Projeto Pedagógico de Artes


Componente de Artes – 1º Bimestre 1º Ano

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
1. Valorizar e desenvolver a
habilidade artística e manual;
2. Desenvolver a imaginação e a
capacidade
de
expressão
plástica;
3. Interagir instrumentos e
materiais artísticos;
4. Observar e trabalhar com
cores primárias, secundárias, quentes, frias e complementares e suas escalas cromáticas (graduações).
1.Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais:Pinturas, Desenhos e Fotografias.

.

1.Desenvolver-se plástica e
artisticamente;
2. Aprender observar, comparar
e relacionar diversos tipos de cor, suas graduações e seus respectivos efeitos;
3. Apreciar trabalhos artísticos a
partir da observação de suas qualidades estéticas, bem como, conhecer seu contexto;
4.Compreender a importância
dos diversos tipos de materiais que permitem criar variados tons e efeitos.

-Fazer a releitura das obras das atividades utilizando cores primárias, secundárias, quentes e frias invertendo-as;
- Aplicar tinta guache no desenho da atividade utilizando a escala cromática.

- Observação e registro do interesse, do desenvolvimento e da participação nas tarefas.










COMPONENTES DE ARTES 2º BIMESTRE – 1º ANO

Objetivos Específicos
CONTEÚDO
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
1. Ampliar a habilidade nas
produções artísticas;
2.Compreender e respeitar o
ritmo de cada pessoa;
3. Valorizar e estimular a
espontaneidade nas construções
artísticas;
4. Desenvolver diversas formas
de manifestações e expressões
corporais e artísticas.


A dança na expressão e na comunicação humana.

1.Compreender o ritmo como a
repetição regular de formas e sinais em determinado tempo e espaço;
2. Aprender a criar ritmos na
linguagem visual e musical;
3.Compreender que o corpo
humano é formado de partes
rígidas e flexíveis;
4.Compreender a importância
do gesto na comunicação através da expressão corporal (Linguagem Não-Verbal).

- Criar um novo ritmo musical;
- Observar as figuras dos desenhos e
escrever o que elas representam;
- Criar situações (movimentos
diferentes) que demonstrem ações.

- Observação e registro do interesse e da participação nas tarefas.




COMPONENTES DE ARTES 3º BIMESTRE – 1º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
Que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição:

Interpretações de músicas existentes vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola.
Experimentação e criação de técnicas relativas à interpretação, à improvisação e à composição.
Experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos, composições e improvisações.
Arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais, conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e improvisação nas tarefas.



COMPONENTES DE ARTES 4º BIMESTRE – 1º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
Observação, apreciação e análise das diversas manifestações de teatro. As produções e as concepções estéticas.
O teatro como expressão e comunicação
Reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação teatral.
Levar para o aluno textos dramáticos e fatos da evolução do teatro são importantes para que ele adquira uma visão histórica e contextualizada em que possa referenciar o seu próprio fazer.

Pesquisa e freqüência junto aos grupos de teatro, de manifestação popular e aos espetáculos realizados em sua região.
Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática.

Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e improvisação nas tarefas.







Componente de Artes – 1º Bimestre 2º Ano

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
1. Valorizar e desenvolver a
habilidade artística e manual;
2. Desenvolver a imaginação e a
capacidade
de
expressão
plástica;
3. Interagir instrumentos e
materiais artísticos;
4. Observar e trabalhar com
cores primárias, secundárias, quentes, frias e complementares e suas escalas cromáticas (graduações).
1.Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais:Pinturas, Desenhos e Fotografias.

.

1.Desenvolver-se plástica e
artisticamente;
2. Aprender observar, comparar
e relacionar diversos tipos de cor, suas graduações e seus respectivos efeitos;
3. Apreciar trabalhos artísticos a
partir da observação de suas qualidades estéticas, bem como, conhecer seu contexto;
4.Compreender a importância
dos diversos tipos de materiais que permitem criar variados tons e efeitos.

-Fazer a releitura das obras das atividades utilizando cores primárias, secundárias, quentes e frias invertendo-as;
- Aplicar tinta guache no desenho da atividade utilizando a escala cromática.

- Observação e registro do interesse, do desenvolvimento e da participação nas tarefas.




COMPONENTES DE ARTES 2º BIMESTRE – 2º ANO

Objetivos Específicos
CONTEÚDO
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
1. Ampliar a habilidade nas
produções artísticas;
2.Compreender e respeitar o
ritmo de cada pessoa;
3. Valorizar e estimular a
espontaneidade nas construções
artísticas;
4. Desenvolver diversas formas
de manifestações e expressões
corporais e artísticas.


A dança na expressão e na comunicação humana.

1.Compreender o ritmo como a
repetição regular de formas e sinais em determinado tempo e espaço;
2. Aprender a criar ritmos na
linguagem visual e musical;
3.Compreender que o corpo
humano é formado de partes
rígidas e flexíveis;
4.Compreender a importância
do gesto na comunicação através da expressão corporal (Linguagem Não-Verbal).
- Desenhar e pintar a seqüência de ritmos das figuras da atividade na apostila;
- Criar um novo ritmo musical;
- Observar as figuras dos desenhos e
escrever o que elas representam;
- Criar situações (movimentos
diferentes) que demonstrem ações.

- Observação e registro do interesse e da participação nas tarefas.




COMPONENTES DE ARTES 3º BIMESTRE – 2º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
Que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição:

Interpretações de músicas existentes vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola.
Experimentação e criação de técnicas relativas à interpretação, à improvisação e à composição.
Experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos, composições e improvisações.
Arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais, conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e improvisação nas tarefas.



COMPONENTES DE ARTES 4º BIMESTRE – 2º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES E COMPETENCIAS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
Observação, apreciação e análise das diversas manifestações de teatro. As produções e as concepções estéticas.
O teatro como expressão e comunicação
Reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação teatral.
Levar para o aluno textos dramáticos e fatos da evolução do teatro são importantes para que ele adquira uma visão histórica e contextualizada em que possa referenciar o seu próprio fazer.

Pesquisa e freqüência junto aos grupos de teatro, de manifestação popular e aos espetáculos realizados em sua região.
Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática.

Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e improvisação nas tarefas.







Professor Ocimar Esteves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão