RECREAÇÃO
Aqui vai sugestões de aulas de educação física que quando professor da escola Castelo Branco, desenvolvia com meus alunos, eles adoravam, pois desta maneira a gente fugia do cotidiano, daquela coisa de sempre, ou seja futsal, basquetebol, handebol e voleibol.
Brincadeiras e Jogos Recreativos
1. Variações de Pega-Pega
1.1 Pega-Pega Congelante
Material: -
Desenvolvimento:
Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para
o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por
das penas do aluno congelado.
1.2 Pega-Pega por
Baixo das Penas
Material: -
Desenvolvimento:
É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um
fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo
também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira
fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do
aluno que agora virou pegador.
1.3 Pega-Pega
Corrente
Material: -
Desenvolvimento:
É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles
dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos
forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos
até acabar todos.
1.4 Pega-Pega Sobre a
Linha
Material: -
Desenvolvimento:
É um pega-pega em cima da linha dos esportes.
Variações: Inicialmente
andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando
eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um
pega-pega ajuda-ajuda.
1.5 Nunca a três
Material: -
Desenvolvimento: Formadas
duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado
um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o
fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria
de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge.
1.6 Pega-Pega
Fugi-Fugi
Material: -
Desenvolvimento:
É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores,
no sinal dos pegadores “Pega-Pega” os alunos em cima da linha lateral do falam
“Fugi-Fugi” e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se
o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão
(sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba
quando todos os alunos forem pegos.
1.7 Pega-Pega com
Rabo
Material: Coletes
Desenvolvimento:
Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar
roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu.
2. Gincana com Bolas
2.1 Caçada
Material: Bola de
Basquete, de Vôlei ou de Handebol e Coletes.
Desenvolvimento:
Cada aluno com uma bola e um colete enroscado na cintura e é delimitado um
espaço na quadra, o aluno fica quicando a bola e vai tentar roubar o colete dos
outros alunos sem deixar de quicar a bola e sem deixar que roubem seu colete e
sem sair da linha estipulada.
Variações: cada
aluno com uma bola, é delimitado um espaço na quadra, o objetivo do aluno é ir
atrás de outros alunos quicando a sua bola e tentar jogar a bola do adversário
fora da linha estipulada, se um aluno perdeu a sua bola, ele sai da brincadeira
e espera o final para depois recomeçar novamente.
2.2 Ameba
Material: Cones e
uma bola de vôlei ou borracha.
Desenvolvimento:
É delimitado um espaço com os cones ou nas linhas da quadra esportiva, de
preferência retângula semelhante a limitação da bola queima. É colocado um
guarda campo de cada lado e o restante dos alunos no meio. Os guarda-campos
tentam queima os alunos que estão no meio, o aluno que for queimado sentado e
volta pro jogo quando tocar algum aluno que passar por perto dele. Os
guarda-campos podem sair de lá se algum aluno conseguir segurar a bola sem
deixar cair no chão.
3. Gincana com outros Materiais
3.1 Cada Macaco no
Seu Galho
Material: Bambolê
Desenvolvimento:
É colocado bambo lê no chão marcando a casinha, cada aluno entra em uma casa e
sobrando apenas um aluno fora. No sinal desse aluno todos devem trocar de casa,
o aluno que sobra paga uma prenda.
3.2 Palito de Fósforo
Material:
Caixinha de Fósforos
Desenvolvimento:
Dois alunos para cada caixinha de fósforo. A dupla que conseguir juntar os
palitos e colocar em ordem dentro da caixinha primeiro vence.
3.3 Corrida com o
Balão
Material: Bexigas
Desenvolvimento:
Corrida com o balão em um percurso reto aproximadamente de 20 metros,
controlando o balão de ar com o corpo menos com as mãos.
3.4 Assopro Campeão
Material: Bexigas
Desenvolvimento:
No circulo central da quadra, 3 contra 3 assoprando o balão de ar para a quadra
do adversário, a equipe que conseguir assoprar o balão para o campo adversário
vence.
3.5 Balão nas Costa
Material: Bexiga
Desenvolvimento:
Dois a Dois com um balão de ar nas costa, os alunos deverão percorrer um
caminho determinado sem deixar o balão cair no chão e sem estourar, se acaso a
bexiga cair, eles volta no inicio e começa novamente, se o balão estourar eles
deverão encher outra bexiga e recomeçar na linha de partida.
Variação: balão
na testa.
3.6 Estouro de Balões
Material: Bexigas
Desenvolvimento:
É dividida a turma e entregue balões de uma cor para uma equipe e amarrado os
balões no tornozelo do aluno, e outra cor para a outra equipe. As equipes devem
tentar estourar os balões de ar da equipe adversária sem que estourem o seu
próprio balão.
3.7 Torneio de
Arremesso
Material: Bola de
Basquete
Desenvolvimento:
É numerado de 1 a
10 lugares no garrafão e perto dele. Os alunos devem arremessar para a cesta
começando do local 1, e assim que for acertando ele vai subindo de numeração.
Quem chegar no 10 lugar e acertar é o vencedor. Se errar passa a vez e continua
no mesmo lugar que errou
3.8 Acerte o alvo
Material: Cones e
Bambo lês
Desenvolvimento:
O aluno deve arremessar um bambo lê para encaixá-lo sobre um cone a uma
distancia de + ou – de 7 metros. Cada acerto vale um ponto.
4. Jogos Recreativos
4.1 Queimada
Invertida
Material: Bola de
Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento:
É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da quadra, é escolhido o
quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é queimado ele passa para a
outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com mais aluno no seu time.
4.2 Futsal Recreativo
Material: Cabo de
Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento:
Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro . Objetivo é fazer
gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar
na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no
adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.
4.3 Handebol
Recreativo
Material: Bola de
Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento:
Dois times de 6 alunos, ½ quadra e um bambo lê amarrado no gol. Cada bola que
passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não passar pelo meio
do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a outra equipe dará
saída no circulo central.
4.4 Handebol
Material: Bola de
Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento:
é divido em duas equipes os alunos, espalhados os bambos lês pela quadra e os
alunos ficam dispersos na quadra. O objetivo do jogo é a troca de passe, a
equipe que fizer 10 passes seguidos marca ponto. Para que a equipe possa
começar a contar os passe é necessário um aluno fizer o passe para outro aluno
e ele cair dentro do arco (Bambo lê) quando receber a bola. Não é permitido
ficar esperando o passe dentro do bambo lê e assim que conseguir receber um
passe não pode ficar mais de 5 segundos dentro do bambo lê no chão.
4.5 Vôlei Recreativo
Material: Bola de
Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento:
Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o jogo de vôlei
adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força do aluno).
Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra 3 colegas e então o
3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão, então todos da
equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da quadra sem que
ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e fica com mais
alunos.
Variação: Quando
for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um ponto para cada
aluno que foi pego.
4.6 Basquete
Recreativo
Material: Bola de
Basquete e Coletes
Desenvolvimento:
Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de basquete. O objetivo é
fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso acontece o time marca um
ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça
e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é permitido tocar no aluno que
está com a bola e nem na bola, o aluno que está com a bola pode ficar com ela
em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem bater a bola” se alguns
desses itens forem violados será marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas
regras, mas introduzindo a cesta.
4.7 Acerte a Base
Material: Cones,
Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet’s ou Bolas de Meia.
Desenvolvimento:
É divida a turma em duas equipes, cada equipe tem seu lado da quadra, é
dividido o mesmo numero de bolas e cones para cada equipe, os cones são
colocados em lugares variados da quadra de cada equipe. Objetivo é arremessar a
bola de iniciação em direção ao cone e derrubar, sendo que os componentes da
equipe podem ficar na frente do cone evitando acerta-los.
4.8 Quatro Bases
Material: Cones,
Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet e Bolas de Handebol ou de meia.
Desenvolvimento: É
divida a turma em duas equipes, é formado uma quadrado com os cones de mais ou
menos 10 metros
de um cone para o outro. Uma das equipes fica dentro do quadrado formado pelos
cones e a outra equipe fica em um cone que servira de cone inicial. O aluno que
esta no cone inicial fica com uma bola e o objetivo dele é arremessar a bola
que venha cair dentro do quadrado feito pelos cones, assim que o aluno jogou a
bola ele parti para o próximo cone, enquanto isso a equipe dentro do cone
tentar pegar a bola o mais rápido possível e derrubar um dos cones do quadrado
antes que o aluno do cone inicial chegue no próximo cone. Se o aluno que saiu
do cone inicial passar cone por cone e chegue novamente no cone inicial sem que
a equipe dentro do quadrado derrube algum cone, essa equipe marca um ponto, e
cada aluno que percorrer todo o caminho passando por todos os cones e chegando
no cone inicial vai marcando ponto. Se a equipe dentro do quadrado acertar o
cone antes que cada aluno chegue no seu cone, a equipe dentro do quadrado vai
para o cone inicial e a equipe que estava no cone inicial vai para dentro do
quadrado.
Variações: Colocar
mais de quatro cones e em uma distancia mais perto para facilitar um pouco o
jogo.
5. Estafetas (jogos em fila)
5.1 Acerte a Bola
Material: Bola de
Borracha e Mínimo de 10 bolas de diferentes tamanhos (Futsal, Basquete,
Handebol, Vôlei, Bola de Iniciação)
Desenvolvimento:
É dividida a turma em duas equipes, cada equipe fica em fileira em cima da
linha do vôlei, uma fila paralela com a outra. É coloca a bola de borracha no
centro, bem no meio da equipes, então é dividas em números iguais as bolas.
O objetivo é jogar a bola e acertar a bola de borracha e
consequentemente empurra-la para o campo da equipe adversária, marca o ponto
quem conseguir empurrar a bola de borracha jogando as outras bolas nela. A bola
de Borracha pode ser evitada a vim pro campo da equipe menos com as mãos e os
pés.
5.2 Ligeirinho
Material: 2
(duas) bolas de basquete, vôlei ou de borracha.
Desenvolvimento:
É dividida a turma em duas equipes e em fila um atrás do outro as equipes ficam
paralelas, distancia de um braço de um aluno a outro. A bola fica com o
primeiro da fila e ao sinal do Professor ele vai passa a bola por cima da
cabeça para o aluno de trás, na hora que a bola chegar no ultimo, todos da fila
vão abaixar(deitar no chão) e o ultimo carregando a bola deve chegar a frente
da fila pulando os alunos.
Variações: Bola
também pode ser passada do lado do corpo ou debaixo das pernas, sendo que
debaixo das pernas ela não pode rolar no chão e sim passar em mão em mão. Antes dos alunos
abaixarem(deitarem no chão) pode estipular que eles sentem e o ultimo vá
fazendo zig-zag.
5.3 Alvo
Material: Cones e
bolinha de tênis
Desenvolvimento: Dividir
a turma em duas equipes, um aluno com um cone, e os outros alunos um de cada
vez, arremessará a bola de uma distancia de mais ou menos 7 metros e o aluno tentará
pegar a bola com o furo maior do cone. Se o aluno errar ele vai buscar a bola,
volta a posição inicial e continua tentando, se o aluno acertar o aluno do cone
pega a bolinha de tênis devolve para o aluno que acerto e o próximo da fila
continua.
Variações: Pode
colocar para que o aluno acerte o gol com um chute ou arremesso, ou acerte um
cone e o derrube.
5.4 Entrega do jornal
Material: Jornal
Local: Espaço
adequado
Desenvolvimento:
Dividir a turma em duas equipes iguais e enfileira-las em uma linha de largada.
O primeiro de cada grupo devera correr com uma pagina do jornal no peito sem
usar as mãos para segurar o jornal, faz o percurso sem deixar o jornal cair no
chão e depois entrega para o próximo companheiro da equipe. Se o jornal vim de
cair no chão o aluno volta para a posição inicial e tenta novamente até
conseguir a passar para o próximo da fila.
Isto é sugestão para o ensino médio.
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