Educação Física
Continuação ...IV
Exemplo de
Planejamento
Utilizando o princípio do
compartilhamento de experiências e aprendizados, apresentamos um exemplo de
planejamento que poderá ser “recriado” em cada escola, atendendo às
expectativas do contexto em que cada uma está inserida.
Tema: Relações Sociais
Objetivos gerais
|
Conteúdo Programático
|
Estratégia de Ensino
|
Recursos Didáticos
|
Carga Horária
|
Recursos de Avaliação
|
-Apresentar planejamento;
-Possibilitar relações afetivas
e sociointerativas
|
-Jogos e brincadeiras
|
-Dinâmica em pequenos e grandes
grupos
|
-Materiais variados
|
-02 h/a
|
-Observação
do grupo pelo professor
-Oral feita
pelo aluno no final da aula
|
Tema: Ginástica
Objetivos gerais
|
Conteúdo Programático
|
Estratégias de ensino
|
Recursos Didáticos
|
Carga Horária
|
Recursos de Avaliação
|
-Possibilitar experimentação
motora de forma a favorecer a corporeidade.
|
-Ginástica
-Correr,
saltar,
rolar, escalar, etc.
-Rolamento, roda, parada.
|
-Circuito montado pelos alunos.
-Exploração do material.
|
-Banco, plinton, colchão, cones,
trave de equilíbrio, cama elástica, etc.
|
14 h/a
|
-Observação do grupo pelo
professor.
-Oral, feita pelo aluno no
final da aula.
|
Tema: Esporte
Objetivos gerais
|
Conteúdo Programático
|
Estratégias de ensino
|
Recursos Didáticos
|
Carga Horária
|
Recursos de Avaliação
|
-Incorporar o sentido do jogo
coletivo, construindo regras e aprendendo a respeitá-las
|
-Atletismo
-Futsal
-Tênis
-Badminton
-Beisebol.
|
Construção coletiva das regras.
-Experimentação do material.
-Aula orientada.
|
Bolas, colchões, arcos, etc.
|
20 h/a
|
-Observação do grupo pelo
professor.
-Oral, feita pelo aluno no
final da aula.
|
Observação: Procuramos relacionar práticas corporais que
podem ser abordadas nas diversas séries do ensino fundamental e médio. Elas
deverão sofrer alterações de acordo com o objetivo e a realidade de cada
contexto social.
Comentários
Postar um comentário