Educação Física


Continuação... VI

 

Trabalhando com projetos

 

Vivemos numa época em que a atividade física é reconhecida como um valor ou uma necessidade por, praticamente, todas as pessoas, desde o adolescente até o adulto em idade mais avançada. Temos observado, todavia, que muitos, por desinformações ou motivos por modismos, enveredam-se em prática que não oferecem os benefícios pretendidos, ou pior, podem trazer conseqüências indesejáveis para suas vidas.

Na convivência diária com meus alunos, temos verificado que, ao lado de um enorme interesse por assuntos e temas ligados à atividade física, há entre eles, de maneira geral uma carência ou insuficiência de conhecimentos – específicos ou não – que lhes permitam fazer escolhas adequadas à sua idade e à sua saúde. O que propomos é uma ampliação do currículo tradicional da educação física, incorporando, de um lado, a cultura e as experiências dos alunos e, de outro, o amplo campo de temas ligados à saúde, ao esporte e a atividade física de forma geral.

Ampliando a proposta, sugerimos a inclusão no currículo de temas ligados à saúde e à atividade física, estruturando-os em um programa destinado a proporcionar aos nossos alunos o acesso a informações e conhecimentos capazes de instrumentalizá-los e capacitá-los a fazer escolhas conscientes e construir seu projeto de cultura física, voltado para a preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida. Nesse programa, podemos incluir, entre outras propostas, a apresentação, o debate e a reflexão em torno de temas como a musculação, a anorexia, a bulimia e o uso de anabolizantes, entre outros. Isso poderá ser feito a partir de matérias jornalísticas e reportagens extraídas de publicações periódicas recentes, garantindo-se assim a contextualização e a atualização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão