educação física

continuação.

O planejamento deve, em última instancia direcionar-se a formar cidadãos preparados para conhecer e interagir com o meio – de forma solidária e mais cooperativa – conhecendo a realidade e sabendo nela se desenvolver. Pessoas, enfim, que possam dar respostas aos desafios lançados pela vida social e profissional num futuro mutante.

Nossa proposta privilegia, finalmente, valorizar as experiências e os conhecimentos prévios dos alunos, a fim despertar seu interesse e suas motivações para aprender, compreender e serem capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em sua promoção pessoal e do meio em que interagem. Esse deve ser o ponto de partida de um trabalho educacional inclusivo e comprometido com a formação da pessoa do cidadão. “Quem não planeja não avalia, quem não avalia não corrige, que não corrige não evolui”.

 

Sem abandonar os conteúdos tradicionais e clássicos da educação física escolar, deve-se fazer a leitura ampla do movimento humano como manifestação de indivíduos dotados de corporeidade e subjetividade singular. Cabe à Educação Física definir-se como um espaço em que os alunos possam experimentar viver, sentir, provar a corporeidade, a capacidade de reinventar os movimentos, de fazer de novo e diferente, de usufruir do próprio corpo. Por outro lado, reconhecemos que a experiência do corpo e do movimento se dá no quadro das produções socioculturais instituídas, como a ginástica, o esporte, a dança, os jogos e as brincadeiras, e envolve freqüentemente intencionalidade coletiva, coordenação de movimento de indivíduos singulares; portanto, aprendizado de relações baseadas na cooperação e na competição construtiva e ética.

No aprendizado empreendedor, o aluno, em busca da congruência entre o sonho e a sua forma de ser, de conhecimento sobre si mesmo e sobre o objeto do sonho, mergulha em uma situação em que tem o controle do próprio processo de aprendizagem. Aprender é uma construção (ou reconstrução) pessoal, em que o aluno dá significado à própria experiência e as diversas

relações que estabelece com o mundo.

 
Seleção e organização geral dos conteúdos

 

CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO

JOGOS E BRINCADEIRAS

Populares
Simbólicos
Sensoriais
Brincadeiras de Roda
Brinquedos Industrializados
Construção de Brinquedos
Populares
De salão
Derivados dos esportes
Com raquetes
De outras culturas
Populares
De salão
Derivados dos esportes
Com raquete
Eletrônicos
Capoeira

GINASTICA

Ginástica historiada
Geral
Artística
De acrobacia
Circuitos
Atividades circenses
Caminhada
Hidroginástica
Alongamento
Relaxamento
Caminhada
De academia

ESPORTE

 
Atletismo
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol
Peteca
Natação
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol
Peteca
Natação

DANÇA

Folclórica
Mímica
Dramatização
Teatro
Criativa
Folclórica
Nacionais
Internacionais
Movimentos expressivos:
Mímica, pantomima,
Dramatização
Criativa
Movimentos expressivos
 

 

Apresentaremos a seguir, a proposta de organização geral dos conteúdos, em que os subtemas foram distribuídos por serie, de acordo com o nível de complexidade, desenvolvimento e as expectativas motivacionais dos alunos. Para cada série, identificamos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como as habilidades a serem trabalhadas, de forma a forma a marcar a substituição de uma perspectiva mecanicista da atividade física por uma perspectiva pedagógica mais humana e totalizadora.

Seleção e organização dos conteúdos por séries

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

EIXO TEMÁTICO: CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO
JOGOS E BRINCADEIRAS, GINÁSTICA E DANÇA

 

Subeixos temáticos
Conteúdos
Habilidades
Jogos e brincadeiras:
  • Populares
  • Simbólicos
  • Sensoriais
  • Brincadeiras de roda
  • Brinquedos industrializados
  • Construção de brinquedos.
Ginástica:
·       Ginástica historiada.
Conceituais:
  • A brincadeira e o uso de espaço e tempo diferenciados
  • A brincadeira e o uso de objetos de cores, formas, números, letras, desenhos, textura diferentes
  • Memorização de cantos
  • Imitação de animais, plantas, meios de transportes, dentre outros com o corpo
  • Jogos para desenvolver a percepção da audição, visão, olfato, tato e paladar
  • Criação de brinquedos e brincadeiras.
Procedimental
·       Vivencia de jogos, brincadeiras, danças, movimentos corporais que possibilitem ampla experimentação corporal, lúdica e social.
Atitudinais
·       Reconhecimento de si mesmo e do outro
·       Reconhecimento do sentido das ações pessoais
·       Vivencia do simbólico
·       Cooperação
·       Respeito a regras
  • Vivenciar jogos, brincadeiras, danças, movimentos expressivos e ginástica.
  • Brincar em tempos e espaços diferentes.
  • Identificar diferentes formas, cores, objetos, números, letras por meio do movimento corporal.
  • Memorizar cantos e gestos.
  • Brincar de formas diferenciadas.
  • Representar animais, plantas, meios de transportes, dentre outros, por meio de gestos e sons.
  • Construir brinquedos.
  • Organizar brinquedos pela cor, forma, textura, dentre outros.
  • Realizar jogos para desenvolver a percepção dos sentidos: olfato, tato, audição e paladar.
  • Criar brincadeiras.
  • Conhecer seu próprio corpo.
  • Reconhecer o corpo do colega.
  • Respeitar regras das brincadeira.
  • Representar
Corporalmente uma historia.

 

Dança:
  • Danças folclóricas
  • Mímicas
  • Teatro.

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