Projeto Pedagógico de Artes
Componente de Artes – 1º
Bimestre 1º Ano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES E
COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
1. Valorizar e desenvolver a
habilidade artística e manual;
2. Desenvolver a imaginação e a
capacidade
de
expressão
plástica;
3. Interagir instrumentos e
materiais artísticos;
4. Observar e trabalhar com
cores primárias, secundárias, quentes, frias e
complementares e suas escalas cromáticas (graduações).
|
1.Expressão e comunicação na prática dos alunos
em artes visuais:Pinturas, Desenhos e Fotografias.
.
|
1.Desenvolver-se plástica e
artisticamente;
2. Aprender observar, comparar
e relacionar
diversos tipos de cor, suas graduações e seus respectivos efeitos;
3. Apreciar trabalhos artísticos a
partir da
observação de suas qualidades estéticas, bem como, conhecer seu contexto;
4.Compreender a importância
dos diversos tipos
de materiais que permitem criar variados tons e efeitos.
|
-Fazer a releitura
das obras das atividades utilizando cores primárias, secundárias, quentes e
frias invertendo-as;
- Aplicar tinta
guache no desenho da atividade utilizando a escala cromática.
|
- Observação e
registro do interesse, do desenvolvimento e da participação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 2º
BIMESTRE – 1º ANO
Objetivos Específicos
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES E
COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
1. Ampliar a habilidade nas
produções artísticas;
2.Compreender e respeitar o
ritmo de cada pessoa;
3. Valorizar e estimular a
espontaneidade nas construções
artísticas;
4. Desenvolver diversas formas
de manifestações e expressões
corporais e artísticas.
|
A dança na expressão e na comunicação humana.
|
1.Compreender o ritmo como a
repetição regular
de formas e sinais em determinado tempo e espaço;
2. Aprender a criar ritmos na
linguagem visual e musical;
3.Compreender que o corpo
humano é formado de partes
rígidas e flexíveis;
4.Compreender a importância
do gesto na comunicação através da expressão
corporal (Linguagem Não-Verbal).
|
- Criar um novo ritmo musical;
- Observar as figuras dos desenhos e
escrever o que elas representam;
- Criar situações (movimentos
diferentes) que demonstrem ações.
|
- Observação e
registro do interesse e da participação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 3º
BIMESTRE – 1º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES E COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
Que
todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes,
intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
|
Comunicação e expressão em música:
interpretação, improvisação e composição:
|
Interpretações de músicas existentes
vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da
escola.
Experimentação e criação de técnicas
relativas à interpretação, à improvisação e à composição.
Experimentação, seleção e utilização de
instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em
arranjos, composições e improvisações.
|
Arranjos,
improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da
linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais,
conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.
|
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e
improvisação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 4º
BIMESTRE – 1º ANO
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
E COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
Observação,
apreciação e análise das diversas manifestações de teatro. As produções e as
concepções estéticas.
|
O teatro como expressão e comunicação
|
Reconhecimento
e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
Compreensão
dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação
teatral.
|
Levar para o aluno textos dramáticos e fatos da evolução do teatro são
importantes para que ele adquira uma visão histórica e contextualizada em que
possa referenciar o seu próprio fazer.
Pesquisa
e freqüência junto aos grupos de teatro, de manifestação popular e aos
espetáculos realizados em sua região.
|
Compreender e estar habilitado para se expressar na
linguagem dramática.
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e
improvisação nas tarefas.
|
Componente de Artes – 1º
Bimestre 2º Ano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES E
COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
1. Valorizar e desenvolver a
habilidade artística e manual;
2. Desenvolver a imaginação e a
capacidade
de
expressão
plástica;
3. Interagir instrumentos e
materiais artísticos;
4. Observar e trabalhar com
cores primárias, secundárias, quentes, frias e
complementares e suas escalas cromáticas (graduações).
|
1.Expressão e comunicação na prática dos alunos
em artes visuais:Pinturas, Desenhos e Fotografias.
.
|
1.Desenvolver-se plástica e
artisticamente;
2. Aprender observar, comparar
e relacionar
diversos tipos de cor, suas graduações e seus respectivos efeitos;
3. Apreciar trabalhos artísticos a
partir da
observação de suas qualidades estéticas, bem como, conhecer seu contexto;
4.Compreender a importância
dos diversos tipos
de materiais que permitem criar variados tons e efeitos.
|
-Fazer a releitura
das obras das atividades utilizando cores primárias, secundárias, quentes e
frias invertendo-as;
- Aplicar tinta
guache no desenho da atividade utilizando a escala cromática.
|
- Observação e
registro do interesse, do desenvolvimento e da participação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 2º
BIMESTRE – 2º ANO
Objetivos Específicos
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES E
COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
1. Ampliar a habilidade nas
produções artísticas;
2.Compreender e respeitar o
ritmo de cada pessoa;
3. Valorizar e estimular a
espontaneidade nas construções
artísticas;
4. Desenvolver diversas formas
de manifestações e expressões
corporais e artísticas.
|
A dança na expressão e na comunicação humana.
|
1.Compreender o ritmo como a
repetição regular
de formas e sinais em determinado tempo e espaço;
2. Aprender a criar ritmos na
linguagem visual e musical;
3.Compreender que o corpo
humano é formado de partes
rígidas e flexíveis;
4.Compreender a importância
do gesto na comunicação através da expressão
corporal (Linguagem Não-Verbal).
|
- Desenhar e pintar
a seqüência de ritmos das figuras da atividade na apostila;
- Criar um novo ritmo musical;
- Observar as figuras dos desenhos e
escrever o que elas representam;
- Criar situações (movimentos
diferentes) que demonstrem ações.
|
- Observação e
registro do interesse e da participação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 3º
BIMESTRE – 2º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES E COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
Que
todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes,
intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
|
Comunicação e expressão em música:
interpretação, improvisação e composição:
|
Interpretações de músicas existentes
vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da
escola.
Experimentação e criação de técnicas
relativas à interpretação, à improvisação e à composição.
Experimentação, seleção e utilização de
instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em
arranjos, composições e improvisações.
|
Arranjos,
improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da
linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais,
conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.
|
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e
improvisação nas tarefas.
|
COMPONENTES DE ARTES 4º
BIMESTRE – 2º ANO
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
E COMPETENCIAS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
Observação,
apreciação e análise das diversas manifestações de teatro. As produções e as
concepções estéticas.
|
O teatro como expressão e comunicação
|
Reconhecimento
e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
Compreensão
dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação
teatral.
|
Levar para o aluno textos dramáticos e fatos da evolução do teatro são
importantes para que ele adquira uma visão histórica e contextualizada em que
possa referenciar o seu próprio fazer.
Pesquisa
e freqüência junto aos grupos de teatro, de manifestação popular e aos
espetáculos realizados em sua região.
|
Compreender e estar habilitado para se expressar na
linguagem dramática.
Observação e registro do interesse e da participação, interpretação e
improvisação nas tarefas.
|
Professor Ocimar Esteves.
Comentários
Postar um comentário