Continuação - Apostila de futebol
Exercício 11
Um rondo de 4x2 é
jogado. 7 jogadores são colocados conforme é mostrado. Ele começa jogando 4x2
em um dos dois subespaços. Quando são dados 4 passes consecutivos, a troca para
o subespaço adjacente pode ser alterada, de forma que tanto os jogadores que
apoiam as laterais como os que tentam roubar se movam para lá. É tocado com um
/ dois toques dependendo do nível técnico dos jogadores. Quando um dos
jogadores de dentro rouba a posse da bola, é o autor do passe interceptado quem
entra e o jogador que está dentro há mais tempo sai.
• Tomada de decisão
rápida.
• Evite o retorno da
bola na circulação da bola se o defensor estiver pressionando nessa área.
• Acelere a mudança
de orientação.
Exercício 12
Duas equipes de 5
jogadores se enfrentam. O jogo começa com um 5x4 em um dos subespaços enquanto
o defensor restante espera no outro subespaço. A equipe atacante deve fazer um
gol em uma trave para o seu campo. Cada vez que a equipe defensora rouba a bola
e faz o passe de segurança, ela deve mudar a orientação do jogo para o outro subespaço,
tornando-se um atacante. Quatro jogadores da equipe que agora defende vão para
o outro espaço para tentar roubar a bola. Cada vez que há uma mudança de
subespaço, um jogador diferente irá esperar pela transição defesa-ataque. A
equipe que marcar mais gols vence.
• Finalizar as
jogadas sempre que possível.
• Orientação do
jogador que espera na quadra adversária com base na posição da bola.
• Temporização
ofensiva correta do jogador que espera na quadra do adversário.
• Velocidade na transição defesa-ataque e ataque-defesa.
Não é esse
exercício.
Exercício 13
São quatro equipes
formadas com os jogadores de campo e 2 goleiros. Duas equipes se enfrentam no
espaço determinado enquanto as outras duas aguardam nos fundos. Quando a ação
termina, a equipe atacante passa a ser a defensora e aquela que estava
esperando no fundo onde o atacante terminou. Aquele que era zagueiro sai para
descansar e preparar sua próxima intervenção.
A mesma dinâmica é mantida durante a duração do exercício. Para facilitar o ataque rápido, é executado com dois toques. Se a equipe finalizar o ataque com um gol, esse grupo marcará 2 pontos. Sim, é defesa aquele que impede o ataque com roubo ganhará um ponto. A equipe com mais pontos ao final do exercício vence.
• Pressão na saída da
bola.
• Impedir o progresso
no campo usando meios táticos.
• Circulação da bola
pela equipe atacante.
• Finalizar / evitar
jogos de tiro.
• Mudança rápida de estado de ataque-defesa.
Exercício 14
Os jogadores são divididos em dois grupos e situado em duas filas na parte de trás do espaço. O exercício começa com um passe do defensor para o atacante. No momento em que o atacante controlar a bola, eles se enfrentarão em 1x1 dentro do espaço determinado. Eles devem finalizar a ação em menos de 15 segundos. No caso de o jogador defensor roubar a bola, ele também pode atacar os dois gols localizados na extremidade oposta. Se a ação terminar em gol do atacante, ele receberá 2 pontos. Caso o defensor roube a bola, ele marcará um ponto. Se, além de roubar, ele fizer um gol, fará 2 pontos. Jogar a bola fora de campo não é considerado roubo. Após cada ação, eles trocam linhas. A equipe que acumular mais pontos no total de vitórias.
• Controle orientado
pelo atacante.
• Postura do defensor
no momento da entrada.
• Velocidade para
driblar.
• Estimule a
criatividade do atacante.
• Mudança da fase de
ataque-defesa em caso de perda da bola.
• Promova um espírito
competitivo.
Exercício 15
5x5 + 1 coringa com
duas bandas apoia cada equipe. O objetivo é fazer um gol na trave do adversário
progredindo no jogo a partir do saque do goleiro. Portanto, para fazer um gol,
ele deve passar a bola pelas três áreas do campo. Apoiadores externos podem ser
perseguidos. Na fase de defesa organizada, os defensores não podem sair de suas
respectivas zonas. É jogado com dois toques em todo o espaço e apenas com um
dos apoios laterais.
A equipe que marcar mais gols vencerá.
• Início do jogo com
o goleiro.
• Sempre busque a
superioridade numérica.
• Aproveite a
superioridade numérica na banda.
• Faça constantes
desmarcações de apoio e de ruptura.
Exercício 16
Em cada meio-campo é
enfrentado um 5x4. A partida começa com um chute de voleio do goleiro sobre o
jogador referência de seu time que está no outro ½ campo. A partir daí, é
jogado um 5x4 que deve terminar com a finalização, roubo pelo defensor ou a
bola fora de campo. Quando ocorrer um desses resultados, o goleiro daquela
metade do campo lançará sobre sua referência localizada na outra metade para
jogar novamente um 5x4 agora no outro espaço.
Vence a equipe que marcar mais gols ao final do exercício.
• Movimentos
anteriores dos jogadores que vão receber a bola.
• Os jogadores
desmarcam as áreas onde a extensão ocorrerá.
• Feche todas as
situações de queda.
• Feche a linha
defensiva e faça vigilância.
• Situação do
avançado com o defesa-central mais fraco.
Exercício 17
4x4 + 4 apoio exteriores subdividir o espaço em 4 zonas. Para marcar pontos, os jogadores de uma equipe devem fazer 10 passes para somar um ponto ou manter a posse por 30”, somando assim 3 pontos. Para obter os pontos, a bola deve circular pelas três zonas. A princípio iremos cancelar os passes acima da cintura para facilitar o passe ao nível do solo. Os jogadores externos jogam com dois toques e os demais com toque livre. O time com mais pontos ganha.
• Insista em cobrir
as linhas de passes.
• Mobilidade contínua
dos jogadores atacantes.
• Sempre ajude seu
parceiro.
• Vá rapidamente de
uma vaga para outra indicando que a direção não deve ser abusada.
Exercício 18
5x4 é jogado no espaço determinado. A equipe com superioridade tenta manter a posse de bola e marcará 1 ponto a cada 10 passes. Se a equipe defensora roubar a bola, eles podem jogar com uma das pontas que estão localizadas do lado de fora do espaço para iniciar um ataque ao gol, a ação agora se transformando em um 6x5. Existe um limite de tempo de 8 segundos para terminar a ação. A cada repetição, eles trocarão as pontas dos outros companheiros de equipe.
• Intensidade por
parte da equipe defensora para a pronta recuperação da bola.
• Movimentos anteriores
dos jogadores que vão receber a bola.
• Desmarcar os
jogadores que acompanham o ataque.
• Retirada com
intensidade máxima pela equipe defensora.
• Velocidade máxima
na transição.
Exercício 19
3 jogadores com a
bola são colocados fora de um quadrado e um sem a bola dentro dele. O mesmo
arranjo é colocado no resto dos quadrados. O primeiro jogador da linha conduz a
bola e tenta alcançar a linha de gol (linha AB) driblando o jogador dentro. Se
tiver sucesso, ele marca um ponto e vai para a linha da próxima casa. Se o
defensor roubar a bola ou ela sair de campo, o atacante se torna um defensor e
o defensor se torna um atacante indo para a próxima linha. O limite de tempo
para marcar um gol é de 10 segundos. A rotação dos jogadores pelas fileiras é
feita no sentido horário.
O jogador com mais pontos ganha.
• Uso de ambas as
pernas.
• Postura do defensor
no momento da entrada.
• Velocidade para
driblar.
• Estimule a
criatividade do atacante.
• Mudança da fase de
ataque-defesa em caso de perda da bola.
• Promova um espírito
competitivo.
Exercício 20
11x11 no campo de futebol 11. O campo é dividido em três zonas. Cada jogador tem seu espaço predefinido. A equipe que está com a posse de bola pode sempre incluir um jogador de cada uma das zonas contíguas para aumentar a superioridade numérica. É disputado com dois toques no próprio campo e com um toque livre no campo oposto. A equipe que marcar mais gols vence a partida.
• Progrida
rapidamente no campo para a zona de criação.
• Mobilidade contínua
dos jogadores da equipe que possuem a bola.
• Pressão agressiva
impedindo a equipe atacante de jogar com facilidade.
• Crie superioridade
numérica sempre que possível.
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