Educação Física
Continuação...III
Ao nos referirmos às competências
e habilidades a serem adquiridas ao longo do processo de ensino e aprendizagem,
estamos nos remetendo às apropriações nas descobertas de seus limites e
possibilidades, na compreensão e experimentação das diferentes manifestações
culturais, na participação, criação ou modificação de regra, na capacidade de
trabalhar em equipe, de desenvolver noções conceituais, de estabelecer relações
refletivas e críticas, entre outras.
Em toda proposta de planejamento
é preciso contemplar o momento da avaliação, que hoje é o maior desafio a ser
enfrentado pelos profissionais. Avaliação está atrelada à intencionalidade da
ação pedagógica e precisa responder às seguintes perguntas: O que o aluno
precisa aprender? Que conhecimento, competência, habilidades, atitudes precisa
desenvolver? Quem avalia? Quando? Como? O que fazer com os resultados?
Zabala, ao discutir a avaliação,
afirma que o meio mais adequado para nos informarmos do processo de
aprendizagem e do grau de desenvolvimento e competência que os consiste na observação sistemática de cada
um deles na realização das diferentes atividades e tarefas. Analisando as três
naturezas dos conteúdos, afirma que os conteúdos conceituais podem ser
avaliados a partir de atividades que garantam um melhor conhecimento do que cada
aluno compreende e isso implica a observação do uso de cada um dos conceitos em
diversas situações e nos casos em que ele os utiliza em explicações
espontâneas. Para isso, só pode ser verificado em situações de aplicação dos
conteúdos. Já os conteúdos atitudinais são mais complexos de serem avaliados.
Torna-se necessário que surjam situações conflitantes que permitam a observação
de como os alunos se comportam diante delas (Zabala, 1998:203-208).
Ao ser considerada uma disciplina
como as demais na instituição escolar, a Educação Física precisa também
organizar estratégias de avaliação de seus conteúdos. Para isso, deve lançar
mão das provas objetivas ressignificadas, a pesquisa, o debate, a análise de
filmes, propagandas, a solução de problemas nas práticas corporais, entre
outras.
Comentários
Postar um comentário