Continuação - Apostila de futebol

 

Exercício 11

Um rondo de 4x2 é jogado. 7 jogadores são colocados conforme é mostrado. Ele começa jogando 4x2 em um dos dois subespaços. Quando são dados 4 passes consecutivos, a troca para o subespaço adjacente pode ser alterada, de forma que tanto os jogadores que apoiam as laterais como os que tentam roubar se movam para lá. É tocado com um / dois toques dependendo do nível técnico dos jogadores. Quando um dos jogadores de dentro rouba a posse da bola, é o autor do passe interceptado quem entra e o jogador que está dentro há mais tempo sai.

• Tomada de decisão rápida.

• Evite o retorno da bola na circulação da bola se o defensor estiver pressionando nessa área.

• Acelere a mudança de orientação.




Exercício 12

Duas equipes de 5 jogadores se enfrentam. O jogo começa com um 5x4 em um dos subespaços enquanto o defensor restante espera no outro subespaço. A equipe atacante deve fazer um gol em uma trave para o seu campo. Cada vez que a equipe defensora rouba a bola e faz o passe de segurança, ela deve mudar a orientação do jogo para o outro subespaço, tornando-se um atacante. Quatro jogadores da equipe que agora defende vão para o outro espaço para tentar roubar a bola. Cada vez que há uma mudança de subespaço, um jogador diferente irá esperar pela transição defesa-ataque. A equipe que marcar mais gols vence.

• Finalizar as jogadas sempre que possível.

• Orientação do jogador que espera na quadra adversária com base na posição da bola.

• Temporização ofensiva correta do jogador que espera na quadra do adversário.

• Velocidade na transição defesa-ataque e ataque-defesa.

Não é esse exercício.



Exercício 13 

São quatro equipes formadas com os jogadores de campo e 2 goleiros. Duas equipes se enfrentam no espaço determinado enquanto as outras duas aguardam nos fundos. Quando a ação termina, a equipe atacante passa a ser a defensora e aquela que estava esperando no fundo onde o atacante terminou. Aquele que era zagueiro sai para descansar e preparar sua próxima intervenção.

A mesma dinâmica é mantida durante a duração do exercício. Para facilitar o ataque rápido, é executado com dois toques. Se a equipe finalizar o ataque com um gol, esse grupo marcará 2 pontos. Sim, é defesa aquele que impede o ataque com roubo ganhará um ponto. A equipe com mais pontos ao final do exercício vence.

• Pressão na saída da bola.

• Impedir o progresso no campo usando meios táticos.

• Circulação da bola pela equipe atacante.

• Finalizar / evitar jogos de tiro.

• Mudança rápida de estado de ataque-defesa.




Exercício 14 

Os jogadores são divididos em dois grupos e situado em duas filas na parte de trás do espaço. O exercício começa com um passe do defensor para o atacante. No momento em que o atacante controlar a bola, eles se enfrentarão em 1x1 dentro do espaço determinado. Eles devem finalizar a ação em menos de 15 segundos. No caso de o jogador defensor roubar a bola, ele também pode atacar os dois gols localizados na extremidade oposta. Se a ação terminar em gol do atacante, ele receberá 2 pontos. Caso o defensor roube a bola, ele marcará um ponto. Se, além de roubar, ele fizer um gol, fará 2 pontos. Jogar a bola fora de campo não é considerado roubo. Após cada ação, eles trocam linhas. A equipe que acumular mais pontos no total de vitórias.

• Controle orientado pelo atacante.

• Postura do defensor no momento da entrada.

• Velocidade para driblar.

• Estimule a criatividade do atacante.

• Mudança da fase de ataque-defesa em caso de perda da bola.

• Promova um espírito competitivo.




Exercício 15

5x5 + 1 coringa com duas bandas apoia cada equipe. O objetivo é fazer um gol na trave do adversário progredindo no jogo a partir do saque do goleiro. Portanto, para fazer um gol, ele deve passar a bola pelas três áreas do campo. Apoiadores externos podem ser perseguidos. Na fase de defesa organizada, os defensores não podem sair de suas respectivas zonas. É jogado com dois toques em todo o espaço e apenas com um dos apoios laterais.

A equipe que marcar mais gols vencerá.

• Início do jogo com o goleiro.

• Sempre busque a superioridade numérica.

• Aproveite a superioridade numérica na banda.

• Faça constantes desmarcações de apoio e de ruptura.


Exercício 16

 

Em cada meio-campo é enfrentado um 5x4. A partida começa com um chute de voleio do goleiro sobre o jogador referência de seu time que está no outro ½ campo. A partir daí, é jogado um 5x4 que deve terminar com a finalização, roubo pelo defensor ou a bola fora de campo. Quando ocorrer um desses resultados, o goleiro daquela metade do campo lançará sobre sua referência localizada na outra metade para jogar novamente um 5x4 agora no outro espaço.

Vence a equipe que marcar mais gols ao final do exercício.

• Movimentos anteriores dos jogadores que vão receber a bola.

• Os jogadores desmarcam as áreas onde a extensão ocorrerá.

• Feche todas as situações de queda.

• Feche a linha defensiva e faça vigilância.

• Situação do avançado com o defesa-central mais fraco.


Exercício 17

 

4x4 + 4 apoio exteriores subdividir o espaço em 4 zonas. Para marcar pontos, os jogadores de uma equipe devem fazer 10 passes para somar um ponto ou manter a posse por 30”, somando assim 3 pontos. Para obter os pontos, a bola deve circular pelas três zonas. A princípio iremos cancelar os passes acima da cintura para facilitar o passe ao nível do solo. Os jogadores externos jogam com dois toques e os demais com toque livre. O time com mais pontos ganha.

• Insista em cobrir as linhas de passes.

• Mobilidade contínua dos jogadores atacantes.

• Sempre ajude seu parceiro.

• Vá rapidamente de uma vaga para outra indicando que a direção não deve ser abusada.


Exercício 18

 

5x4 é jogado no espaço determinado. A equipe com superioridade tenta manter a posse de bola e marcará 1 ponto a cada 10 passes. Se a equipe defensora roubar a bola, eles podem jogar com uma das pontas que estão localizadas do lado de fora do espaço para iniciar um ataque ao gol, a ação agora se transformando em um 6x5. Existe um limite de tempo de 8 segundos para terminar a ação. A cada repetição, eles trocarão as pontas dos outros companheiros de equipe.

• Intensidade por parte da equipe defensora para a pronta recuperação da bola.

• Movimentos anteriores dos jogadores que vão receber a bola.

• Desmarcar os jogadores que acompanham o ataque.

• Retirada com intensidade máxima pela equipe defensora.

• Velocidade máxima na transição.



Exercício 19

 

3 jogadores com a bola são colocados fora de um quadrado e um sem a bola dentro dele. O mesmo arranjo é colocado no resto dos quadrados. O primeiro jogador da linha conduz a bola e tenta alcançar a linha de gol (linha AB) driblando o jogador dentro. Se tiver sucesso, ele marca um ponto e vai para a linha da próxima casa. Se o defensor roubar a bola ou ela sair de campo, o atacante se torna um defensor e o defensor se torna um atacante indo para a próxima linha. O limite de tempo para marcar um gol é de 10 segundos. A rotação dos jogadores pelas fileiras é feita no sentido horário.

O jogador com mais pontos ganha.

• Uso de ambas as pernas.

• Postura do defensor no momento da entrada.

• Velocidade para driblar.

• Estimule a criatividade do atacante.

• Mudança da fase de ataque-defesa em caso de perda da bola.

• Promova um espírito competitivo.


Exercício 20

 

11x11 no campo de futebol 11. O campo é dividido em três zonas. Cada jogador tem seu espaço predefinido. A equipe que está com a posse de bola pode sempre incluir um jogador de cada uma das zonas contíguas para aumentar a superioridade numérica. É disputado com dois toques no próprio campo e com um toque livre no campo oposto. A equipe que marcar mais gols vence a partida.

• Progrida rapidamente no campo para a zona de criação.

• Mobilidade contínua dos jogadores da equipe que possuem a bola.

• Pressão agressiva impedindo a equipe atacante de jogar com facilidade.

• Crie superioridade numérica sempre que possível.














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