Jogos Reduzidos e Adaptados
Jogos Reduzidos e Adaptados
Prof. Ocimar Esteves
Introdução:
Jogos reduzidos e adaptados são muito úteis no processo de aprendizado
do futebol, mas utilizá-los no processo de treinamento não é uma tarefa
simples. Com o intuito de facilitar o planejamento do treino e o entendimento das
demandas de cada faixa etária, desde a iniciação até ao profissional, os jogos
serão divididos em quatro estágios, de acordo com a complexidade de suas regras
e seus objetivos. Os quatro estágios foram divididos, didaticamente, da
seguinte forma:
- Estágio 1 -
Desenvolvimento Técnico Contextualizado em Situações Simples
- Estágio 2 -
Aspectos Táticos Individuais e Aprimoramento Técnico Contextualizado
- Estágio 3 -
Aspectos Táticos Conceituais e Tomados de Decisão em Pequenos Grupos.
- Estágio 4 -
Construção, Desenvolvimento e Aprimoramento do Modelo de Jogo.
Estágio 1 - Desenvolvimento Técnico
Contextualizado em Situações Simples
·
Este estágio é composto pelos jogos menos complexos, com regras simples
e que enfatizam o aprendizado técnico relacionado ao jogar. Em outras palavras,
os jogos que o compõe, buscam o aprendizado das ações técnicas (passe, domínio,
condução, finalização, etc.) de forma contextualizada ao jogo. As ações
técnicas não serão treinadas de forma isolada e segmentada. A técnica será
desenvolvida usando jogos que apresentem situações mais simples de serem
solucionadas do que as situações do jogo formal.
·
Algumas características dos jogos deste estágio são: superioridade
numérica para a equipe em posse da bola (de 3 a 7 jogadores contra 1 ou 2);
espaço e movimentação limitados; jogos com uma ou mais bolas; regras de baixa
complexidade; ênfase no aspecto técnico, entre outros. Os jogos deste estágio
se relacionam ao jogo formal, mas ainda possuem muitas diferenças com o mesmo.
·
Neste estágio, os jogos não precisam ser, necessariamente, da mesma
família do que o futebol. Como a ênfase é no desenvolvimento técnico, basta que
sejam jogos que utilizem habilidades necessárias ao futebol - em contextos
semelhantes.
Na verdade, e dependendo da idade do grupo em questão, podem ser até mesmo brincadeiras de bola com os pés.
Na verdade, e dependendo da idade do grupo em questão, podem ser até mesmo brincadeiras de bola com os pés.
Estágio 2 - Aspectos Táticos
Individuais e Aprimoramento Técnico Contextualizado.
·
Neste estágio, os jogos enfatizam o aprimoramento técnico dos jogadores
e o desenvolvimento de aspectos táticos individuais como cobertura, pressão,
linhas de passe, etc. Os jogos ainda podem contar com superioridade numérica
para a equipe em posse de bola, mas não com a mesma proporção do estágio 1.
·
Além de jogos com igualdade numérica, este estágio, também, conta com
jogos com inferioridade numérica para quem ataca. As decisões terão de ser
tomadas com maior velocidade e os jogadores terão menos tempo para completar as
tarefas técnicas e táticas. Mais uma vez, a ação técnica nunca é treinada de
forma isolada e descontextualizada do jogo.
Estágio 3 - Aspectos Táticos
Conceituais e Tomados de Decisão em Pequenos Grupos.
·
O foco deste estágio é o desenvolvimento de conceitos como posse
de bola, proteção ao alvo, recuperação da posse de bola, marcação individual e
zonal, amplitude, profundidade, ultrapassagem, entre outros. Em outras
palavras, este estágio conta com jogos que visam ao aprendizado de conceitos
importantes para diversos modelos de jogo, princípios estruturais e princípios
operacionais.
·
Estes conceitos serão aprendidos, independentemente, de esquemas
táticos. O objetivo principal é fazer com que os jogadores experimentem
diversas situações-problema que demandem decisões rápidas e importantes para o
jogo. Esses conceitos serão trabalhados em grupos pequenos ou médios, quando
comparados ao jogo formal.
·
Os jogos deste estágio, normalmente, possuem regras que não
restringem as decisões dos jogadores, mas estimulam os mesmos a encontrarem
soluções para os problemas propostos. Regras novas serão, gradualmente,
adicionadas aos jogos reduzidos. As soluções aos problemas apresentados
estarão, muitas vezes, relacionadas aos princípios estruturais e operacionais
do jogo.
Estágio 4 - Construção,
Desenvolvimento e Aprimoramento do Modelo de Jogo.
·
Os jogos deste estágio se relacionam, diretamente, com o modelo
de jogo da equipe. Serão trabalhados aspectos e referências táticas como o
esquema tático, princípios estruturais e operacionais em grandes grupos, sempre
buscando a especificidade da forma de jogar da equipe.
·
Os jogos vão desde jogos médios até jogos de 11 contra 11
jogadores, onde serão trabalhadas as funções específicas de cada posição e
todos os conteúdos que englobam o modelo de jogo da equipe.
·
Os jogos deste estágio são bastante complexos e utilizam
múltiplas regras e alvos para pontuação. Por essa razão, são mais apropriados
para categorias de idade mais avançada e para o profissional. Porém, algumas
variações simplificadas podem ser introduzidas em todas as categorias, desde
que a complexidade das regras cresça, gradativamente.
·
Jogos deste estágio são muito importantes para que os jogadores
entendam os esquemas táticos e as regras de ação durante os jogos, sendo,
diretamente, relacionados ao modelo de jogo da equipe.
Distribuição
dos Estágios nas Categorias de Base e Profissional.
·
A divisão dos jogos em
quatro estágios proposta, anteriormente, não tem como objetivo segmentar o
processo de aprendizado. Todos os estágios contêm aspectos importantes para o
aprendizado do futebol e aparecerão, em menor ou maior escala, desde a
iniciação até o profissional, ao longo de toda a formação do jogador.
·
Por outro lado, a idade do jogador e a sua bagagem motora são
determinantes no tipo de treinamento que deve ser aplicado e, portanto, no
tempo que deve ser dedicado a cada estágio.
·
Em outras palavras, não queremos dizer que um determinado aluno
só vai fazer as atividades do estágio 2, quando tiver "dominado" as
atividades do estágio 1, por exemplo. Todos os estágios serão trabalhados em
quase todas as faixas etárias, com algumas exceções. De acordo com a idade e
com o nível de treinamento, um ou outro estágio receberá maior ênfase.
Comentários
Postar um comentário