Educação Física


Continuação...III

 

 

Ao nos referirmos às competências e habilidades a serem adquiridas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, estamos nos remetendo às apropriações nas descobertas de seus limites e possibilidades, na compreensão e experimentação das diferentes manifestações culturais, na participação, criação ou modificação de regra, na capacidade de trabalhar em equipe, de desenvolver noções conceituais, de estabelecer relações refletivas e críticas, entre outras.

Em toda proposta de planejamento é preciso contemplar o momento da avaliação, que hoje é o maior desafio a ser enfrentado pelos profissionais. Avaliação está atrelada à intencionalidade da ação pedagógica e precisa responder às seguintes perguntas: O que o aluno precisa aprender? Que conhecimento, competência, habilidades, atitudes precisa desenvolver? Quem avalia? Quando? Como? O que fazer com os resultados?

Zabala, ao discutir a avaliação, afirma que o meio mais adequado para nos informarmos do processo de aprendizagem e do grau de desenvolvimento e competência que os   consiste na observação sistemática de cada um deles na realização das diferentes atividades e tarefas. Analisando as três naturezas dos conteúdos, afirma que os conteúdos conceituais podem ser avaliados a partir de atividades que garantam um melhor conhecimento do que cada aluno compreende e isso implica a observação do uso de cada um dos conceitos em diversas situações e nos casos em que ele os utiliza em explicações espontâneas. Para isso, só pode ser verificado em situações de aplicação dos conteúdos. Já os conteúdos atitudinais são mais complexos de serem avaliados. Torna-se necessário que surjam situações conflitantes que permitam a observação de como os alunos se comportam diante delas (Zabala, 1998:203-208).

Ao ser considerada uma disciplina como as demais na instituição escolar, a Educação Física precisa também organizar estratégias de avaliação de seus conteúdos. Para isso, deve lançar mão das provas objetivas ressignificadas, a pesquisa, o debate, a análise de filmes, propagandas, a solução de problemas nas práticas corporais, entre outras.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão