PROJETO INTERDISCIPLINAR


PROJETO

 

CICLO DE PALESTRAS, PAINEIS E DEBATES SOBRE SAÚDE, ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA.

 

Objetivo: Conhecer, refletir e debater com estudiosos e especialistas, temas ligados à saúde, ao esporte e à atividade física.

 

O QUE
QUEM
QUANDO
COMO
ONDE
1- Elaborar projeto e submete-lo a aprovação
1- Prof. de Ed. Física
1- Inicio do ano (*)
1-Reunião com a direção
1- Diretoria
2- Levantar recursos
2- Direção da Escola
2- 1º a 14/03(*)
2- Reserva de local, autorização de compra ou aluguel de equipamento.
2- Escola, comercio
3.Divulgar projeto
3. Direção e prof. Ed.Física
3. 16 a 26/03(*)
3. Carta aos pais, cartazes na escola, outros
3. Escola/ casa dos alunos.
4. Montar calendário e divulgá-lo
4. Prof. Ed. Física.
4. 1 a 10/04(*)
4. Acerto de datas, organização e fixação de cartazes.
4.Escola.
5. Preparar local do evento.
5. Prof. Ed. Física.
5. 10 a 15/04(*).
5. Checagem de local e equipamento.
5.Local escolhido.
6. Coordenar evento
6. Prof. Ed. Física.
6. 15/04(*)
6. Preparação dos alunos. Recepção aos convidados.
6. Local do evento.
7. Avaliar evento.
7. Prof. Ed. Física e alunos.
7. Após cada evento.
7. Através de formulário próprio.
7. Aula de Ed. Física.

 

(*) As datas apresentadas constituem-se apenas uma amostra para efeito de entendimento dos passos e dos intervalos de tempo e datas sugeridas.

 
Apresentação

 

Durante a adolescência, os jovens tornam-se curiosos acerca das mudanças processadas em seus corpos. Essas, ocorrendo num ritmo intenso, deixam os adolescentes muitas vezes confusos, ansiosos e, lamentavelmente, algumas vezes arredios, ou até mesmo agressivos ou depressivos. Ao mesmo tempo, fruto do mesmo quadro geral, acrescido de uma grande energia e efervescência, os jovens se tornam curiosos e receptivos a resolver algumas das suas angustias mais comuns, tais como; ganhar peso e massa muscular (para os rapazes), perder peso e conquistar formas harmoniosas (para as meninas), crescer, perder barriga, melhorar a postura etc.

Nesse cenário, muitos jovens tornam-se reféns de modismos equivocados, de idéias , confusas e de práticas que envolvem riscos para sua saúde. Oferecer-lhe oportunidade de ouvir, conhecer e debater, com especialista temas ligados à saúde, ao esporte e a atividade física é uma contribuição fundamental e inestimável da escola, e particularmente, do professor de Educação Física.

Essa é a razão fundamental que nos motivou a apresentar o presente projeto, para o qual pretendemos mobilizar todos os alunos das séries finais do Ensino Médio, num conjunto de ações que deverão também, contar com o apoio e a participação dos demais professores da escola (especialmente dos professores de Ciências, Biologia, Química e Física).

 

Objetivo

 

- Conhecer temas ligados à saúde e a atividade física, refletir sobre eles e dialogar com especialista a respeito do assunto.

 

Público-alvo

 

- Alunos e alunas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

 

Cronograma

 

·       O projeto será desenvolvido, preferencialmente, ao longo de todo ano letivo, não tendo uma data específica para inicio ou término.

·       A proposta deverá contemplar uma atividade a cada mês, (se possível).

·       As datas acertadas deverão ser divulgadas em local de fácil acesso a todos os alunos.

·       Dirigido aos alunos e alunas, também deverão ser convidados para as atividades os professores, os funcionários e pais dos alunos.

·       As aulas de Educação Física deverão ser utilizadas para sensibilização dos alunos e das alunas visando a sua participação nas atividades.

 

Atividades que poderão ser desenvolvidas

 

·        Palestras, painéis e mesas redondas sobre temas identificados com objetivos do projeto.

·       Aulas com especialistas sobre os mesmo temas.

·       Apresentações de filmes, programas de TV (cópias em vídeos) e slides.

·       Exposições de equipamentos, materiais e instrumentos ligados ao universos citado.

·       Apresentação de pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

·       Qualquer outra estratégia que amplie o objetivo do projeto e atenda a ele.

 

Temas que poderão ser abordados

 

·       Alimentação saudável; alimentação do esportista; alimentação do estudante.

·       A musculação, sua contribuição para a saúde e seus risco para o organismo.

·       O valor da atividades física saudável; o papel do esporte na manutenção da saúde.

·       Saúde esporte e atividade física

 

Recursos necessários à implementação do projeto.

 

       Cada evento demandará uma gama específica de recursos. Alguns deles são, entretanto, estruturais e deverão compor o projeto desde o seu inicio:

·       Sala de reunião ou auditório;

·       Televisão, vídeo e, se possível DVD, Data show;

·       Microfone e sistema de som.

 

Equipe de apoio ao projeto (recursos humanos)

 

Além dos professores de Educação Física poderá ser figura de destaque neste projeto:

·       Os alunos, que poderão atuar na indicação de temas, no convite a especialista (inclusive aos seus pais, caso os mesmo sejam profissionais nas áreas de saúde, esporte e educação, principalmente, e na participação em painéis e debates).

·       Os professores da escola que poderão atuar nos debates, nas mesas redondas e nas palestras, quando forem conhecedores do assunto ou especialistas em áreas de interesse do projeto.

·       Os pais dos alunos, quando especialista nas áreas afins aos interesses e objetivos do projeto, poderão atuar como palestrantes, debatedores e expositores, além de poderem indicar, através dos filhos, profissionais para as palestras e demais eventos a serem realizados.

 

Gestor do Projeto

Prof. Ocimar Esteves de Souza

Cref: 0387/G/RO

Celular 81109378/8449-4822

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão