Educação Física
Continuação ...VII
Exemplos de Projetos
Os melhores projetos são aqueles construídos (planejados)
com clareza e objetividade, contendo propostas capazes de mobilizar e envolver
a participação dos seus alunos. Apresentaremos, a seguir, alguns exemplos de
projetos baseados em atividades propostas.
PROJETO: I – MURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivo: Ampliar, no âmbito da escola, as informações
sobre a saúde, os esportes e as atividades físicas.
|
O QUE
|
QUEM
|
QUANDO
|
COMO
|
ONDE
|
Apresentar à direção da escola o projeto, obter apoio para
sua implementação
|
Professor de Educação Física
|
1ª face do projeto
|
Reunião com a direção/coordenação
|
Sala de reunião
|
Negociar e preparar mural ou painel, para exposição.
|
Direção/profº Ed. Física
|
Após aprovação do projeto.
|
Escolha do local adequado (circulação de alunos)
|
Prédio da escola.
|
Apresentar o projeto aos alunos.
|
Profº Ed. Física
|
1ª aula após aprovação.
|
Escolha do local adequado (circulação de alunos).
|
Prédio da escola.
|
Enviar carta de divulgação aos pais.
|
Direção da escola.
|
Após aprovação.
|
Após aprovação.
|
Diretoria.
|
Selecionar o material pesquisado.
|
Profº e alunos.
|
15 dias após divulgação.
|
Nas aulas de Ed. Física.
|
Local da aula.
|
Montar o material selecionado.
|
Profº. E alunos convidados.
|
Após seleção do material.
|
Correspondência escola-familia.
|
Diretoria.
|
Divulgar o material exposto.
|
Profº e alunos.
|
Após montagem.
|
Reunião do profº. com os alunos convidados
|
Sala dos professores.
|
Retirar o material exposto, substituído-o por novo.
|
Profº e aluno.
|
15 dias após.
|
Organização estética e visual/colagem dos textos.
Durante aulas.
|
Mural ou painel.
Local das aulas.
No mural.
|
Arquivar material retirado.
|
Professor.
|
Após retirada.
|
Apoio dos alunos retirada e remontagem.
Arquivo em pastas identificadas.
|
Biblioteca.
|
Exemplo de Tema: Dialogando sobre o corpo
Apresentação:
A atividade física vem sendo cada
vez mais reconhecida em todo o mundo como um importante meio para se preservar
a saúde e prolongar a expectativa de vida com qualidade. A todo o momento,
surgem novas comprovações de sua importância e seu papel na prevenção a
inúmeras doenças, além do reconhecimento, cada vez mais evidente, de sua
contribuição na manutenção das principais funções vitais do corpo.
Apesar de essas informações serem
permanentemente divulgadas através dos principais meios de comunicações, nem
sempre as pessoas se dão conta do seu significado, nem acrescentadas às suas
vidas. Tal constatação também se aplica, lamentavelmente, aos jovens. Justo
eles que, ao atravessarem um período de desenvolvimento único e singular,
poderiam tirar um proveito especial das informações consistentes e do acesso a
práticas seguras e saudáveis no processo de experimentação e escolha consciente
das atividades físicas adequadas à idade.
Entre os nossos alunos, o quadro
é semelhante, apresentando, porém, um dado fundamental: o papel de referencia
representado pelo professor de educação física junto a eles, no esclarecimento
de dúvidas, no fornecimento de informações consistentes e relevante, na
reflexão sobre temas e questões pertinente ao seu desenvolvimento e interesse e
no acesso a práticas e atividades físicas prazerosas, instigantes e produtivas.
Pensando nesse diálogo e no
significado dessa relação na formação dos alunos, oferecemos criar na escola
espaços, que denominamos murais ou painéis, em que serão divulgadas informações
e reflexões relevantes e pertinentes sobre saúde, esportes e a prática de
atividades físicas, seus benefícios e prevenções para a obtenção de melhores
resultados.
Objetivo do Projeto
- Incentivar a pesquisa, leitura,
reflexão e seleção de textos diversos relativos aos temas propostos.
- Estabelecer mais um canal de
comunicação e relação entre professor (es) e aluno (as).
- Incentivar o desenvolvimento de
uma atitude reflexiva e critica diante dos modismos e da indústria da estática
e da beleza.
- Incentivar o conhecimento sobre
temas ligados à saúde e à atividade física.
- Promover relações críticas
entre a Educação Física e a saúde, sexualidade, lazer, ética e cidadania.
Público Alvo
Alunos e alunas da 6º ano do
Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.
Calendário
- O Projeto poderá ter inicio em
qualquer período do ano letivo.
-Não há previsão de encerramento,
podendo ter seqüência nos anos seguintes (o que seria ideal).
- Deve-se estabelecer uma
periodicidade para a renovação dos textos exposto. Sugerimos que, a cada quinze
dias, o material divulgado seja substituído por outro, de acordo com um
cronograma construído com apoio e conhecimento dos alunos, com distribuição da
responsabilidade pela renovação entre as turmas.
Material Operacional
- Um painel de madeira ou
material similar (se a opção da escola for pela montagem de um mural).
- Textos e/ou artigos e fotos de
jornais e revista, internet, etc.
Operacionalização
- Divulgar o projeto,
incentivando e sensibilizando os alunos a atuar, desde a seleção dos temas até
a pesquisa e exibição do material selecionado.
- Estabelecer se possível com a
participação dos alunos, uma relação de temas que deverão ser pesquisados e
recolhidos durante o ano letivo.
- Selecionar os materiais que
deverão ser exposto a cada período (quinzena, mês ou bimestre).
- Montar, no local escolhido,
periodicamente, o material selecionado.
- Comunicar e incentivar os
alunos a ler, divulgar e coletar novos materiais para o projeto.
- Substituir periodicamente o
material exposto.
- Arquivar o material, após sua
exposição para reutilização em outras montagens.
- Avaliar informalmente (ouvindo
a opinião dos alunos durante as aulas) e formalmente (por escrito) na etapa
final do projeto.
Comentários
Postar um comentário