educação física
continuação.
O
planejamento deve, em última instancia direcionar-se a formar cidadãos
preparados para conhecer e interagir com o meio – de forma solidária e mais
cooperativa – conhecendo a realidade e sabendo nela se desenvolver. Pessoas,
enfim, que possam dar respostas aos desafios lançados pela vida social e
profissional num futuro mutante.
Nossa
proposta privilegia, finalmente, valorizar as experiências e os conhecimentos
prévios dos alunos, a fim despertar seu interesse e suas motivações para
aprender, compreender e serem capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em
sua promoção pessoal e do meio em que interagem. Esse deve ser o ponto de
partida de um trabalho educacional inclusivo e comprometido com a formação da
pessoa do cidadão. “Quem não planeja não avalia, quem não avalia não corrige,
que não corrige não evolui”.
Sem
abandonar os conteúdos tradicionais e clássicos da educação física escolar,
deve-se fazer a leitura ampla do movimento humano como manifestação de
indivíduos dotados de corporeidade e subjetividade singular. Cabe à Educação
Física definir-se como um espaço em que os alunos possam experimentar viver,
sentir, provar a corporeidade, a capacidade de reinventar os movimentos, de
fazer de novo e diferente, de usufruir do próprio corpo. Por outro lado,
reconhecemos que a experiência do corpo e do movimento se dá no quadro das
produções socioculturais instituídas, como a ginástica, o esporte, a dança, os
jogos e as brincadeiras, e envolve freqüentemente intencionalidade coletiva,
coordenação de movimento de indivíduos singulares; portanto, aprendizado de
relações baseadas na cooperação e na competição construtiva e ética.
No
aprendizado empreendedor, o aluno, em busca da congruência entre o sonho e a
sua forma de ser, de conhecimento sobre si mesmo e sobre o objeto do sonho,
mergulha em uma situação em que tem o controle do próprio processo de
aprendizagem. Aprender é uma construção (ou reconstrução) pessoal, em que o
aluno dá significado à própria experiência e as diversas
relações
que estabelece com o mundo.
Seleção
e organização geral dos conteúdos
CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
ENSINO FUNDAMENTAL
|
ENSINO MÉDIO
|
JOGOS E BRINCADEIRAS
Populares
Simbólicos
Sensoriais
Brincadeiras de Roda
Brinquedos
Industrializados
Construção de Brinquedos
|
Populares
De salão
Derivados dos esportes
Com raquetes
De outras culturas
|
Populares
De salão
Derivados dos esportes
Com raquete
Eletrônicos
Capoeira
|
GINASTICA
Ginástica historiada
|
Geral
Artística
De acrobacia
Circuitos
Atividades circenses
Caminhada
|
Hidroginástica
Alongamento
Relaxamento
Caminhada
De
academia
|
ESPORTE
Atletismo
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol
Peteca
Natação
|
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol
Peteca
Natação
|
DANÇA
Folclórica
Mímica
Dramatização
Teatro
|
Criativa
Folclórica
Nacionais
Internacionais
Movimentos expressivos:
Mímica, pantomima,
Dramatização
|
Criativa
Movimentos expressivos
|
Apresentaremos a seguir, a
proposta de organização geral dos conteúdos, em que os subtemas foram
distribuídos por serie, de acordo com o nível de complexidade, desenvolvimento
e as expectativas motivacionais dos alunos. Para cada série, identificamos os
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como as habilidades a
serem trabalhadas, de forma a forma a marcar a substituição de uma perspectiva
mecanicista da atividade física por uma perspectiva pedagógica mais humana e
totalizadora.
Seleção e organização dos
conteúdos por séries
EDUCAÇÃO INFANTIL
EIXO TEMÁTICO: CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO
|
JOGOS E BRINCADEIRAS, GINÁSTICA E DANÇA
|
Subeixos temáticos
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Jogos e brincadeiras:
Ginástica:
·
Ginástica
historiada.
|
Conceituais:
Procedimental
·
Vivencia de
jogos, brincadeiras, danças, movimentos corporais que possibilitem ampla
experimentação corporal, lúdica e social.
Atitudinais
·
Reconhecimento
de si mesmo e do outro
·
Reconhecimento
do sentido das ações pessoais
·
Vivencia do
simbólico
·
Cooperação
·
Respeito a
regras
|
Corporalmente
uma historia.
|
Dança:
|
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