Periodização Tática: Infantil.

 

Periodização Tática: Infantil.

Autor: Dr. Salvador Pérez Muñoz y D. Rafael Domínguez Muñoz

 

 

O modelo de treinamento conhecido como Periodização Tática é um modelo de treinamento de futebol considerado moderno. Portanto, e com base nesse modelo, apresentamos o padrão semanal de um time de futebol infantil especialmente desenvolvida na quinta feira. Sessão de duração sub dinâmica, com duração média, com os princípios de saída de bola da zona defensiva e pressão após perda, e com sub princípio de transição de segurança e contra-ataque após roubo da bola.

Padrão semanal para um conjunto infantil regional

O padrão de trabalho semanal da nossa equipe de crianças é o apresentado na seguinte tabela onde estão expostos os 4 dias de treino da nossa equipe: segunda, terça, quinta e sexta-feira. Embora seja verdade que o modelo de periodização tática costuma considerar que o dia seguinte ao jogo é recuperação, expomos o padrão que realizamos de forma real, pois são os dias em que podemos ter um campo de treinamento e por isso que se apresenta é uma adaptação de um clube de formação e o que nos pede o modelo.

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Sessão

Sessão

Descanso

Sessão

Sessão

Descanso

Partida

 

Microciclo

 

SESSÃO DE QUINTA-FEIRA

DESCRIÇÃO METODOLÓGICA (Modelo de Periodização Tática)

 

Sub dinâmica

Sub Dinâmica- Duração

Tensão

Baixa

Duração

Media

Velocidade

Média

Desgaste emocional

Médio

Descontinuidade

Variada

Principio

Saída da bola da zona defensiva e pressão após perdida

 

 

Sub princípio

Transição de segurança e contra-ataque após roubar a bola

 

 

 

DESCRIÇÃO ORGANIZATIVA

 

Material

Cones (20), bolas (10), coletes (10 azuis e 2 amarelos), gol (2 grandes).

Espaço

Todo o campo Futebol 11

Número jogadores

20

Distribuição

Variada

 

Desenvolvimento

AQUECIMENTO: A primeira parte do aquecimento será um aquecimento geral com exercícios de mobilidade articular, exercícios balísticos e alongamento.

Em seguida, faremos um jogo aeróbico relacionado ao início da sessão.

Rondo com apoio interno (centro central):

Dividimos a equipe em dois grupos (10 jogadores). Em cada grupo vários jogadores ficam do lado de fora formando um círculo (7) e dois companheiros no centro tentando roubar. Outro jogador está mais no centro com quem tenta roubar e serve de apoio na circulação da bola pelos companheiros.

Variantes: dois toques, um toque, mais jogadores no centro para empatar, mais jogadores no centro de apoio.

 

 

Video 1



Desenvolvimento

PARTE PRINCIPAL:

Ganhar Linhas: O objetivo do exercício é melhorar a saída da bola e acima de tudo ganhar terreno e avançar em campo através de passes, acionamentos ou triangulações e paredes, buscando assim ajuda permanente ao jogador que está com a bola no caso de equipa que tem posse de bola e pressão rápida caso não seja possuidora da bola. Duas equipes 8x8 e 2 coringas jogarão no meio ao lado dos dois goleiros, um por equipe.

Cada vez que uma linha de campo é cruzada (marcada com cones) uma série de pontos será alcançada (dependendo da direção do ataque do goleiro: 1ª zona = 1p; 2ª = 2p; 3ª = 3p; 4ª = 4pe 5ª = 5 p) e se marcar um gol, mais 10 pontos serão somados. Buscamos a associar os jogadores para atacar e defender.

Variantes: Limite os toques, torne o espaço do jogo menor, torne o espaço do jogo maior ... etc.

 

 

Video 2



 

Desenvolvimento

Modelo de Jogo: O objetivo do exercício é melhorar a saída da bola e principalmente a qualidade do passe dos jogadores. Ajuda dos meio-campistas e pressão após a perda da bola para roubar rápido.

Trabalhamos 10 x 8 + 2 goleiros. Uma equipe trabalha com o sistema 1-4-2-3-1 usual e deve tentar pegar a bola por trás (uma vez para cada lado do campo) contra uma equipe de nove jogadores com um sistema 1-4-4. Para sair com a bola sob controle, a equipe usual deve tentar criar superioridade e jogar com o meio-campista central, enquanto a equipe numericamente inferior deve tentar roubar a bola e ir para o contra-ataque. Se isso acontecer, os da equipe atacante devem aplicar rapidamente pressão na bola do adversário, ou seja, pressão após a derrota.

 

Video 3



 

Desenvolvimento

VOLTA A CALMA:

Finalização sem oposição: O objetivo é que os jogadores ganhem confiança, conceitos ofensivos, situações trabalhadas durante a semana, velocidade de bola, acelerações. Também trabalhamos bolas paradas, algumas jogadas para desenvolver durante o jogo. Depois terminamos com o alongamento.

 

 

Vídeo 4



 

Video 5



 

Um Bom Trabalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão