PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROJETO
CICLO DE PALESTRAS, PAINEIS E DEBATES SOBRE SAÚDE, ESPORTE E ATIVIDADE
FÍSICA.
Objetivo: Conhecer,
refletir e debater com estudiosos e especialistas, temas ligados à saúde, ao
esporte e à atividade física.
O QUE
|
QUEM
|
QUANDO
|
COMO
|
ONDE
|
1- Elaborar projeto e submete-lo a
aprovação
|
1- Prof. de Ed. Física
|
1- Inicio do ano (*)
|
1-Reunião
com a direção
|
1-
Diretoria
|
2- Levantar recursos
|
2- Direção da Escola
|
2- 1º a 14/03(*)
|
2-
Reserva de local, autorização de compra ou aluguel de equipamento.
|
2-
Escola, comercio
|
3.Divulgar projeto
|
3. Direção e prof. Ed.Física
|
3.
|
3.
Carta aos pais, cartazes na escola, outros
|
3.
Escola/ casa dos alunos.
|
4. Montar calendário e divulgá-lo
|
4. Prof. Ed. Física.
|
4.
|
4.
Acerto de datas, organização e fixação de cartazes.
|
4.Escola.
|
5. Preparar local do evento.
|
5. Prof. Ed. Física.
|
5.
|
5.
Checagem de local e equipamento.
|
5.Local
escolhido.
|
6. Coordenar evento
|
6. Prof. Ed. Física.
|
6. 15/04(*)
|
6.
Preparação dos alunos. Recepção aos convidados.
|
6.
Local do evento.
|
7. Avaliar evento.
|
7. Prof. Ed. Física e alunos.
|
7. Após cada evento.
|
7.
Através de formulário próprio.
|
7. Aula
de Ed. Física.
|
(*) As datas
apresentadas constituem-se apenas uma amostra para efeito de entendimento dos
passos e dos intervalos de tempo e datas sugeridas.
Apresentação
Durante a adolescência, os jovens
tornam-se curiosos acerca das mudanças processadas em seus corpos. Essas,
ocorrendo num ritmo intenso, deixam os adolescentes muitas vezes confusos,
ansiosos e, lamentavelmente, algumas vezes arredios, ou até mesmo agressivos ou
depressivos. Ao mesmo tempo, fruto do mesmo quadro geral, acrescido de uma grande
energia e efervescência, os jovens se tornam curiosos e receptivos a resolver
algumas das suas angustias mais comuns, tais como; ganhar peso e massa muscular
(para os rapazes), perder peso e conquistar formas harmoniosas (para as
meninas), crescer, perder barriga, melhorar a postura etc.
Nesse cenário, muitos jovens
tornam-se reféns de modismos equivocados, de idéias , confusas e de práticas
que envolvem riscos para sua saúde. Oferecer-lhe oportunidade de ouvir,
conhecer e debater, com especialista temas ligados à saúde, ao esporte e a
atividade física é uma contribuição fundamental e inestimável da escola, e
particularmente, do professor de Educação Física.
Essa é a razão fundamental que
nos motivou a apresentar o presente projeto, para o qual pretendemos mobilizar
todos os alunos das séries finais do Ensino Médio, num conjunto de ações que
deverão também, contar com o apoio e a participação dos demais professores da
escola (especialmente dos professores de Ciências, Biologia, Química e Física).
Objetivo
- Conhecer temas ligados à saúde e a atividade física,
refletir sobre eles e dialogar com especialista a respeito do assunto.
Público-alvo
- Alunos e alunas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Cronograma
·
O projeto será desenvolvido, preferencialmente,
ao longo de todo ano letivo, não tendo uma data específica para inicio ou
término.
·
A proposta deverá contemplar uma atividade a
cada mês, (se possível).
·
As datas acertadas deverão ser divulgadas em
local de fácil acesso a todos os alunos.
·
Dirigido aos alunos e alunas, também deverão ser
convidados para as atividades os professores, os funcionários e pais dos
alunos.
·
As aulas de Educação Física deverão ser
utilizadas para sensibilização dos alunos e das alunas visando a sua
participação nas atividades.
Atividades que poderão ser desenvolvidas
·
Palestras,
painéis e mesas redondas sobre temas identificados com objetivos do projeto.
·
Aulas com especialistas sobre os mesmo temas.
·
Apresentações de filmes, programas de TV (cópias
em vídeos) e slides.
·
Exposições de equipamentos, materiais e
instrumentos ligados ao universos citado.
·
Apresentação de pesquisas e trabalhos
desenvolvidos pelos alunos.
·
Qualquer outra estratégia que amplie o objetivo
do projeto e atenda a ele.
Temas que poderão ser abordados
·
Alimentação saudável; alimentação do esportista;
alimentação do estudante.
·
A musculação, sua contribuição para a saúde e
seus risco para o organismo.
·
O valor da atividades física saudável; o papel
do esporte na manutenção da saúde.
·
Saúde esporte e atividade física
Recursos necessários à implementação do
projeto.
Cada evento demandará uma gama específica
de recursos. Alguns deles são, entretanto, estruturais e deverão compor o
projeto desde o seu inicio:
·
Sala de reunião ou auditório;
·
Televisão, vídeo e, se possível DVD, Data show;
·
Microfone e sistema de som.
Equipe de apoio ao projeto (recursos
humanos)
Além dos professores de Educação Física
poderá ser figura de destaque neste projeto:
·
Os alunos,
que poderão atuar na indicação de temas, no convite a especialista (inclusive
aos seus pais, caso os mesmo sejam profissionais nas áreas de saúde, esporte e
educação, principalmente, e na participação em painéis e debates).
·
Os
professores da escola que poderão atuar nos debates, nas mesas redondas e
nas palestras, quando forem conhecedores do assunto ou especialistas em áreas
de interesse do projeto.
·
Os pais
dos alunos, quando especialista nas áreas afins aos interesses e objetivos do projeto,
poderão atuar como palestrantes, debatedores e expositores, além de poderem
indicar, através dos filhos, profissionais para as palestras e demais eventos a
serem realizados.
Gestor do Projeto
Prof. Ocimar Esteves de Souza
Cref: 0387/G/RO
Celular 81109378/8449-4822
Comentários
Postar um comentário