Educação Física

Continuação... Educação Física.

Planejamento:

Especificações e Sugestões.

 

Um bom planejamento escolar deve estar vinculado à organização dos conteúdos de aprendizagem em cada unidade didática, garantindo que estejam relacionados entre si, para sua melhor compreensão.

Ao longo da minha vida profissional com professor de educação física, temos visto desde planejamentos tolos – que idéias e as ações pretendidas por seus idealizadores, - até planejamentos pomposos, longos e repletos de frases de efeitos, mas também distantes dos meios, dos planos e reais objetivos dos seus formuladores.

 

Quatro princípios básicos devem nortear a construção de um planejamento escolar:

 

1 – Adequação à realidade: um planejamento consistente deve ser construído a partir dos valores, da cultura e do currículo escolar.

2 – Definição clara dos objetivos a serem alcançados: os objetivos e metas a serem atingidos fazem parte da essência de um planejamento competente. A premissa fundamental deve ser: os objetivos coletivamente compartilhados e claramente explicitados nortearão os passos a serem construídos.

3 – Clareza da construção: um planejamento eficiente é construído de forma clara e objetiva, em cada palavra empregada tem, além de sintonia com o todo, uma razão específica que justifica o fato de ali estar. O documento produzido, ao mesmo tempo em que reflete da maneira mais clara possível aquilo que seu(s) autor (es) pretende (m), deve garantir que seu (s) leitor (es) compreenda (m) com exatidão aquilo que se propõe realizar.

4 – Inclusão dos diversos atores da comunidade educativa: os melhores planejamentos são aqueles que incluem, em suas propostas, as experiências e saberes de toda a equipe escolar, desde seus líderes e professores, até seus alunos (planejamento participativo).

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