Distancia percorrida e volume do Passe

Distância percorrida e volume de passes em treinamento a partir de jogos reduzidos com regras adaptadas: um exemplo

Precisamos entender que repostas eles gerarão, como conectá-los em uma sessão, semana ou mês de treinos.
Rodrigo Azevedo Leitão

Faz algum tempo (não mais de uma década), que autores e pesquisadores fora do Brasil, dedicados ao estudo da fisiologia do esporte – e nesse caso os mais voltados ao futebol – passaram a direcionar seu foco de investigação, aos treinamentos a partir de jogos em espaços reduzidos.
Ainda que no momento atual dessas pesquisas, o entendimento sobre o jogo de uma forma global, ainda esteja em segundo plano, é inegável que as coisas estão avançando.
No Brasil, a associação da pedagogia do esporte nas investigações "biológicas" (digamos assim, apenas por questões didáticas), tem resultado, em achados interessantes (que prometem em breve publicações reveladoras).
Algumas pesquisas, especialmente com foco em concentração de lactato sanguíneo e variação da frequência cardíaca durante esforço, têm tentado desvendar a influência verbal do treinador durante treinos a partir de jogos reduzidos, nessas variáveis.
Em breve, publicarei em revistas científicas especializadas, alguns resultados a respeito de achados sobre o treinamento de futebolistas a partir de jogos de futebol adaptados, associando-os a questões pedagógicas que envolvem sua construção e suas regras de execução.
Porém, como aqui nesse espaço não preciso expor o rigor a e formalidade necessários para publicações científicas, vou apresentar de maneira menos "procedimental" e em uma linguagem menos acadêmica, uma breve e rápida degustação de uma fração dos dados que serão publicados.
Então vejamos um dos jogos que foram analisados:
a) Atividade/jogo analisado - jogo 5 contra 5, durante 10 minutos, em um campo quadrado de 35 m x 35 m, com restrição no número de toques na bola.
b) O objetivo das duas equipes foi manter a posse da bola. Cada 8 passes completos, sem interrupção do adversário, valeu 1 ponto para a equipe que os realizou.
c) A atividade foi realizada com 3 grupos diferentes de jogadores. Cada grupo foi submetido a ela (a atividade), em 3 séries de 10 minutos cada. A cada série, a única alteração na atividade, foi a abordagem verbal do treinador.
d) Em uma das séries a abordagem verbal foi direcionada para a criação de "apoios" para serem ofertados ao portador da bola por parte dos seus companheiros de time. Em outra das séries a abordagem verbal foi direcionada à pressão e ao ataque a bola, para que os jogadores da equipe sem a posse dela tentassem recuperá-la mais rapidamente. E por fim, em uma das séries, não houve abordagem verbal direcionada; apenas a arbitragem e condução das regras do jogo.
e) O mesmo treinador conduziu todas as atividades.
f) A ordem das regras de abordagem foi sorteada, e diferente para cada um dos grupos.


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