Distancia percorrida e volume do Passe
Distância
percorrida e volume de passes em treinamento a partir de jogos reduzidos com
regras adaptadas: um exemplo
Precisamos
entender que repostas eles gerarão, como conectá-los em uma sessão, semana ou
mês de treinos.
Rodrigo
Azevedo Leitão
Faz algum tempo (não mais de uma década), que autores e
pesquisadores fora do Brasil, dedicados ao estudo da fisiologia do esporte – e
nesse caso os mais voltados ao futebol – passaram a direcionar seu foco de
investigação, aos treinamentos a partir de jogos em espaços reduzidos.
Ainda que no momento atual dessas pesquisas, o entendimento sobre
o jogo de uma forma global, ainda esteja em segundo plano, é inegável que as
coisas estão avançando.
No Brasil, a associação da pedagogia do esporte nas investigações
"biológicas" (digamos assim, apenas por questões didáticas), tem
resultado, em achados interessantes (que prometem em breve publicações
reveladoras).
Algumas pesquisas, especialmente com foco em concentração de
lactato sanguíneo e variação da frequência cardíaca durante esforço, têm
tentado desvendar a influência verbal do treinador durante treinos a partir de
jogos reduzidos, nessas variáveis.
Em breve, publicarei em revistas científicas especializadas,
alguns resultados a respeito de achados sobre o treinamento de futebolistas a
partir de jogos de futebol adaptados, associando-os a questões pedagógicas que
envolvem sua construção e suas regras de execução.
Porém, como aqui nesse espaço não preciso expor o rigor a e
formalidade necessários para publicações científicas, vou apresentar de maneira
menos "procedimental" e em uma linguagem menos acadêmica, uma breve e
rápida degustação de uma fração dos dados que serão publicados.
Então vejamos um dos jogos que foram analisados:
a) Atividade/jogo analisado - jogo 5 contra 5, durante 10 minutos,
em um campo quadrado de 35 m
x 35 m ,
com restrição no número de toques na bola.
b) O objetivo das duas equipes foi manter a posse da bola. Cada 8
passes completos, sem interrupção do adversário, valeu 1 ponto para a equipe
que os realizou.
c) A atividade foi realizada com 3 grupos diferentes de jogadores.
Cada grupo foi submetido a ela (a atividade), em 3 séries de 10 minutos cada. A
cada série, a única alteração na atividade, foi a abordagem verbal do
treinador.
d) Em uma das séries a abordagem verbal foi direcionada para a
criação de "apoios" para serem ofertados ao portador da bola por
parte dos seus companheiros de time. Em outra das séries a abordagem verbal foi
direcionada à pressão e ao ataque a bola, para que os jogadores da equipe sem a
posse dela tentassem recuperá-la mais rapidamente. E por fim, em uma das
séries, não houve abordagem verbal direcionada; apenas a arbitragem e condução
das regras do jogo.
e) O mesmo treinador conduziu todas as atividades.
f) A ordem das regras de abordagem foi sorteada, e diferente para
cada um dos grupos.
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