Projeto Pedagogico de Artes
Como fui professor de Artes no projeto Ribeirinho da Secretaria Municipal de Educação, vejam o meu projeto Pedagógico de Artes.
INTRODUÇÃO
A educação em arte propicia o desenvolvimento do
pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio
de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua
sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas
quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos
colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se
criadoramente com as outras disciplinas do currículo. Por exemplo, o aluno que
conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado
período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará
mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para
resolver um problema matemático.
Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá
compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de
pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe
é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana.
Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente,
reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma
observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para
uma qualidade de vida melhor.
Uma função igualmente importante que o ensino da arte
tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A
arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados
e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na
sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas
de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa
forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor através de
uma síntese ausente na explicação dos fatos.
Arte no Ensino Médio
1. Aprender e Ensinar Arte
Aprender arte é desenvolver progressivamente um
percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, alimentado pelas interações
significativas que o aluno realiza com aqueles que trazem informações
pertinentes para o processo de aprendizagem (outros alunos, professores,
artistas, especialistas), com fontes de informação (obras, trabalhos dos
colegas, acervos, reproduções, mostras, apresentações) e com o seu próprio
percurso de criador.
Fazer arte e pensar sobre o trabalho artístico que
realiza, assim como sobre a arte que é e foi concretizada na história, pode
garantir ao aluno uma situação de aprendizagem conectada com os valores e os
modos de produção artística nos meios socioculturais.
Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem
do aluno significa, então, não isolar a escola da informação sobre a produção
histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de
imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em
intenções próprias. E tudo isso integrado aos aspectos lúdicos e prazerosos que
se apresentam durante a atividade artística.
2. Objetivos
gerais do ensino de Arte
No transcorrer do ensino médio, o aluno poderá
desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da
área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir
trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar,
desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas
produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
Nesse sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de
modo que, ao final do ensino médio, os alunos sejam capazes de:
- Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Fotografia e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
- Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
- Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
- Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
- Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.
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