TREINO DE FUTEBOL Método de Treino
TREINO
DE FUTEBOL
Método de Treino
Apontamentos
distribuídos pelo Prof. Jorge Castelo no Curso de
Treinadores
de Futebol
Concepção
e prática de exercícios específicos de treino
Métodos
de treino:
De
preparação geral.
Específicos
de preparação geral.
Específicos
de preparação.
De
preparação geral:
São
conceitualizados e operacionalizados sem ter em conta, nem os contextos
situacionais, nem as condicionantes estruturais objetivas em que se realiza a
competição do jogo de futebol.
Na
prática, são todos os exercícios que não incluem a utilização da bola como
centro de decisão mental e ação motora do jogador.
Estes
métodos requerem a mobilização de um conjunto de capacidades condicionais de suporte,
pois, cada resposta motora requer diferentes níveis de exigência de força, de velocidade,
de resistência e de flexibilidade.
Específicos
de preparação geral
São
todos os métodos realizados em contextos situacionais “básicos”, relativamente
às condições objetivas em que se realiza a competição do jogo de futebol.
Têm
por objetivo desenvolver o conteúdo específico do jogo, através de uma relação primordial
do jogador com a bola. A bola é o elemento a partir do qual se pode exprimir um
número infinito de relações.
Estes
métodos estabelecem a relação do jogador com a bola mas não envolvem a concretização
do objetivo fundamental do jogo (o gol).
Específicos
de preparação
Devem
constituir-se como o núcleo central da preparação dos jogadores, tendo sempre
em consideração as condições estruturais em que as diferentes situações de jogo
se verifiquem.
São
construídos a partir da lógica estrutural do jogo de futebol, tendo sempre em
atenção o seu objetivo, isto é, o golo, que só é possível de ser conseguido
através da finalização (remate).
Exercícios
Técnicos DESCONTEXTUALIZADOS
Objetivos:
1. Cria condições de aprendizagem e
aperfeiçoamento dos padrões motores específicos.
2. Fomenta condições de intermitência e ritmo de
execução.
3. Potencia elevadas taxas de êxito na sua
execução.
4. Modela diferentes níveis de complexidade e dificuldade.
5. Integra o desenvolvimento dos padrões motores
específicos e as condicionantes físicas.
Regras
1. Limitar o número de jogadores, espaço e tempo
de atividade.
2. Criar condições de reduzida variabilidade, limitando
o fluxo informacional.
3. Possibilitar uma elevada repetitividade e velocidades/ritmos
de execução.
4. Variar níveis de complexidade e dinamizar
componentes competitivas (afinamento técnico de carácter analítico, incremento
do número de companheiros com que se pode relacionar ou adversários em
oposição, redução do espaço de atividade e, desenvolvimento de situações
básicas de jogo).
Limitações:
1.
Redução dos níveis de motivação dos jogadores durante a sua realização
(redução dos níveis
de atenção/concentração mental e execução motora nas tarefas a realizar).
2.
Real grau de transferibilidade destes meios de treino relativamente às condições
de jogo (o reduzido grau de transferibilidade para as situações de jogo e,
confundir-se que as ações individuais são um fim em si próprio e não um meio
para a resolução dos problemas inerentes ao jogo de futebol).
3.
Tendência para a criação de modelos únicos de execução motora. (A ação técnica deriva de uma expressão pessoal
e Aplicação de normas decisionais em vez de imitação de gestos).
Momentos:
Na
sessão de treino:
1.
Na preparação preliminar para a persecução integral da sessão de treino.
2.
Na introdução de um exercício mais complexo cujo conteúdo valoriza uma ação.
3.
Na aprendizagem ou aperfeiçoamento técnico, em qualquer uma das fases de
treino.
4.
Na regularização dos parâmetros fisiológicos entre a aplicação de dois
exercícios.
5.
No desenvolvimento da condição física (utilizando situações com contato na
bola. No microciclo, a sua aplicação situam-se nas sessões logo após a competição.
Organização
1.
Exercícios de recepção e passe sob condições:
(i) de baixa complexidade,
(ii)
de média complexidade,
(iii)
de elevada complexidade,
(iv)
básicas de jogo,
(v)
realizada sob a dominante de uma componente específica de exigência física.
2.
Exercícios para a aprendizagem e desenvolvimento da ação de condução da bola.
3.
Exercícios para a aprendizagem e desenvolvimento das ações de simulação e
drible.
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