TREINO DE FUTEBOL Método de Treino


TREINO DE FUTEBOL
                                                       Método de Treino

Apontamentos distribuídos pelo Prof. Jorge Castelo no Curso de
Treinadores de Futebol
Concepção e prática de exercícios específicos de treino
Métodos de treino:
De preparação geral.
Específicos de preparação geral.
Específicos de preparação.

De preparação geral:

São conceitualizados e operacionalizados sem ter em conta, nem os contextos situacionais, nem as condicionantes estruturais objetivas em que se realiza a competição do jogo de futebol.
Na prática, são todos os exercícios que não incluem a utilização da bola como centro de decisão mental e ação motora do jogador.
Estes métodos requerem a mobilização de um conjunto de capacidades condicionais de suporte, pois, cada resposta motora requer diferentes níveis de exigência de força, de velocidade, de resistência e de flexibilidade.

Específicos de preparação geral

São todos os métodos realizados em contextos situacionais “básicos”, relativamente às condições objetivas em que se realiza a competição do jogo de futebol.
Têm por objetivo desenvolver o conteúdo específico do jogo, através de uma relação primordial do jogador com a bola. A bola é o elemento a partir do qual se pode exprimir um número infinito de relações.
Estes métodos estabelecem a relação do jogador com a bola mas não envolvem a concretização do objetivo fundamental do jogo (o gol).

Específicos de preparação

Devem constituir-se como o núcleo central da preparação dos jogadores, tendo sempre em consideração as condições estruturais em que as diferentes situações de jogo se verifiquem.
São construídos a partir da lógica estrutural do jogo de futebol, tendo sempre em atenção o seu objetivo, isto é, o golo, que só é possível de ser conseguido através da finalização (remate).

Exercícios Técnicos DESCONTEXTUALIZADOS

Objetivos:

1.  Cria condições de aprendizagem e aperfeiçoamento dos padrões motores específicos.
2.  Fomenta condições de intermitência e ritmo de execução.
3.  Potencia elevadas taxas de êxito na sua execução.
4.  Modela diferentes níveis de complexidade e dificuldade.
5.  Integra o desenvolvimento dos padrões motores específicos e as condicionantes físicas.
Regras
1.  Limitar o número de jogadores, espaço e tempo de atividade.
2.  Criar condições de reduzida variabilidade, limitando o fluxo informacional.
3.  Possibilitar uma elevada repetitividade e velocidades/ritmos de execução.
4.  Variar níveis de complexidade e dinamizar componentes competitivas (afinamento técnico de carácter analítico, incremento do número de companheiros com que se pode relacionar ou adversários em oposição, redução do espaço de atividade e, desenvolvimento de situações básicas de jogo).

Limitações:

1. Redução dos níveis de motivação dos jogadores durante a sua realização (redução  dos  níveis  de atenção/concentração mental e execução motora nas tarefas a realizar).
2. Real grau de transferibilidade destes meios de treino relativamente às condições de jogo (o reduzido grau de transferibilidade para as situações de jogo e, confundir-se que as ações individuais são um fim em si próprio e não um meio para a resolução dos problemas inerentes ao jogo de futebol).
3. Tendência para a criação de modelos únicos de execução motora.  (A ação técnica deriva de uma expressão pessoal e Aplicação de normas decisionais em vez de imitação de gestos).
Momentos:

Na sessão de treino:
1. Na preparação preliminar para a persecução integral da sessão de treino.
2. Na introdução de um exercício mais complexo cujo conteúdo valoriza uma ação.
3. Na aprendizagem ou aperfeiçoamento técnico, em qualquer uma das fases de treino.
4. Na regularização dos parâmetros fisiológicos entre a aplicação de dois exercícios.
5. No desenvolvimento da condição física (utilizando situações com contato na bola. No microciclo, a sua aplicação situam-se nas sessões logo após a competição.

Organização
1. Exercícios de recepção e passe sob condições:
 (i) de baixa complexidade,
(ii) de média complexidade,
(iii) de elevada complexidade,
(iv) básicas de jogo,
(v) realizada sob a dominante de uma componente específica de exigência física.
2. Exercícios para a aprendizagem e desenvolvimento da ação de condução da bola.
3. Exercícios para a aprendizagem e desenvolvimento das ações de simulação e drible.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão