TIRO DE META LONGO

TIRO DE META LONGO



No futebol, há muitas Ações a bola parada. Sabemos que as ABP são muito importantes para marcar gols: muitas estatísticas mostram como uma alta porcentagem de gols foi marcada através de lances de bola parada. Isto significa que as ABP são uma oportunidade para conseguir o gol. Pelo contrário, é algo necessário para cada equipe está preparada para defender as ações a bola parada.
O elemento chave e indispensáveis de cada situação de bola parada é o goleiro. A maioria dos estudos sobre a ABP levou a cabo uma análise de escanteio, direto e em curto; golpeio, lateral e central; arremesso lateral... raramente estes estudos fazem análise sobre o sague inicial. Nunca fazem análise sobre o saque de meta do goleiro. Este é um erro porque o goleiro faz tanto ações ofensivas e defensivas.
Falando de saque de meta na fase ofensiva, e não pretende analisar a situação de jogo em curto, serve para dizer uma situação que o goleiro joga em curto com os próprios defensores para iniciar a ação desde defesa. Este tipo de ação, na verdade, pressupõe toda uma série de movimentos que têm a ver com o próprio sistema de jogo e o rival, com a forma de reiniciar o jogo a partir da defesa e do tipo de pressão que fez a outra equipe. É, por conseguinte, uma situação de ABP, mas numa situação particular. Diferente é o discurso do saque longo. Uma equipe que ataca outra que defende, uma situação de bola parada: Há sem embargo uma diferença com relação a outras ABP, como por exemplo um escanteio. Enquanto no escanteio encontramos muitas vezes atacantes que fazem de defensores e defensores que fazem de atacantes e em geral uma situação particular do jogo diferente do "padrão" – cabe encontrar no fato de que é a equipe que ataca aquela ou que defende pode ser encontrado para estar disposto de modo diferente do que ocorre em situação regular: Faz sentido falar sobre 1-4-3-3- ou 1-4-2-3-1 durante um escanteio? Ou bem bastam pensar na regra do impedimento, que muda durante estas situações na situação de saque em longo, às equipes distribuem de acordo seu sistema de jogo, até mesmo reagrupando-se em torno da linha do centro do campo.


Imagem 1



Que acontece muitas vezes uma situação deste tipo? Que os jogadores mais perto da bola irão realizar um passe com a cabeça, que os outros jogadores vão corram atrás deste passe e que o resto vão responder essa situação.

É possível dar uma ordem tática a este caos aparente?
Em outras palavras, é possível organizar taticamente esta situação ofensiva, de forma de exprimir em favor próprio?
Obviamente, é então possível.
Vejamos então algumas soluções que podem ser implementadas em praticas não para jogar estas situações casuais, mas para dar vida a ações coordenadas e explorá-los em beneficio próprio.

A BUSCA DO 1X1 NAS BANDAS

Uma das primeiras soluções para explorar ofensivamente um tiro de meta longo é aquela de tentar isolar um jogador em uma situação 1x1. Muitas equipes recorrem a esta solução. Trata-se treinar o goleiro para enviar a bola numa área onde um jogador nosso forte no jogo aéreo esteja em vantagem em um confronto em um enfrentamento direto com o adversário, já seja este último ser menor ou menos hábil no aéreo.

Imagem 2





É habitual para enviar esta bola para os laterais do campo, de forma de obter ajuda da linha de banda no caso de que a ação falhe e se perde o duelo aéreo ou o controle da bola após o rechace dos jogadores envolvidos, uma vez a bola regressa ao chão.
A tarefa do jogador sobre o qual está dirigido o saque de meta é aquela de enviar a bola para uma área pré-estabelecida, que pode ser, bem para a linha defensiva do adversário, onde os nossos atacantes teriam a premissa de atacar; ou bem para a área entre a defesa e o centro do campo rival, onde talvez se encontre incorporada o nosso meio ponta. Todos de acordo com um plano predefinido.



A BUSCA DO SALTADOR NAS BANDAS


A busca do cabeceador poderá aparecer também através de um intercambio de posições e/ou um bloqueio que libere nosso jogador para ir golpear a bola, justamente como acontece nos escanteios.

Imagem 3







A BUSCA DE 1 X CENTRAL

Não é comum a busca do atacante centro quando dispõe de um nº9 forte de cabeça. Neste caso, será importante buscar os movimentos dos jogadores próximos a este fazendo que um dos jogadores faça um desmarque de apoio desde a linha defensiva rival. Esses deverão disputar segundas jogadas. Neste caso, terá que conhecer os movimentos da linha defensiva rival, ou seja, saber se a defesa sai para acompanhar o defensor que sai ao encontro do dianteiro ou se o resto da linha defensiva decide por mudar em relegar.
No primeiro caso, será importante tentar de enviar a bola sobre a linha defensiva rival, atacando com movimentos em profundidade:

Imagem 4



No segundo caso, em troca, poderia ser útil tentar de desviar a bola para os laterais ou ligeiramente para trás e ir a disputar o rechace nessas áreas:

Imagem 5


Incluso neste caso, um movimento entre 2 jogadores poderia servir como primeira ação para desorientar a fase defensiva rival.

Imagem 6



CONCLUSÃO

Disso que vimos, não deve desvalorizar a importância de um saque de porta direto por parte de nosso goleiro. Esta ação é muito usual em um jogo de Futebol, por tanto deve ser treinada e preparada estrategicamente com o mesmo cuidado e meticulosidade de qualquer outra ABP A característica destas ações é que não é importante buscar sempre a superioridade numérica na área para qual vai golpear de cabeça a bola. Quando de fato a bola está na área, de quem é? Não está dito que o 1x2 se resolva sempre a favor dos defensores. O que em troca é importante é criar superioridades numéricas nas zonas sobres as que estão previsto que caia a bola para segundas jogadas. Aqui, nossos jogadores deveriam ser bons e chegar antes à bola, para apoderar-se da mesma e dar continuidade na ação ofensiva. Os treinamentos destas situações não podem acontecer que partindo das tarefas nas que participem todos os jogadores em um 11 x 11 ou alguns bloqueios da equipe, como por exemplo 8 x 8 com defesas e meio campistas, partindo do tiro de meta em longo do goleiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão