Voleibol - Adilson Donizete

3 - O saque dá inicio ao rally, e é uma poderosa arma para se conquistar o ponto mais rapidamente, ou se quebrar a recepção adversária, facilitando-se assim o trabalho de bloqueio e defesa, pois um saque fraco facilita a recepção adversária e a sua conclusão no ataque. Na regra atual, o erro no saque proporciona ponto ao adversário.
Atualmente, o saque por baixo é restringido à categoria pré-mirim, sendo primordial para a execução de outros saques, pois trabalha o controle da força, direção da bola  e a base no trabalho de pernas.

3.1 - Saque por Baixo

Posição inicial

Pernas semiflexionadas, afastadas aproximadamente na abertura dos ombros, sendo uma á frente (pernas); braços semiflexionado à frente do corpo, apoiando a bola na palma da mão ( correspondente à perna que está à frente); o outro braço ao lado e atrás do corpo; mão aberta com os dedos estendidos e separados, mão espalmada (correspondente a perna que esta atrás).

3.2 - Saque por Cima

Enfatizaremos aqui apenas o saque por cima ( tipo tenis), por ser a base de estilo no aprendizado e aperfeiçoamento dos outros saques ( balanceado e viagem).

Posição Inicial

Um pé à frente do outro no prolongamento da linha dos ombros; pernas semiflexionadas; tronco reto; braços à frente do corpo, segurando a bola na altura do peito, o outro braço semiflexionado (cotovelo alto) próximo à cabeça; palma da mão aberta e dedos estendidos e separados (mão espalmadas).

4 - Recepção

 4.1 - Manchete Frontal

A manchete frontal destina-se  ser utilizada na recepção do saque adversário, principalmente quando aplicada com iniciantes. Geralmente é um dos fundamentos técnicos mais difíceis
 de ser executado, pois exige além de um alto domínio técnico, velocidade no deslocamento, equilíbrio e controle do corpo, avaliação exata da direção , queda, velocidade e efeito da bola, a fim de empurrá-lá ao local exato.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão