rendimento competitivo é uma consequência da consistência,
organização, equilíbrio, domínio e adaptação das categorias de treinamento
combinaram as qualidades individuais dos jogadores e a proposta de jogo.
1.1. A categoria de caráter
qualitativa está ligada ao sistema nervoso central, integra as capacidades de
coordenação que controlam e regulam os movimentos. São responsáveis pela
organização funcional da neuromotora, estruturas perceptivas, cognitivas e pelo
desenvolvimento dos fundamentos técnicos: progressão e controle bola, passe,
marcação, paraquedas do gol, desmarque, domínio e recepção, arremessar a bola,
drible, finta e outros. O desenho principal é a busca da excelência desportiva
através do aperfeiçoamento técnico – tático.
1.2. Ao mesmo tempo, a
categoria de caráter quantitativo é suportada por estruturas organizacionais.
Integra as capacidades neuromusculares e condicionais, e está ligado a
mecanismos de produção de energia, a dinâmica de neuro-muscular e processos
metabólicos. É que desencadeia o desenvolvimento de força, resistência, velocidade
e flexibilidade que são transferidas para as ações específicas do jogo. A
categoria de caráter quantitativo não existir em sua forma mais pura do jogo de
futebol. O jogador depende de um desenvolvimento harmonioso de outras
categorias para um desempenho ideal. Uma dependência que está diretamente
relacionada com uma estrutura bastante complexa., Desde que as adaptações dos
vários conteúdos determinam a eficiência e a excelência do motor ações
expressado no futebol. O objetivo é fornecer suporte para o desenvolvimento da
técnicos e táticos de atributos e condições para a tolerância e a superação da
fadiga em treinamento e jogos.
1.3. A categoria
sistémico-relacional: a capacidade ao equilíbrio organizacional e funcional das
equipes. Integra as capacidades psicológicas, perceptuais, relacional,
emocional, cultural e social, que são associados com a adaptação do futebolista
ao contexto, tais como o modelo de jogo e como jogar. Ele é responsável por
promover a percepção com a tomada de decisões, o desenvolvimento da cultura e a
organização tática, estratégia, concentração, integração, ler o pensamento
crítico, jogo, limpa a consciência, psico-social e equilibrar o bem-estar. O âmbito
fundamental é a reunião de diferentes recursos para a formação adequada de
táticas comportamental. Enquanto a categoria qualitativa inclui interação, o
controle e a melhoria dos fundamentos técnicos, relacional e sistêmica
categoria define a dinâmica das funções, organização e jogo para o modelo de
bom desempenho coletivo. A este respeito, se por um lado, a formação técnica e
tática são orientados por treinadores e seus assistentes, as exigências físicas
são interativas, aferidas, controlado e finalizado por fisiologistas e
preparadores físicos. Assim, o seu objetivo é permitir que unidade,
objetividade, eficiência e excelência das ações técnicas, táticas, físicas e
cognitivas. Atributo competitivo de equipas de futebol requer o equilíbrio das
adaptações causadas pela interação das categorias de treinamento. É um exemplo
muito ilustrativo: a relação ideal entre o volume e intensidade do treinamento
técnico e táctico provoca adaptações específicas da força, resistência e
velocidade para jogar futebol. As sumas disponíveis para os jogadores no campo
de jogo, a definição de funções e conexão tático, liderar a equipe para uma
forma de jogo. Não existe uma conexão direta entre melhoria de uma determinada
categoria de treinamento e, consequentemente, obter o melhor desempenho. O
treinamento é para ser visto de forma sistêmica, com um planejamento adequado
em quantidade e qualidade, e ambos ajustados às necessidades de cada jogador de
futebol, a organização coletiva da equipe e a proposta de jogo. Jogador pode desfrutar
relevantes índices físicos e ter uma qualidade boa, técnica no decurso de um
jogo, apresentam um baixo nível de desempenho e uma fadiga prematura. Este
desequilíbrio de desempenho pode ocorrer por uma ou mais das seguintes causas:
- início da formação de uma nova equipe;
- falta de malha e renda;
- deficiência para entender
a proposta de jogo, méritos da equipe adversária;
- treinamento insuficiente;
- baixo nível de exigências;
- falta de um modelo de jogo;
- desestabilização da
proposta jogo;
- e finalmente, pressão excessiva por vitórias.
2.
ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
Para realizar la organización y la secuencia de los entrenamientos,
agrupamos las categorías en contenidos afines. La selección de los contenidos -
con base en un apurado diagnóstico de la realidad, proyección de un modelo de
juego, necesidades y prioridades individuales de los jugadores y colectivas del
equipo - propicia, entre otros aspectos, indicativos de ejercicios para
promover el desempeño de los equipos de fútbol. Hemos seleccionado ocho
contenidos de entrenamientos que influyen conjuntamente en la actuación de un
equipo y en el rendimiento individual de los jugadores de fútbol:
2.1. Contenidos de entrenamientos formativos: abarcan principalmente el
ciclo de larga duración, jugadores con edad hasta 15 años. Predominan los entrenamientos
básicos motores que agregan todas las dimensiones de los fundamentos técnicos.
El triángulo del proceso formativo está constituido por el lúdico, juego y
versatilidad. El carácter lúdico y la espontaneidad están insertados en la dinámica
de los entrenamientos. Es una manera de proporcionar placer, alegría y satisfacción,
estimulando los desarrollos, motor, cognitivo, biológico, social y afectivo. Los
recursos proporcionados por los juegos de forma libre, semiestructurado y
estructurado. Deben despertar la curiosidad, creatividad, coordinación y coraje
para las tomas de decisiones. La versatilidad y la variedad de ejercicios, en la
rutina de los entrenamientos, estimula la adquisición de nuevas habilidades, la
ampliación de los dominios cognoscitivos y afectivo-sociales, así como la construcción
de estructuras motoras y perceptivas para el desarrollo del rendimiento competitivo.
2.2. Contenidos de entrenamientos estructurales engloba los entrenamientos
básicos de uno o más ejercicios físicos (fuerza, resistencia, velocidad, flexibilidad)
en sus estados puros, diferentes de los esfuerzos específicos del juego de
fútbol. Estos ejercicios provocan adaptaciones importantes en las funciones de
los sistemas orgánicos, funcionales, metabólicos y morfológicos. El
entrenamiento está relacionado con la capacidad de tolerar cargas con intensidad
y volumen aumentados. Proporciona medios efectivos para que los niveles más
avanzados del desempeño físico puedan ser alcanzados. Estos contenidos incitan a
los mecanismos de superación y de tolerancia a la fatiga, así como a los
procesos de recuperación. Proporcionan, por consiguiente, una elevada condición
de transferencia positiva para las acciones específicas del juego. Los entrenamientos
estructurales se utilizan, partiendo de un diagnóstico inicial, en las etapas
iniciales de entrenamientos, en las primeras unidades de las temporadas, entre los
mesociclos competitivos de la temporada anual, para averiguar deficiencias individuales
de jugadores y en los períodos de reentrenamiento. Los componentes del
entrenamiento estructural: entrenamiento de velocidad de reacción, velocidad acíclica,
velocidad de resistencia, fuerza con carga adicional, fuerza con resistencia
elástica, flexibilidad lenta, rápida y facilitación neuronal propioceptiva, resistencia
continua uniforme extensiva, y resistencia a intervalos con pausas completas e incompletas
.
2.3. Conteúdo do treinamento funcional: es una extensión del entrenamiento
de fuerza asociado al equilibrio, sumados a esfuerzos de potencia y
aceleraciones. Desarrolla la conciencia corporal y provoca estímulos sensitivos
- motores a través de la región central del cuerpo (core) excita la fuerza de
sustentación del cuerpo. Los ejercicios de múltiples articulaciones para entrenamiento
de la resistencia, fuerza, velocidad, flexibilidad, potencia, coordinación, agilidad,
movilidad, equilibrio y precisión. Se producen activaciones neurales,
conexiones neuromusculares, además de los estabilizadores y sistemas de control
motor. Contribuye a la construcción de una estructura corporal basada en la
memoria a través de la cooperación y coordinación de diferentes sistemas
motores. El entrenamiento funcional colabora para el equilibrio y dominio del
propio cuerpo en movimiento, estabiliza las articulaciones, potencia las
acciones y previene lesiones. Los músculos más solicitados en los ejercicios de
núcleo son los abdominales, glúteos y lumbares.
Treinamento funcional
estimulam a ativação neural, mobilidade, estabilidade, coordenação e a força
dinâmica, dominou toda a temporada anual e contribuir para ultrapassar os
esforços nos treinos e jogos, com o melhor padrão de movimentos e eficiência
biomecânica. Eles são usados em acessórios de treinamento funcional: TRX (fita
suspensa), cordas, plataformas instáveis, vários modelos de elásticos, bosu
kettlebells (bola de cinta de ferro) e as medicine ball.
2.4. Conteúdos de treinamentos
adaptativos- específicos: solicitar a capacidade do jogador para se acostumar à
bioenergética de demandas e biomecânicas do jogo. Predominam os esforços de potencia,
aceleração e reação. Incita a adaptações neuromusculares e sensíveis, coordenadores
de sistemas perceptuais. Na perspectiva metabólica prevalecem os esforços de
carácter intermitente com intensidade média e alta. Este tipo de treinamento
busca um índice superior de solicitação energética e neuromuscular. Para uma
equipe, manter um nível altamente competitivo nos Jogos, Deve haver
continuidade do treinamento com ações explosivas, curtas e repetitivas. Própria
sequência de jogos e a técnica e tática, treinamento com base em esforços intermitentes
baseados em como jogar, provocam adaptações específicas, aumentar os
componentes biomotores e abrem os mecanismos de recuperação. Treinamento
adaptativo - específico são diferenciadas por ações do jogo, intensidade
máxima, curta duração, recuperação passiva e um grande volume.
São componentes do
treinamento adaptativo - específico:
Circuito de força:
exercícios de aceleração e força explosiva, associada com os gestos técnicos e
usada na mobilidade articular motor ações específicas do jogo. Pequenos jogos semiestruturados,
alternando os contextos de acordo com os objetivos da formação (dimensões do
campo, número de jogadores, número de toques na bola, regras, etc.). Com a
posse da bola: movimentos rápidos e precisos, mudanças de endereço, aceleração.
Sem posse de bola: força, retorno com a aceleração, força esforços
intermitentes para recuperar a bola, pressão sistemática com agressividade
defensiva. Duração dos exercícios de 3 a 5 minutos, com intervalo de 2-3
minutos.
2.5. O conteúdo do
treinamento técnico: engloba um conjunto de fundamentos específicos de formação
(passe controle, condução, chute, domínio, marcação, desmarcação, proteção,
drible e finta, acenar, desmarque, cruzando) que estejam relacionadas com a
dinâmica do jogo - com o objetivo de dar respostas superiores e eficazes a
situações de confronto no jogo. Predominam durante a temporada anual, e podem
ser treinados com a utilização dos seguintes métodos:
• Método global de ensino
(integral): utiliza exercícios e jogos globalmente;
• Método de ensino
analítico: o ensino da técnica é executado pelas partes;
• Método de ensino
situacional: situações de jogo são utilizadas para o treinamento de técnicas.
2.6. Conteúdo de
treinamentos técnicos: procura desenvolver a organização, coordenação e
adaptação de tarefas e decisões (individual, setor e coletividade), tanto
defensiva como ofensiva. Os Treinamentos táticos são determinantes para o
desenvolvimento de planos de ação, tomada de decisão e para a escolha das ações
técnicas em diferentes situações de jogo. A categoria de treinamento técnico e
tático interage simultaneamente relacionada com a recepção da informação, o
processamento, o posicionamento e a função dos jogadores, a tomada de decisão e
a qualidade de execução.
2.7. O conteúdo do
treinamento estratégico
- táticos: Isto é feito
através de um conjunto complexo de ações, em determinadas situações (defesa ou
ataque), da oposição e cooperação, em que componentes técnicos e táticos
exercem um papel decisivo no desempenho competitivo da equipe. Eles estimulam
as capacidades psicológicas, cognitivas e relacionais. A estratégia e táticas
permanecem uma interdependência funcional através de ações específicas do jogo.
Quanto mais desenvolvidos são domínios técnicos e táticos dos jogadores, os
maiores serão recursos estratégicos.
2.8. Conteúdo do treinamento regenerativo: tem
como principal finalidade a restauração do equilíbrio orgânico através de
conteúdo que aceleram a eliminação de processos de fadiga e recuperação.
Treinos regenerativos são orientados pelo preparador físico, ou seus
assistentes, nas unidades de treinamentos posteriores aos jogos.
Esquema
gráfico interativa de categorias e conteúdo de treinamento.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Os pilares organizacionais e
estruturais de treinamento, divididos em categorias e conteúdo, deve
ultrapassar a qualificação, sendo orientada para a personagem de fins puramente
didáticos. Treinamentos para a prática de futebol devem ser entendidos como um
todo torna um processo de aprendizagem integrado, contínuo e sistemático,
proposto por uma equipa a jogar em um alto nível de físico, técnico, desempenho
tático, relacional, cognitivo, estratégico e psicológico. Relação de qualidade
com a quantidade de treinamento é fundamental para elevar o padrão de jogo e
níveis de força, velocidade e resistência específica para as ações do jogo, bem
como a tolerância à fadiga. Em última análise, o desempenho físico de uma
equipe é encontrado em grande parte por exigências físicas solicitadas em
treinos com dimensões técnicas, táticas e estratégicas que predominam no
dia-a-dia da temporada competitiva. Continuidade, objetividade, equilíbrio de
conteúdo e fardo de regulamentos bom emprego em treinamento técnico, tático e
estratégico, somados ao talento dos jogadores e a proposta de jogo, são
diretamente responsável pelo sucesso competitivo das equipes.
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