BANCO DE JOGO
Banco de jogos - jogo 1
Jogo de compactação e
flutuação, em campo dividido entre áreas em seis faixas verticais e oito
horizontais
Caros leitores,
em cinco colunas, abordei o
tema currículo de formação do atleta de futebol. Nestes materiais, estão inseridos
os conteúdos que um grupo de profissionais de um clube formador do estado de SP
aplica em todas as suas categorias, visando à formação de atletas de alto
nível, tanto para o departamento profissional, como para negociação com outros
clubes.
Em colunas futuras, alguns
temas e sub-temas serão aprofundados propondo uma discussão em relação à
importância de trabalhá-los para melhorar o desempenho das equipes. E, também,
como será feito na presente semana, diversos jogos (conceituais ou conceituais
em ambiente específico) serão descritos com o intuito de ilustrar o currículo e
de auxiliá-los numa possível intervenção prática no aperfeiçoamento de
determinado(s) momento(s) do jogo.
O jogo que será descrito
abaixo, como vocês já devem saber, não é pra ser utilizado como receita,
desvinculado do contexto da equipe e com a simples e insensata aplicação das
regras que serão expostas.
A reflexão que esta coluna
propõe consiste na interpretação dos elementos do jogo que permitem que esta
atividade seja, de fato, de compactação e flutuação. Mais do que o desejo do
treinador para que ambas ocorram, deverá ganhar este jogo (e todos os demais
que eu venha apresentar) a equipe que melhor cumprir sua lógica. E, dentre as
ações que serão necessárias para cumprir a lógica deste jogo, encontram-se a
compactação e flutuação.
Jogo
conceitual em ambiente específico de compactação e flutuação
- Campo
dividido entre áreas em seis faixas verticais e oito faixas horizontais;
- Com
isso, ocorrerá a formação de retângulos com aproximadamente 8,5m de cumprimento
x 11,5m de largura;
- Tempo de
atividade (incluindo esforço e pausa) a critério da comissão técnica, em função
dos objetivos (fiscos, técnicos, táticos, emocionais) desejados;
Plataforma de jogo - equipes A e B - 1-4-2-3-1
Plataforma de jogo - equipes A e B - 1-4-2-3-1
Regras
do jogo
Ultrapassar pelo menos uma faixa horizontal
através da condução ou de um passe, entre as linhas 4 e 3 do campo, sem que a
equipe que defende tenha três linhas de jogadores (centrais e laterais -
volantes e meias abertos - meia centralizado e atacante) nos setores
(retângulos) horizontais e verticais consecutivos em relação à posição da bola
= 1 ponto.
Veja os exemplos:
Veja os exemplos:
Após fazer um passe que
ultrapassou uma faixa horizontal, 1 ponto para a equipe A (Azul), pois a equipe
B (Verde) não tem o posicionamento das três linhas de jogadores em setores
horizontais e verticais consecutivos.
Após fazer um passe que
ultrapassou uma faixa horizontal, não há ponto para a equipe A (Azul), pois a
equipe B (Verde) tem o posicionamento das três linhas de jogadores em setores
horizontais e verticais consecutivos.
Após fazer um passe que
ultrapassou duas faixas horizontais, 1 ponto para a equipe A (Azul), pois a
equipe B (Verde) não tem o posicionamento das três linhas de jogadores em
setores horizontais e verticais consecutivos.
Após fazer um passe que ultrapassou duas faixas horizontais, não há ponto para a equipe A (Azul), pois a equipe B (Verde) tem o posicionamento das três linhas de jogadores em setores horizontais e verticais consecutivos.
Ultrapassar pelo menos uma faixa horizontal
através da condução ou de um passe, à frente da linha 3 do campo, sem que a
equipe que defende tenha duas linhas de jogadores (centrais e laterais -
volantes e meias abertos) nos setores (retângulos) horizontais e verticais
consecutivos em relação à posição da bola = 2 pontos.
Veja os exemplos:
Veja os exemplos:
Após conduzir a bola e
ultrapassar uma faixa horizontal, 2 pontos para equipe A (Azul), pois a equipe
B (Verde) não tem o posicionamento das duas linhas de jogadores em setores
horizontais e verticais consecutivos.
Após conduzir a bola e
ultrapassar uma faixa horizontal, não há ponto para equipe A (Azul), pois a
equipe B (Verde) tem o posicionamento das duas linhas de jogadores em setores
horizontais e verticais consecutivos.
Fazer o gol e a equipe que sofreu ter pelo menos nove jogadores à frente da linha 2 do campo = 10 pontos;
Fazer o gol e a equipe que sofreu ter menos do que nove jogadores à frente da linha 2 do campo = 15 pontos.
Veja os exemplos:
Fazer o gol e a equipe que sofreu ter pelo menos nove jogadores à frente da linha 2 do campo = 10 pontos;
Fazer o gol e a equipe que sofreu ter menos do que nove jogadores à frente da linha 2 do campo = 15 pontos.
Veja os exemplos:
Nesta primeira imagem, o gol
da Equipe A (Azul) vale 10 pontos e, na segunda imagem, 15 pontos.
Estou aberto para dúvidas,
sugestões, comentários e críticas através do e-mail. Quem achou que o jogo tem
muitos detalhes ou muitas regras, não esqueçam o princípio da progressão
complexa. Este jogo pode começar a ser construído do mais fácil para o mais
difícil, por exemplo, somente com faixas horizontais, ou com faixas verticais e
até mesmo com retângulos (setores) maiores do que 8,5m x 11,5m.
Comentários
Postar um comentário