Lesão Meniscal: Diagnóstico e Tratamento



Matéria publicada pelo site Gustavo Vanni

O menisco é uma fibrocartilagem em formato de C que absorve e transmite a carga através dos joelhos. A causa mais comum de ruptura meniscal é a pressão excessiva e forças torcionais aplicadas no joelho.


Esse movimentos acontecem durante atividades esportivas ou quedas. Nesses momentos realizamos movimentos torcionais extremos do joelho e de hiperflexão. Pacientes com diminuição do espaço articular do joelho devido a perda da cartilagem e com artrose podem sofrer rupturas meniscais tanto agudas como degenerativas devido a pequenos movimentos agudos e de repetição. O exame de imagem de escolha para o diagnóstico das lesões meniscais é a ressonância nuclear magnética do joelho.

O diagnóstico da lesão meniscal é realizado através do conjunto de sintomas do paciente e da ressonância nuclear magnética. Os sintomas do joelho com lesão meniscal geralmente são inchaço do joelho, dor na região lateral (de fora) ou medial (de dentro) do joelho e dor para agachar ou para realizar a máxima extensão do joelho. Sintomas como travamento, falseio e estouros podem ocorrer.

Os sintomas são agravados por exercícios vigorosos e movimentos torcionais. O descer das escadas também pode gerar dor meniscal. Ao deitar a noite o paciente pode sentir dor ao relaxar as pernas e com isso torcer o joelho ou dobrar o mesmo. A persistência desses sintomas por 4 a 6 semanas podem significar uma lesão meniscal. Casos agudos são vistos imediatamente pelo componente do trauma e dor intensa. As lesões ligamentares agudas também podem imitar esses sintomas no trauma do tipo entorse do joelho.

O tratamento das lesões meniscais incluem:

- Iniciar fisioterapia para melhora dos sintomas.
- Uso de antiinflamatórios não esteróides por até duas semanas.

Restrição dos movimentos que causam dor

Cirurgia artroscópica do joelho para ressecar parcialmente as lesões meniscais ou realizar a sutura das mesmas. A diferença na indicação entre a menisectomia parcial( ressecção) e a sutura do menisco está baseada no tipo de lesão, na localização da lesão em termos de vascularização do menisco e tempo ocorrido da lesão. Lesões com mais de seis semanas de lesão meniscal não são indicadas para realizar a sutura meniscal.

A recuperação das lesões meniscais leva de duas a oito semanas se o tratamento realizado foi somente a ressecção parcial do menisco. Caso tenha sido realizada a sutura meniscal a recuperação pode levar de dois meses a quatro meses.

O tratamento fisioterápico após a cirurgia artroscópica é necessário dependendo da evolução do pós-operatório do paciente. Paciente com sutura meniscal sempre necessitam de fisioterapia. Lesões na cartilagem ou ligamentos podem ocorrer e o tempo de recuperação bem como o tratamento cirúrgico podem sofrer alteração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão