Treinamento Tecnicista ou Tradicional - I parte


O Treinamento Tradicional e a Formação do Jogador.

O Fim da Metodologia Tecnicista?

Inteligência de Jogo: O Coração da Metodologia Através de Jogos.

Assim, esperamos que aproveite bem seus estudos.

Neste capítulo, temos como principal objetivo colocar as características e diferenças entre a metodologia tradicional e o treinamento através de jogos. De acordo com o título desta aula, neste momento enfocaremos o treinamento tradicional e a formação do jogador.

Porém, por que estudar o treinamento tradicional agora, se o objetivo do curso é o treinamento através de jogos reduzidos?

É muito importante entender que para compreender as principais vantagens do trabalho através de jogos, é necessário, primeiramente, mostrarmos os conceitos, vantagens e desvantagens do treinamento tradicional. A metodologia de treinamento, pautada na complexidade e na integração dos conceitos físicos, técnicos e táticos, surge para tentar resolver alguns problemas existentes no treinamento tradicional do futebol.

Antes de iniciarmos as discussões sobre jogos reduzidos, vamos analisar um pouco da metodológica tradicional de treino, frequentemente em pregada no Brasil em clubes das mais variadas expressões.

De maneira geral, a metodologia mais utilizada no futebol é baseada no treinamento “Tecnicista”. Como o próprio nome já diz neste tipo de trabalho é dada ênfase na técnica, ou seja, nos fundamentos do jogo de futebol. Alguns exemplos deste fundamentos são o passe, domínio, condução, drible, finalização, etc.

Segundo esta metodologia, para que seja possível jogar o jogo é necessário, previamente, aprender a realizar os movimentos técnicos, que são considerados como as "bases para o jogar". Busca-se, portanto, a execução perfeita do movimento para que, em um segundo momento, estas habilidades adquiridas possam ser treinadas em jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão