Educação Física


Continuação ...VII

 

Exemplos de Projetos

 

Os melhores projetos são aqueles construídos (planejados) com clareza e objetividade, contendo propostas capazes de mobilizar e envolver a participação dos seus alunos. Apresentaremos, a seguir, alguns exemplos de projetos baseados em atividades propostas.

PROJETO: I – MURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivo: Ampliar, no âmbito da escola, as informações sobre a saúde, os esportes e as atividades físicas.

 

O QUE
QUEM
QUANDO
COMO
ONDE
Apresentar à direção da escola o projeto, obter apoio para sua implementação
Professor de Educação Física
1ª face do projeto
Reunião com a direção/coordenação
Sala de reunião
Negociar e preparar mural ou painel, para exposição.
Direção/profº Ed. Física
Após aprovação do projeto.
Escolha do local adequado (circulação de alunos)
Prédio da escola.
Apresentar o projeto aos alunos.
Profº Ed. Física
1ª aula após aprovação.
Escolha do local adequado (circulação de alunos).
Prédio da escola.
Enviar carta de divulgação aos pais.
Direção da escola.
Após aprovação.
Após aprovação.
Diretoria.
Selecionar o material pesquisado.
Profº e alunos.
15 dias após divulgação.
Nas aulas de Ed. Física.
Local da aula.
Montar o material selecionado.
Profº. E alunos convidados.
Após seleção do material.
Correspondência escola-familia.
Diretoria.
Divulgar o material exposto.
Profº e alunos.
Após montagem.
Reunião do profº. com os alunos convidados
Sala dos professores.
Retirar o material exposto, substituído-o por novo.
Profº e aluno.
15 dias após.
Organização estética e visual/colagem dos textos.
Durante aulas.
Mural ou painel.
Local das aulas.
No mural.
Arquivar material retirado.
Professor.
Após retirada.
Apoio dos alunos retirada e  remontagem.
Arquivo em pastas identificadas.
Biblioteca.

 

 

Exemplo de Tema: Dialogando sobre o corpo

 

Apresentação:

 

A atividade física vem sendo cada vez mais reconhecida em todo o mundo como um importante meio para se preservar a saúde e prolongar a expectativa de vida com qualidade. A todo o momento, surgem novas comprovações de sua importância e seu papel na prevenção a inúmeras doenças, além do reconhecimento, cada vez mais evidente, de sua contribuição na manutenção das principais funções vitais do corpo.

Apesar de essas informações serem permanentemente divulgadas através dos principais meios de comunicações, nem sempre as pessoas se dão conta do seu significado, nem acrescentadas às suas vidas. Tal constatação também se aplica, lamentavelmente, aos jovens. Justo eles que, ao atravessarem um período de desenvolvimento único e singular, poderiam tirar um proveito especial das informações consistentes e do acesso a práticas seguras e saudáveis no processo de experimentação e escolha consciente das atividades físicas adequadas à idade.

Entre os nossos alunos, o quadro é semelhante, apresentando, porém, um dado fundamental: o papel de referencia representado pelo professor de educação física junto a eles, no esclarecimento de dúvidas, no fornecimento de informações consistentes e relevante, na reflexão sobre temas e questões pertinente ao seu desenvolvimento e interesse e no acesso a práticas e atividades físicas prazerosas, instigantes e produtivas.

Pensando nesse diálogo e no significado dessa relação na formação dos alunos, oferecemos criar na escola espaços, que denominamos murais ou painéis, em que serão divulgadas informações e reflexões relevantes e pertinentes sobre saúde, esportes e a prática de atividades físicas, seus benefícios e prevenções para a obtenção de melhores resultados.

Objetivo do Projeto

- Incentivar a pesquisa, leitura, reflexão e seleção de textos diversos relativos aos temas propostos.

- Estabelecer mais um canal de comunicação e relação entre professor (es) e aluno (as).

- Incentivar o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e critica diante dos modismos e da indústria da estática e da beleza.

- Incentivar o conhecimento sobre temas ligados à saúde e à atividade física.

- Promover relações críticas entre a Educação Física e a saúde, sexualidade, lazer, ética e cidadania.

 

Público Alvo

 

Alunos e alunas da 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.

 

Calendário

 

- O Projeto poderá ter inicio em qualquer período do ano letivo.

-Não há previsão de encerramento, podendo ter seqüência nos anos seguintes (o que seria ideal).

- Deve-se estabelecer uma periodicidade para a renovação dos textos exposto. Sugerimos que, a cada quinze dias, o material divulgado seja substituído por outro, de acordo com um cronograma construído com apoio e conhecimento dos alunos, com distribuição da responsabilidade pela renovação entre as turmas.

 

Material Operacional

 

- Um painel de madeira ou material similar (se a opção da escola for pela montagem de um mural).

- Textos e/ou artigos e fotos de jornais e revista, internet, etc.

 

 

Operacionalização

 

- Divulgar o projeto, incentivando e sensibilizando os alunos a atuar, desde a seleção dos temas até a pesquisa e exibição do material selecionado.

- Estabelecer se possível com a participação dos alunos, uma relação de temas que deverão ser pesquisados e recolhidos durante o ano letivo.

- Selecionar os materiais que deverão ser exposto a cada período (quinzena, mês ou bimestre).

- Montar, no local escolhido, periodicamente, o material selecionado.

- Comunicar e incentivar os alunos a ler, divulgar e coletar novos materiais para o projeto.

- Substituir periodicamente o material exposto.

- Arquivar o material, após sua exposição para reutilização em outras montagens.

- Avaliar informalmente (ouvindo a opinião dos alunos durante as aulas) e formalmente (por escrito) na etapa final do projeto.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão