Tática Defensiva no Desenvolvimento da Pre temporada

 

Tática Defensiva no Desenvolvimento de uma pré-temporada.

INTRODUÇÃO

A pré-temporada é o inicio da temporada onde pretendemos lançar as bases para continuar a crescer em todos os aspectos, incluindo a preparação tática. É um período em que as equipes podem trabalhar com tranquilidade, podendo até estabelecer sessões duplas de treinamento. Nesse período não há competição, embora haja compromissos que as equipes precisam enfrentar, esses compromissos farão parte da preparação; portanto, podemos considerar que é o momento ideal para a construção e o treinamento de todas as partes que compõem a preparação geral de uma equipe. Temos de tentar chegar no início do campeonato nas melhores condições da preparação; neste caso de preparação tática defensiva. No futebol, quando o período de competição começa, você deve estar em um nível alto, da melhor maneira: os três pontos da primeira partida são tão importantes quanto os do meio e do final do campeonato. O mais alto nível de forma virá com o tempo, quando a equipe dominar perfeitamente todas as facetas do jogo.

Esse período geralmente dura cerca de seis ou oito semanas, divididas nos seguintes mesociclos:

  • Mesociclo anterior.
  • Mesociclo de preparação geral.
  • Mesociclo de preparação especial.

Este período de tempo é caracterizado por um grande volume de treinamento com intensidade moderada ou submáxima. Estabeleceremos um período de seis semanas, formando três mesociclos de dois microciclos cada. Cada microciclo será composto por dez, doze ou mais sessões de treinamento.

Taticamente, neste período de tempo, o que pretendemos é lançar as bases e construir o que queremos que nossa equipe seja defensiva, durante o longo período do campeonato.

Assim, a cada mesociclo atribuiremos um bloco de tarefas, como pode ser visto na tabela a seguir:

Bloco nº 1

Bloco nº 2

Bloco nº 3

Basculação Horizontal.

Basculação Verticais

Coberturas e permutas

Bloquei compacto defensivo

Treinar os conceitos tático anteriores.

Posicionamento defensivos

Transição de a defesa

Seguir os conceitos táticos anteriores.

A pressão coletiva

 

Os blocos de cada mesociclo devem estar inter-relacionados entre si, de modo a garantir ao conteúdo dos blocos anteriores uma continuidade no processo de assimilação dos conceitos táticos defensivos treinados.
As tarefas progredirão gradualmente em sua complexidade; as primeiras serão mais analíticas para se tornarem mais integradas, mais próximas da realidade do jogo e da competição.

A seguir, realizaremos, a título de exemplo, uma série de tarefas para desenvolver os diferentes conceitos de cada bloco.

Bloco I. Inclinações horizontais e verticais, coberturas e bloco compacto defensivo.

1ª TAREFA

Disposição: Em um espaço reduzido de 40 x 8 metros, dois grupos de quatro jogadores são formados: os defensores colocados perto da posição dos 7 cones, enquanto os atacantes(amarelo) terão que circular a bola a uma distância de 3 metros dos cones (ver o gráfico a linha branca)

 

Conceitos táticos defensivos:

  • Fixar um posicionamento defensiva.
  • Manifestar uma organização defensiva zonal.
  • Realizando inclinação horizontal, modificação da zona em função da posição da bola.
  • Manutenção do bloco compacto (distâncias laterais entre componentes da mesma linha) em frente à posição da bola.
  • Orientação postural adequada do grupo, deve procurar a orientação corporal que nos permita ter a maior percepção possível do jogo.
  • Atuar com velocidade defensiva para chegar a todas as posições da bola no momento certo.

Desenvolvimento: Depois de explicar o treinamento, podemos introduzir esta tarefa dentro do aquecimento específico. O grupo ofensivo composto por quatro jogadores circulará a bola com a mão de um lado para o outro, tentando ganhar a posição de um cone livre, ocupando com a bola e, assim, marcando um ponto. O grupo defensor irá girar horizontalmente, dependendo da posição da bola, mantendo as distâncias laterais entre seus componentes e impedindo que os atacantes obtenham a posição de um cone livre. Os grupos a cada quatro ou cinco minutos alternam suas funções, cada um executando duas fases defensivas. A tarefa será ganha pelo grupo que obteve mais pontos no tempo total da tarefa.

2ª TAREFA

Disposição: Em um espaço reduzido de 30 x 8 metros, dois grupos de quatro jogadores atuam, colocados em uma linha horizontal na frente de quatro cones / bolas.

Conceitos táticos defensivos:

  • Modificação da área, dependendo da posição da bola através da inclinação horizontal.
  • Orientação postural do grupo, dependendo do cone / bola mencionado.
  • Cobertura simples em áreas externas e duplicação em áreas internas. Formação da linha a partir da cobertura / s.
  • Manutenção de distâncias laterais (distâncias entre colegas na mesma linha).

Desenvolvimento: A tarefa é realizada com base em movimentos táticos defensivos. O treinador citará um número de um cone / bola, os jogadores de ambos os grupos modificarão suas posições na área, cumprirão os conceitos táticos expostos anteriormente, para retornar à posição zero e assim por diante.  A tarefa, será feita na correta assimilação dos conceitos táticos que desejamos treinar, a velocidade defensiva será uma conseqüência da assimilação de conceitos. A duração da tarefa dependerá do cronograma da sessão de treinamento realizada.

 

 

 

3ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de 60x50 metros, três grupos de quatro jogadores se enfrentam, colocados em uma linha horizontal, conforme mostrado no gráfico.


Fundamentos e principios táticos defensivos:

  • Estabeleça uma posição defensiva em retiro intensivo.
  • Realização de inclinação horizontal para modificar a posição dos defensores na área, dependendo da posição da bola.
  • Manutenção de distâncias laterais, mantendo um bloco defensivo compacto.
  • Manifestar cobertura única (áreas externas) e dupla (áreas internas) na mesma linha.
  • Formação da linha de defesas com base na cobertura (referência organizacional).
  • Se for necessário fazer trocas como forma de restaurar a cobertura.
  • Atue com velocidade defensiva para se organizar no foco do ataque.
  • Manifestar uma orientação postural adequada, tanto no zagueiro que enfrenta o dono da bola quanto no resto do grupo.
  • Jogue com intensidade defensiva para recuperar a posse de bola.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. Essa tarefa é desenvolvida com base em ataques e defesas contínuas. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios com um jogo predominantemente de grupo. Este grupo tentará alcançar o gol em uma das meta laterais. Para fazer isso, eles farão com amplitude, mudanças de orientação, marcas de quebra e ações de um contra um nas zonas da banda. Os jogadores centrais jogarão dois toques orientando o jogo em direção aos jogadores laterais, que tentarão dominar os oponentes. O grupo defensor se posicionará em retiro intensivo, estabelecerá uma defesa zonal e prestará atenção especial ao desenvolvimento da inclinação horizontal e cobertura simples em áreas externas. Os atacantes ao jogar com a condição de atingir a meta na linha de base nos corredores laterais promoverão uma cobertura simples em áreas externas. Quando os defensores recuperarem a posse da bola, eles passarão tarefas ofensivas contra o terceiro time que será posicionado para defender o ataque. A duração da tarefa será estabelecida com base nos objetivos e no cronograma de treinamento.

4ª TAREFA

Disposição: Em um campo de 60x20 metros, um grupo de 8 jogadores é formado em duas linhas horizontais de 4 jogadores, colocadas na frente de quatro bolas, que serão numeradas.


Conceitos táticos defensivos:

  • Estabelecimento de uma posição defensiva.
  • Realização de inclinação horizontal (modificação dos jogadores na área, dependendo da posição da bola), com duas linhas.
  • Manutenção de um bloco compacto defensivo (distâncias laterais entre componentes da mesma linha e distâncias verticais entre componentes de linha diferente) em todas as posições da bola.
  • Manter uma orientação postural adequada do grupo, dependendo da posição da bola.
  • Atue com velocidade defensiva para apresentar o bloco defensivo compacto na posição da bola no menor tempo possível.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida através de movimentos táticos defensivos. Duas linhas horizontais de 4 jogadores são formadas na frente de 4 bolas que estabelecem as diferentes posições da bola. O técnico, localizado em frente ao grupo, citará as posições da bola. Os jogadores de ambas as linhas devem obedecer aos conceitos táticos defensivos expostos anteriormente, tentando manter em todas as posições da bola um bloco defensivo compacto; por tudo isso, as distâncias laterais (9 ou 10 metros) e verticais (10 ou 12 metros) entre as linhas e seus componentes serão mantidas corretamente durante a inclinação horizontal realizada. A duração da tarefa será curta devido à perda de concentração que esse tipo de tarefa pode produzir.

 

 

5ª TAREFA

Disposição: Em um campo de 60x40 mts, um grupo de 8 jogadores é formado em duas linhas horizontais de 4 jogadores, na frente de oito cones ou bolas colocadas em alturas diferentes, que marcam as diferentes posições da bola.


Conceitos táticos defensivos:

  • Estabelecimento de uma posição defensiva.
  • Manutenção de um bloco compacto defensivo (distâncias laterais entre componentes da mesma linha e distâncias verticais entre componentes de linha diferente) em todas as posições da bola.
  • Realizando inclinação horizontal e vertical.
  • Manter uma orientação postural adequada do grupo, dependendo da posição da bola.
  • Realizar dobras coletivas em todas as posições que indicam progressão da bola e redução do espaço vertical (recuperação do posicionamento defensivo) em todas as posições da bola que indicam regressão da bola. Essas ações serão alcançadas através da inclinação vertical.
  • Atue com velocidade defensiva para apresentar o bloco defensivo compacto na posição da bola no menor tempo possível.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida através de movimentos táticos defensivos. Duas linhas horizontais de 4 jogadores são formadas na frente de 8 bolas colocadas em diferentes alturas que estabelecem as diferentes posições da bola. O técnico, citará as posições da bola. Os jogadores de ambas as linhas farão a inclinação horizontal e vertical, estabelecendo um bloco compacto defensivo na posição da bola; as distâncias laterais (9 ou 10 metros) e verticais (10 ou 12 metros) entre as linhas e seus componentes serão mantidas corretamente durante a inclinação horizontal e vertical realizada. A duração da tarefa será curta devido à perda de concentração que esse tipo de tarefa pode produzir.

 

6ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de 60x50 ms, dois grupos de cinco jogadores são formados, o grupo defensor agindo com inferioridade numérica de 5 contra 4 ao ter que jogar com um goleiro em cada fase defensiva e uma linha horizontal de quatro jogadores, enquanto o grupo ofensivo jogará em superioridade numérica em um sistema de jogo 4-1.


Fundamentos e principios táticos defensivos:

  • Depois que a posse da bola for perdida, passe do ataque para a defesa no menor tempo possível.
  • Posicione-se em retirada.
  • Mantenha um bloco defensivo compacto em todas as posições da bola (mantenha distâncias laterais adequadas entre os componentes da linha de defesa).
  • Execute inclinações horizontais e verticais para instalar o bloco compacto defensivo no foco do ataque (posição da bola).
  • Apresentar cobertura única (áreas externas) e dupla (áreas internas).
  • Formação de zonas ativas e passivas defensivas.
  • Realizar vigilância defensiva em zonas defensivas passivas.
  • Mantenha uma orientação postural adequada para obter a melhor percepção da bola, espaço, companheiros de equipe e oponentes.
  • Atue com velocidade para alcançar todas as posições da bola.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e finalização. O grupo atacante, que será obrigado a iniciar os ataques do goleiro, tentará, por meio de ataques combinados, progredir e finalizar o ataque no local mais apropriado e atingir a meta. O grupo defensor se posicionará em retirada e manifestará uma organização defensiva zonal. Dentro dele, ele formará em cada posição da bola um bloco defensivo compacto, mantendo distâncias laterais entre os componentes da linha de defesas estreitas; tudo isso, com o objetivo de dominar o espaço de jogo na posição da bola. Ao mesmo tempo, você precisará monitorar as zonas defensivas passivas dos jogadores mais próximos dessas zonas. Em teoria, será muito difícil para os atacantes avançarem pela área onde o bloco compacto defensivo está estabelecido; portanto, circularão a bola para outras áreas do campo. Diante disso, o grupo defensor terá que balançar horizontalmente ou verticalmente e restabelecer novamente o bloco compacto defensivo no foco do ataque, tentando garantir que esse desempenho seja repetido durante toda a fase defensiva até que a posição da bola seja recuperada. A duração da tarefa dependerá da programação da sessão de treinamento.

7ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de 60x50 mts, três grupos de quatro jogadores e dois goleiros se enfrentam, os defensores em duas linhas de quatro jogadores e os atacantes em uma linha de quatro jogadores (2 grupos contra 1).

 

Conceitos táticos defensivos:

  • Estabeleça uma posição defensiva em retiro intensivo ou intermediário.
  • Apresentar um bloco defensivo compacto em todas as posições da bola.
  • Formação de zonas ativas e passivas defensivas.
  • Realize vigilância defensiva nas zonas defensivas passivas pelos jogadores mais próximos a eles.
  • Desenvolva a inclinação horizontal e vertical.
  • Atue com velocidade defensiva para se organizar em todas as posições da bola (foco do ataque).
  • Manifestar uma orientação postural adequada, tanto no zagueiro que enfrenta o dono da bola quanto no resto do grupo.
  • No posicionamento defensivo, crie densidade defensiva que permita criar superioridade numérica no foco do ataque e jogar com intensidade defensiva para recuperar a bola.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. A tarefa é desenvolvida em superioridade numérica dos defensores de 8 (2 linhas de 4 jogadores) contra 4 jogadores. A linha do meio sempre atuará como coringas defensivos. O grupo atacante circulará a bola de um corredor lateral para o outro, a fim de superar a linha de mídia adversária, dessa forma, essa linha será eliminada e, portanto, eles apenas enfrentarão a linha de defesas tentando superá-la para atingir a meta. O grupo defensor, a princípio, jogará com superioridade numérica de 8 contra 4, cumprirá todos os fundamentos e princípios táticos defensivos mencionados acima, prestando atenção especial às inclinações horizontais e verticais e estabelecendo o bloco compacto defensivo em todas as posições da bola. , depois que a linha de mídia for ultrapassada e os atacantes enfrentarem a linha de defesa, a ação será a mesma que foi explicada anteriormente. A duração da tarefa dependerá da programação realizada.

8ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de 80x60 mts, dois grupos de oito jogadores e um goleiro se enfrentam, em um sistema de jogo de 4 - 4.

Conceitos táticos defensivos:

  • Estabeleça uma posição defensiva em recuo ou intermediário.
  • Apresentar um bloco defensivo compacto em todas as posições da bola.
  • Desenvolva inclinações horizontais e verticais, para colocar o bloco compacto defensivo no foco do ataque.
  • Realizar vigilância defensiva das zonas passivas pelos jogadores mais próximos a eles.
  • Manifestar em todas as posições da bola cobertura única e dupla.
  • Atue com velocidade defensiva para se organizar em todas as posições da bola (foco do ataque).
  • Manifestar uma orientação postural adequada, tanto no zagueiro que enfrenta o dono da bola quanto no resto do grupo.
  • No posicionamento defensivo, crie densidade defensiva que permita criar superioridade numérica no foco do ataque e jogar com intensidade defensiva para recuperar a bola.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios em igualdade numérica. Com esta tarefa, pretendemos nos aproximar da realidade do jogo e da competição. Existem equipes que compõem o bloco defensivo compacto com as linhas de quatro defensores e quatro meios, deixando o resto dos jogadores na frente da bola, isso pode ocorrer devido às características dos jogadores da equipe ou à conveniência do jogo. O grupo atacante realizará ataques combinatórios sem nenhum tipo de condicionador. O grupo defensor se posicionará em recuo ou intermediário, manifestará uma organização defensiva zonal e, dentro dele, apresentará um bloco defensivo compacto em todas as posições da bola. Por tudo isso, será realizada a inclinação horizontal e vertical, você deve jogar com velocidade defensiva para apresentar o grupo no foco do ataque e, a partir daí, evitar a progressão do rival, criar densidade defensiva, superioridade numérica e agir com intensidade defensiva para tentar recuperar a posse de bola. Isso pode ser realizado direta ou indiretamente e quando a posse de bola for recuperada, os grupos alternarão suas funções. A duração da tarefa dependerá dos objetivos e do cronograma estabelecido da sessão de treinamento.

Bloco II

 Continue aplicando conceitos táticos defensivos do bloco anterior e adicione posições defensivas e transição do ataque para a defesa.

1ª TAREFA

Disposição: Um espaço de 40x40 mts, dois grupos jogam em igualdade numérica de seis jogadores.

Conceitos táticos defensivos:

  • Faça uma transição rápida e eficaz do ataque à defesa.
  • Mude a mentalidade ofensiva para defensiva no menor tempo possível.
  • Vá do desenvolvimento de funções ofensivas à organização defensiva no menor tempo possível.
  • Manifestar uma marcação mista (marcamos o adversário mais próximo da área que ocupamos).
  • Pressione para recuperar a posse da bola no menor tempo possível.
  • Atuar com velocidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e sem conclusão. Uma tarefa e desenvolvida na equação numérica, dois grupos de seis contra seis. O grupo atacante tentará manter a posse da bola pelo maior tempo possível e será marcado um ponto cada vez que conseguir fazer dez passes seguidos. Este grupo, quando perde a posse de bola, deve mudar sua mentalidade ofensiva por defensiva e seguir em frente para desempenhar funções defensivas; Tudo isso terá que ser realizado no menor tempo possível. Após a transição do ataque para a defesa, o grupo se organizará defensivamente e pressionará para tentar recuperar a posse da bola no menor tempo possível. A tarefa será ganha pelo grupo com mais pontos no tempo total do jogo. A duração da tarefa dependerá da programação da sessão de treinamento.

 2ª TAREFA

Disposição: Em um espaço total de jogo de 60x50 ms, dois grupos de cinco jogadores são formados, o grupo defensor atuando com um goleiro e uma linha horizontal de quatro jogadores, enquanto o grupo ofensivo jogará em superioridade numérica em um sistema de jogo de 4-1.

 

Conceitos táticos defensivos:

• Os conceitos táticos defensivos do bloco 1 continuarão sendo aplicados.

• Depois que a posse da bola for perdida, passe do ataque para a defesa no menor tempo possível.

• Mude a mentalidade ofensiva para defensiva no menor tempo possível.

• Vá da amplitude que se manifesta durante a fase ofensiva à redução de espaços que serão realizados durante a fase defensiva.

• Posicione-se em um retiro intensivo.

• Oriente o grupo em direção a uma defesa de contenção.

• Aproveitar as condições impostas aos atacantes (início do ataque pelo goleiro) para realizar saques coletivos.

• Mantenha uma orientação postural adequada para obter a melhor percepção da bola, espaço, companheiros de equipe e oponentes.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante, que será obrigado a iniciar os ataques do goleiro, tentará, por meio de ataques combinados, progredir e finalizar o ataque no local mais apropriado e atingir a meta. Quando esse grupo perde a posse de bola, ele deve cumprir uma transição do ataque para a defesa, realizada no menor período de tempo, fazendo retiradas coletivas para ocupar a posição de retirada. Para fazer isso, ele aproveitará o fato de que o ataque do oponente sempre começará do jogador que está situado como goleiro. A duração da tarefa será condicionada pelos objetivos a serem alcançados e pela programação que fizemos da sessão de treinamento.

3ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 60x50 mts, dois grupos de cinco jogadores estão organizados, em um sistema de jogo de 4 a 1. Os objetivos serão toda a linha de base, atingindo o objetivo quando um jogador entra dirigindo na pista linha de fundo.

Concetos táticos defensivos:

  • Realizando uma transição rápida do ataque para a defesa.
  • Oriente o grupo em direção a uma defesa de contenção zonal.
  • Realização de tempos de grupo (presença antes do dono da bola sem transbordar e impedir a progressão).
  • Realizar retiradas coletivas até se posicionar na posição de retirada defensiva.
  • Formação de cobertura no foco do ataque.
  • Durante o desenvolvimento dos tempos e as dobras coletivas mostram uma orientação postural adequada.
  • Agir com velocidade defensiva suficiente.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. Ambos os grupos jogam em igualdade numérica de cinco jogadores. O grupo atacante realizará contra-ataques ou ataques combinatórios, tentando progredir e finalizar o ataque no local mais apropriado para atingir o objetivo, podendo finalizá-lo por meio de ações livres, coletivas ou individuais. Se a posse de bola for perdida durante o ataque, uma transição adequada do ataque à defesa deve ser realizada, cumprindo os conceitos táticos defensivos estabelecidos acima. Será feita uma transição rápida do ataque para a defesa, os tempos defensivos do grupo serão aplicados para interromper o contra-ataque e, posteriormente, fazer o tempo em todas as posições da bola para se reagrupar defensivamente no posicionamento da retirada e na qual desenvolver o ataque fase defensiva. Uma vez instalada nesta posição, uma defesa de contenção será mantida até a possibilidade de arrebatar ou interceptar a bola. A duração da tarefa estará sujeita aos objetivos a serem alcançados e à programação da sessão de treinamento realizada.

4ª TAREFA

Disposição: Em um campo de jogo de 60x40 metros, dois grupos de seis jogadores e um goleiro são organizados, atuando em um sistema de jogo 3 - 3.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos do bloco 1 continuarão sendo aplicados.
  • Uma vez perdida a posse da bola, passe do ataque para a defesa no menor tempo possível. Para isso, é necessário jogar com muita atenção e concentração no jogo.
  • Mude a mentalidade ofensiva para defensiva no menor tempo possível.
  • Vá da amplitude ofensiva à redução de espaços que devem ser realizados durante a fase defensiva.
  • O grupo se posicionará em retiro intensivo, formando um bloco defensivo compacto.
  • Realizar retiradas coletivas, aproveitando as restrições ofensivas impostas aos atacantes.
  • Mantenha uma orientação postural correta.
  • Jogue com intensidade e velocidade defensivas adequadas.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante será forçado a agir com um jogador muito próximo em cada linha lateral, mostrando amplitude ofensiva. Esse grupo para avançar em direção ao objetivo oposto terá que fazer no mínimo dois passes em seu próprio campo (tempo que a equipe defensora levará para fazer a transição do ataque para a defesa); para subsequentemente realizar um ataque combinatório. Quando esse grupo perde a posse de bola, passa do desenvolvimento de ações ofensivas para as defensivas, cumprindo os conceitos táticos defensivos estabelecidos anteriormente. Tudo isso deve ser feito no menor tempo possível. A duração da tarefa dependerá da programação da sessão de treinamento.

5ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 60 x 45 metros, três grupos de quatro jogadores são formados, eles desenvolverão ataques e defesas contínuas e serão localizados conforme mostrado no gráfico.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos treinados no bloco 1 serão aplicados.
  • Será feita uma rápida transição do ataque para a defesa.
  • O grupo será orientado para uma defesa premente.
  • Será necessário mudar a mentalidade ofensiva para defensiva no tempo mínimo.
  • A amplitude (fase ofensiva) será reduzida à redução de espaços (fase defensiva).
  • Será exercida uma pressão coletiva com a qual será feita uma tentativa de recuperar a bola na origem, ou seja, na área em que a posse da bola foi perdida.
  • Uma vez perdida a posse da bola, o grupo se posicionará em avançado.
  • Mantenha uma orientação postural adequada na frente do dono da bola e de todo o grupo.
  • Atuará com alta velocidade e intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. Os atacantes realizarão ataques combinatórios com os quais tentarão progredir e finalizá-los. Estes, no momento em que perdem a posse da bola, farão uma rápida transição do ataque para a defesa, devem se posicionar com antecedência e tentar recuperar a bola na referida posição; no caso de sucesso, realizarão um contra-ataque que não deve exceder três passes. Se, por outro lado, o oponente conseguir sair dessa pressão, ele atacará o terceiro grupo e, em caso de perda da bola, ele atuará da maneira já descrita. A duração da tarefa será marcada pelos objetivos a serem alcançados e pelo agendamento da sessão de treinamento.

6ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 60 x 40 metros, dois grupos de seis jogadores são formados em um sistema de jogo de 3 - 3.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos treinados no bloco 1 serão aplicados.
  • Será feita uma rápida transição do ataque para a defesa.
  • Será necessário alterar a mentalidade ofensiva por defensiva no tempo mínimo.
  • Você passará de ações ofensivas para ações defensivas no menor tempo possível.
  • A amplitude (fase ofensiva) será reduzida à redução de espaços (fase defensiva).
  • O grupo será orientado para uma defesa premente dentro de uma posição defensiva intermediária.
  • Atuará com velocidade e intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios e contra-ataques, dependendo das circunstâncias do jogo. O grupo defensor fará a transição do ataque para a defesa no menor tempo possível e, com isso, se posicionará na posição intermediária defensiva. Nesta tarefa, o grupo defensor, em todas as ações de bola parada que são realizadas em favor do grupo rival, deve atrasar o saque para obter uma reorganização completa do grupo. Toda vez que for surpreendido pelo saque rápido do oponente, o oponente marcará um ponto (valor de um gol). A duração da tarefa dependerá da programação que foi realizada no treinamento.

7ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 80 x 60 metros, três grupos de oito jogadores se enfrentam em um sistema de jogo de 4 a 4. Após cada ponto marcado, o grupo que ficar de fora substituirá o grupo que concedeu o ponto.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos do bloco 1 continuarão sendo treinados.
  • Faça uma transição rápida do ataque para a defesa.
  • Estabelecer e manter o posicionamento em menor retirada intensiva.
  • Realizar saques coletivos quando o oponente força o atraso do posicionamento.
  • Realizando reduções no espaço vertical para recuperar o posicionamento inicial.
  • Aja com velocidade defensiva para alcançar todas as posições da bola.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante realizará ataques combinatórios e terá a obrigação de dar um mínimo de dois passes em seu próprio campo para progredir e finalizar o ataque. Os objetivos serão alcançados quando um jogador controlar a bola dentro da zona do ponto. O grupo defensor deve fazer uma transição rápida do ataque para a defesa, defender na posição defensiva de pequeno recuo intensivo, esta posição tentará manter durante toda a fase defensiva. No caso em que o oponente se força a se retirar, ele se defenderá ainda mais e, quando houver uma regressão da bola, o espaço vertical será reduzido e, dessa maneira, se reposicionará em um recolhimento intensivo mais baixo. Ao mesmo tempo em que o posicionamento é mantido, o oponente será pressionado a recuperar a posse da bola e, com ela, realizar um ataque nas mesmas condições já descritas. A duração da tarefa será baseada nos objetivos alcançados e no cronograma da sessão de treinamento realizada.

8ª TAREFA

Disposição: Do outro lado do campo, duas equipes de onze jogadores se enfrentam em um sistema de jogo 4 - 4 - 2.


Conceitos táticos defensivos:

  • Continue treinando os conceitos táticos defensivos do bloco 1.
  • Faça uma transição rápida do ataque para a defesa
  • Estabelecer e manter um posicionamento defensivo no meio.
  • Mantenha uma orientação postural adequada.
  • Realizar saques coletivos quando o oponente força o atraso do posicionamento.
  • Redução do espaço vertical para recuperar o posicionamento escolhido.
  • Aja com velocidade defensiva para alcançar a posição escolhida e todas as posições da bola.
  • Nas posições defensivas, aja com intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. A equipe atacante realizará ataques combinatórios com a única condição de ter que iniciá-lo a partir de sua linha de defesa. A equipe defensora fará uma transição rápida do ataque para a defesa, posicionando-se em uma posição defensiva intermediária, mas, neste caso, daremos à linha de mídia a opção de se posicionar em qualquer uma das duas variedades da posição intermediária (campo oposto) ou próprio campo). O posicionamento será escolhido de acordo com as circunstâncias do jogo e o que mais nos beneficia para desenvolver efetivamente a fase defensiva e, posteriormente, o contra-ataque. A equipe defensora se esforçará para manter ambas as posições durante toda a fase defensiva até a recuperação da posse de bola. No caso de o oponente forçar a retirada, o posicionamento será atrasado e, quando ocorrer uma regressão da bola, o espaço vertical será reduzido, recuperando assim o posicionamento desejado. Como nas duas tarefas anteriores desta sessão, se a recuperação da bola ocorrer na linha média ou no final, será feita uma tentativa de desenvolver um contra-ataque, que deve ser concluído antes do quinto passe. Se a recuperação da bola ocorrer através da linha de defesa, um ataque combinatório será realizado nas mesmas condições descritas acima. A duração da tarefa dependerá dos objetivos a serem alcançados e da programação da sessão de treinamento que realizamos.

9ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 60 x 40 metros, dois grupos de seis jogadores se enfrentam em um sistema de jogo de 3 a 3.

Concetos táticos defensivos:

  • Continue progredindo nos conceitos táticos defensivos do bloco 1.
  • Cumprir uma transição efetiva do ataque à defesa.
  • Posicione-se em posições avançadas e intermediárias.
  • Mostrar orientação postural correta.
  • Aja com velocidade defensiva para se posicionar avançado.
  • Jogue com intensidade defensiva para recuperar a bola no menor tempo.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo ofensivo desenvolverá ataques combinatórios, que serão realizados com predominância de jogo de gangues, o que será favorecido devido à posição dos objetivos e o objetivo inserido na condução desses objetivos será alcançado. Este grupo, quando perde a posse de bola em um dos corredores laterais, se posiciona em avançado e tenta recuperar a posse da bola no menor tempo possível.Se a recuperação da bola ocorrer em outras áreas, o grupo se posicionará no meio. No caso de ele recuperar a bola na ala, a primeira opção ofensiva será o contra-ataque, que deve ser completado antes do terceiro passe. Se o contra-ataque não for possível, a bola será adiada em campo e um ataque será organizado nas condições mencionadas acima. A duração da tarefa dependerá do cronograma que foi feito da sessão de treinamento.

10ª TAREFA

Disposição: Duas equipes de onze jogadores estão organizadas em todo o campo de jogo em um sistema de jogo de 4 - 4 - 2.

Conceitos táticos defensivos:

  • Continue progredindo nos conceitos táticos defensivos do bloco 1.
  • Cumprir uma transição adequada do ataque à defesa.
  • Estabelecer uma posição de retirada intensiva, intermediária em suas duas variedades e avançada; tudo isso, dependendo da posição vertical da bola.
  • Mostre orientação postural adequada.
  • Retiradas coletivas serão feitas para se posicionar de acordo com a posição da bola.
  • Reduções no espaço vertical, dependendo da posição da bola.
  • Aja com velocidade e intensidade defensiva para recuperar a bola no menor tempo possível.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. A equipe ofensiva desenvolverá ataques combinatórios com os quais tentará progredir e finalizá-los. Essa equipe, quando perder a posse da bola, fará uma transição rápida do ataque para a defesa, se posicionará o mais à frente possível. A partir desse momento, a equipe trabalhará nas posições em que a bola é encontrada, ou seja, a progressão ou regressão da bola será a que marcará as posições em que a fase defensiva ocorrerá. Esta equipe, se recuperar a posse da bola na quadra oposta, tentará realizar um contra-ataque que deve ser concluído antes do quarto passe, no caso de a bola ser recuperada em sua própria quadra, um ataque será realizado nas condições mencionadas acima. A duração da tarefa dependerá da programação da sessão de treinamento.

11ª TAREFA

Disposição: Duas equipes de onze jogadores estão organizadas em todo o campo de jogo em um sistema de jogo de 4 - 4 - 2.

Conceitos táticos defensivos:

  • Continue progredindo nos conceitos táticos treinados no bloco 1
  • Cumprir uma transição adequada do ataque à defesa.
  • Estabelecer uma posição defensiva em retiro intensivo, intermediário em suas duas variedades e avançado.
  • Mantenha uma orientação postural adequada o tempo todo.
  • Retiradas coletivas serão feitas para se posicionar na posição desejada.
  • Faça reduções no espaço vertical para se posicionar em uma posição defensiva mais à frente.
  • Agir com velocidade e intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. A equipe atacante desenvolverá ataques combinatórios com os quais procurará progredir pelas faixas mais apropriadas para finalizá-las. Na primeira metade desta tarefa, o técnico indicará o posicionamento defensivo a ser instalado quando a posse da bola for perdida durante o ataque. As posições defensivas serão numeradas anteriormente da seguinte forma:

  • • Retirada intensiva = 1.
  • • Posicionamento intermediário em suas duas variedades = 2.
  • • Posicionamento avançado = 3.

A equipe atacante, quando o técnico indicar a posição defensiva, trabalhará adequadamente para se localizar na posição selecionada e, uma vez nessa posição, serão feitos esforços para manter a referida posição e, ao mesmo tempo, ele pressionará para recuperar a posse da bola. . Se isso for alcançado, um ataque ou contra-ataque será realizado, dependendo das possibilidades oferecidas pelo ataque.

Na segunda metade desta tarefa, as mesmas posições continuarão sendo gerenciadas, mas serão os próprios jogadores e, mais especificamente, os médios que selecionam as posições defensivas mais adequadas para efetivamente desenvolver a fase defensiva. Sempre que possível, o posicionamento escolhido será o mais avançado. A duração da tarefa dependerá dos objetivos a serem alcançados e do cronograma de treinamento realizado.

Bloco III. Pressão coletiva.

1ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 40 x 40 metros, dois grupos de seis jogadores e dois coringas defensivos se enfrentam, que serão alterados de tempos em tempos.

Concetos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos discutidos nos blocos anteriores continuarão sendo treinados.
  • Estabelecimento de duas pressões contra o possuidor da bola em todas as áreas da bola.
  • Crie superioridade numérica e densidade defensiva na área da bola.
  • Limitação do número máximo de linhas de passe.
  • Reduza o espaço de reprodução horizontal e vertical.
  • Orientação postural na frente do dono da bola e do resto do grupo.
  • Velocidade defensiva, aproveitando o tempo de movimento da bola para estabelecer a pressão de dois contra um no novo possuidor da bola e o resto do grupo para modificar a posição na área, dependendo da posição da bola.
  • Jogue com intensidade defensiva para recuperar a posse de bola.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada por meio de ações conjuntas com continuidade e sem conclusão. O grupo atacante tentará manter a posse da bola o maior tempo possível, marcando um ponto a cada oito passes realizados. O grupo defensor jogará em superioridade numérica devido à presença dos dois curingas defensivos, eles devem estabelecer em cada posição da bola uma pressão de dois contra o possuidor da bola. O espaço de jogo será reduzido, nas direções horizontal e vertical, com o objetivo de criar uma alta densidade defensiva, uma superioridade numérica defensiva no foco do ataque, limitando o maior número de opções de passe e agindo com velocidade e intensidade corretas defensiva. A duração da tarefa dependerá do cronograma que foi feito da sessão de treinamento.

2ª TAREFA

Disposição: Em um espaço de jogo de 40 x 40 metros, dois grupos se enfrentam na igualdade numérica de seis jogadores.

Concetos táticos defensivos:

  • Continue progredindo nos conceitos táticos expostos nos blocos anteriores.
  • Estabelecimento de pressão de um contra o possuidor da bola em todas as posições da bola.
  • Crie superioridade numérica e densidade defensiva na área da bola.
  • Limitação do número máximo de linhas de passe.
  • Reduza o espaço de reprodução horizontal e vertical.
  • Orientação postural na frente do dono da bola e do resto do grupo.
  • Velocidade defensiva, aproveitando o tempo de movimento da bola para estabelecer a pressão de um contra um no novo possuidor de bola e o resto do grupo para modificar a posição na área, dependendo da posição da bola.
  • Mostre velocidade e intensidade defensivas adequadas.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada por meio de ações conjuntas com continuidade e sem conclusão. O grupo atacante tentará manter a posse da bola o maior tempo possível, marcando um ponto a cada oito passes realizados. O grupo defensor deve estabelecer em cada posição da bola uma pressão de um contra o possuidor da bola. Por tudo isso, o espaço de jogo será reduzido, nas direções horizontal e vertical, com o objetivo de criar uma grande densidade defensiva, uma superioridade numérica defensiva e uma limitação das opções de passe para o detentor da bola. Será jogado com grande intensidade defensiva para recuperar a posse da bola no menor tempo possível. A duração da tarefa estará sujeita ao desenvolvimento do cronograma da sessão de treinamento.

3ª TAREFA

Disposição: Um campo de jogo total de 50 x 25 metros é dividido em duas zonas iguais, são formadas três equipes de três jogadores cada, mais um coringa ofensivo.

Conceitos táticos defensivos:

  • Aplicar os conceitos táticos defensivos dos blocos anteriores.
  • Estabelecimento de pressão de um contra o possuidor da bola.
  • Orientação postural do zagueiro na frente do dono da bola e do resto do grupo.
  • Aja com velocidade e intensidade defensiva.
  • Pressão no dono da bola e nos companheiros de equipe que a apoiam.
  • Limitação das possíveis opções de passe do possuidor da bola.
  • Velocidade defensiva, aproveitando o tempo de movimento da bola para restaurar a nova situação individual e a nova distribuição do espaço defensivo.

Desenvolvimento: A tarefa é desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e sem conclusão. O grupo atacante jogará com superioridade numérica de quatro contra três em cada zona, tentará manter a posse da bola, terá no mínimo quatro passes para mudar a orientação do jogo em direção à outra zona, na qual a mesma dinâmica ofensiva continuará. Por tudo isso, jogadores ofensivos não terão limitação no número de toques na bola. O grupo defensor tentará recuperar a bola no menor tempo possível (um fator fundamental no desenvolvimento da pressão para ser eficaz). Para isso, serão aplicados os conceitos táticos defensivos mencionados acima. Caso os atacantes consigam sair da pressão em uma área, os defensores aproveitarão o tempo de movimento da bola e restabelecerão a mesma dinâmica defensiva da zona anterior. Quando o grupo defensor recupera a bola, ele muda suas funções com o grupo que foi arrebatado ou feito para perder a posse da bola. O grupo vencedor será o que tiver menos fases defensivas no tempo total de jogo. A duração da tarefa estará sujeita aos objetivos propostos e à programação da sessão de treinamento.

4ª TAREFA

Disposição: Duas equipes de oito jogadores e um goleiro jogam em um campo de 80 x 60 metros, em um sistema de jogo 4-4.

Conceitos táticos defensivos.

  • Os conceitos táticos treinados nos outros blocos continuarão sendo aplicados.
  • Estabelecimento de pressão contra o dono da bola e contra todos os jogadores que a apóiam.
  • Orientação postural na frente do dono da bola e do resto do grupo.
  • Criação de superioridade numérica e densidade defensiva na área da bola.
  • Redução do espaço de jogo horizontal (áreas defensivas ativas e passivas).
  • Limitação das opções de passe que implicam progressão no ataque do oponente.
  • Velocidade defensiva, aproveitando o tempo de movimento da bola.
  • Jogue com intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios com posse de bola longa, jogará com amplitude e com mudanças contínuas de orientação, a progressão e o término ocorrerão através de ações individuais e, acima de tudo, coletivas. O grupo defensor tentará cumprir todos os conceitos táticos expostos anteriormente. Nesta tarefa, não pretendemos que a recuperação da bola seja imediata, mas apresentar uma organização defensiva zonal e pressão coletiva que nos permite estabelecer bases para que a recuperação da bola ocorra mais pela qualidade do que pelo esforço a ser feito. Nesta tarefa, prestaremos atenção especial para impedir a progressão no jogo, a pressão de um contra o dono da bola (evitar transbordamentos), a redução do espaço horizontal que estabelecerá as zonas ativas e passivas defensivas, à criação de superioridade numérica defensiva no foco do ataque e limitar todas as opções possíveis para passar ao dono da bola.

Portanto, a recuperação da bola ocorre mais por interceptações, imprecisões no jogo do rival do que por entradas. Uma vez recuperada a bola, um contra-ataque ou ataque será realizado de acordo com a desorganização do oponente. A duração da tarefa dependerá dos objetivos e da programação que foi feita do treinamento.

5ª TAREFA

Disposição: Duas equipes de oito jogadores e um goleiro são formados em um campo de jogo de 80 x 60 metros, em um sistema de jogo de 4 - 4.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos treinados nos blocos anteriores continuarão sendo aplicados.
  • Os mesmos conceitos táticos defensivos da tarefa anterior serão aplicados, tanto para defesa de zona quanto para pressão coletiva. Além disso, haverá:
  • Redução do espaço de jogo vertical (diminuição das distâncias verticais).
  • Será jogado com intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada com base em ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios, jogará de maneira ampla e com mudanças contínuas de orientação e buscará as áreas mais descongestionantes dos defensores (zonas passivas) para a progressão e conclusão do ataque. O grupo defensor aplicará todos os conceitos táticos defensivos expostos até o momento. Os defensores impedirão a progressão do ataque no foco do ataque, o que conseguiremos com a presença no goleiro e com a redução do espaço de jogo horizontal; Também causará superioridade numérica defensiva na área da bola, uma limitação das linhas de passe verticais (aplicação de interceptações ou impedimento direto). Como na tarefa anterior, procuraremos mais melhorar os conceitos defensivos do que aplicar uma grande intensidade defensiva (parte fundamental da pressão coletiva), que aplicaremos em outras sessões.

Se a recuperação da bola ocorrer na primeira linha, será tentado um contra-ataque, mas se a recuperação da bola ocorrer na linha de defesa, realizaremos um ataque combinatório nas condições já descritas acima.

6ª TAREFA

Disposição: Em um campo de 80 x 65 metros, duas equipes de nove jogadores, mais um goleiro, são formadas em um sistema 4-4-1.

Conceitos táticos defensivos.

  • Os conceitos táticos defensivos treinados em outros blocos serão aplicados.
  • Estabelecimento de pontos de pressão fixos, dependendo do espaço (áreas laterais).
  • Orientação do ataque do oponente em direção aos pontos de pressão fixos.
  • Estabelecer a pressão contra o possuidor da bola.
  • Redução do espaço de jogo horizontal e vertical (criação de zonas ativas e passivas).
  • Superioridade numérica defensiva na área da bola.
  • Limitação de linhas de passe para o dono da bola.
  • Velocidade e intensidade defensiva.
  • Orientação postural, dependendo da posição da bola.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada através de ações conjuntas com continuidade e conclusão. O grupo atacante desenvolverá ataques combinatórios, buscará nas áreas mais desprotegidas dos oponentes a progressão e conclusão do ataque. O grupo defensor tomará as zonas laterais como pontos de pressão fixos e, para esse fim, aplicará todos os conceitos táticos defensivos mencionados acima. Em primeiro lugar, a equipe impedirá todos os passes verticais, o ponto guiará o jogo das centrais para os lados e, posteriormente, impedirá que eles recebam a bola novamente. O resto da equipe irá inclinar, reduzindo o espaço de jogo horizontal com velocidade defensiva, tentando alcançar o novo foco do ataque no momento da bola ou logo depois. Ao mesmo tempo, quando o goleiro é pressionado, os torcedores serão pressionados com intensidade defensiva e a linha de defesas reduzirá o espaço de jogo vertical, deixando para trás os adversários mais avançados. A duração da tarefa dependerá da programação do treinamento realizado.

7ª TAREFA

Disposição: Em todo o campo de jogo, duas equipes de onze jogadores são formadas em um sistema de 4 - 4 - 2.

Conceitos táticos defensivos.

  • Os conceitos táticos defensivos treinados nos blocos anteriores continuarão sendo aplicados.
  • A pressão coletiva será aplicada, dependendo dos espaços e ações específicas do jogo.
  • Orientação postural, dependendo da posição da bola.
  • Estabelecimento de pressão de um contra o possuidor da bola.
  • Redução do espaço de jogo horizontal e vertical, criando superioridade numérica no foco do ataque.
  • Limitação de todas as opções para passar para o possuidor da bola.
  • Reaja com grande velocidade defensiva.
  • Agir com grande intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa é realizada por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão, aproximando-nos da realidade do jogo e da competição. A equipe atacante desenvolverá uma ofensiva com base em ataques combinatórios, tentando progredir e finalizar o ataque nas áreas mais adequadas. A equipe defensora aplicará todos os conceitos táticos defensivos expostos anteriormente. Nesta tarefa, além de fazer pressão coletiva nos pontos de pressão fixos, dependendo dos espaços, escolhemos uma situação específica do jogo, como o passe para trás ou qualquer regressão da bola. Esse será o estímulo que faz a equipe responder com pressão coletiva; Para isso, você deve agir com velocidade defensiva para alcançar a nova posição da bola no momento ideal, aplicar os conceitos mencionados acima e agir com intensidade defensiva adequada, tanto no possuidor da bola quanto nos companheiros de equipe que oferecem soluções.

8ª TAREFA

Disposição: Do outro lado do campo, duas equipes de onze jogadores se enfrentam em um sistema de jogo 4 - 4 - 2.

Conceitos táticos defensivos:

  • Os conceitos táticos defensivos treinados em outros blocos serão aplicados.
  • Um posicionamento defensivo intermediário é estabelecido (linhas de defesa e meios em retirada e pontos adiantados).
  • Pontos de pressão fixos serão estabelecidos dependendo das áreas do campo (faixa central) e ações específicas do jogo.
  • O início do ataque do oponente será orientado para a pista central
  • A equipe manterá uma orientação postural adequada o tempo todo.
  • A equipe colocará pressão coletiva nos pontos de pressão fixos (faixa central) e, ao mesmo tempo, a linha de defesas reduzirá o espaço vertical entre as linhas, deixando os adversários mais avançados em posição de impedimento.
  • No caso de o rival deixar a pressão coletiva, serão feitas retiradas coletivas para recuperar a posição principal.
  • A equipe deve estar altamente concentrada para aproveitar o tempo de movimento da bola e ser capaz de alcançar todas as posições da bola de maneira organizada.
  • Superioridade numérica e alta densidade defensiva serão criadas no foco do ataque.
  • Atuará com intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa será desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. A equipe atacante desenvolverá ataques combinatórios iniciados pelo goleiro ou pela linha de defesa. A equipe defensora aplicará os fundamentos e os princípios táticos defensivos mencionados acima. Isso permitirá que o ataque comece, ele aparecerá horizontalmente longo para impedir o jogo à margem e oferecer um passe para a pista central. Quando o passe é feito sobre os atacantes na zona interna, os defensores reduzem as distâncias laterais, pressionam o dono da bola e a linha de defesas reduz o espaço vertical entre as linhas, deixando os atacantes mais impedidos avançado. Como na tarefa anterior, se a bola for recuperada na linha do meio, será realizado um contra-ataque e, se for recuperada na linha defensiva, será realizado um ataque combinatório. Caso nesta primeira ação a bola não seja recuperada, a linha de defesas recuará para a posição fixa e serão feitas tentativas de recuperação em outras ações específicas do jogo já discutidas.

 9ª TAREFA

Disposição: Em todos os campos, duas equipes de onze jogadores jogam em um sistema de jogo 4-4–2.

Conceitos táticos defensivos.

  • O progresso continuará nos conceitos táticos defensivos dos outros blocos.
  • Pontos de pressão fixos serão estabelecidos dependendo das áreas do campo (faixas laterais) e ações específicas do jogo (quando um jogador do meio-campo recebe a bola de costas para o nosso objetivo).
  • O início do ataque do oponente será orientado para as faixas laterais.
  • A equipe aparecerá com distâncias curtas e estreitas para dar opções de passagem para os lados (pontos de pressão fixos).
  • As dicas devem ajudar a guiar o ataque do oponente; para isso, fará com que as centrais joguem a bola em direção à banda e, posteriormente, impedirá a passagem pelas centrais.
  • O grupo manterá, a todo momento, uma orientação postural correta.
  • A equipe aplicará pressão coletiva nos pontos de pressão fixos (zonas laterais) e, ao mesmo tempo, a linha de defesas reduzirá o espaço vertical entre as linhas, deixando os oponentes mais avançados em posição de impedimento.
  • No caso de o rival deixar a pressão coletiva, serão feitas retiradas coletivas para recuperar a posição principal.
  • A equipe deve estar altamente concentrada para aproveitar o tempo de movimento da bola e ser capaz de alcançar todas as posições da bola de maneira organizada.
  • Vantagens numéricas e alta densidade defensiva serão criadas no foco do ataque.
  • Atuar com intensidade defensiva.

Desenvolvimento: A tarefa será desenvolvida por meio de ações conjuntas com continuidade e conclusão. A equipe atacante realizará ataques combinatórios iniciados pelo goleiro ou por sua linha de defesa; buscará as áreas mais adequadas para sua progressão e final do ataque. A equipe defensora, aplicará os conceitos táticos defensivos mencionados acima, tentará neutralizar a progressão dos atacantes no jogo e conseguirá recuperar a bola, arrancando-a do oponente por entrada, interceptação, impedimento ou imprecisão nos passes. A equipe defensora, se conseguir recuperar a bola na linha do meio, desenvolverá um contra-ataque e, se o fizer na linha defensiva, iniciará um ataque combinatório. No caso de não ser eficaz nesta primeira ação, os defensores recuperarão a posição principal dobrando e tentarão recuperar a bola através de ações específicas do jogo, como quando a bola é recebida por um jogador de defesa central com o nosso objetivo, além daqueles tratados em tarefas anteriores. A duração da tarefa dependerá do cronograma de treinamento desenvolvido.

OBRIGADO

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão