Educação Física
Continuação... VI
Trabalhando com projetos
Vivemos numa época em que a
atividade física é reconhecida como um valor ou uma necessidade por,
praticamente, todas as pessoas, desde o adolescente até o adulto em idade mais
avançada. Temos observado, todavia, que muitos, por desinformações ou motivos
por modismos, enveredam-se em prática que não oferecem os benefícios
pretendidos, ou pior, podem trazer conseqüências indesejáveis para suas vidas.
Na convivência diária com meus
alunos, temos verificado que, ao lado de um enorme interesse por assuntos e
temas ligados à atividade física, há entre eles, de maneira geral uma carência
ou insuficiência de conhecimentos – específicos ou não – que lhes permitam
fazer escolhas adequadas à sua idade e à sua saúde. O que propomos é uma
ampliação do currículo tradicional da educação física, incorporando, de um
lado, a cultura e as experiências dos alunos e, de outro, o amplo campo de
temas ligados à saúde, ao esporte e a atividade física de forma geral.
Ampliando a proposta, sugerimos a
inclusão no currículo de temas ligados à saúde e à atividade física,
estruturando-os em um programa destinado a proporcionar aos nossos alunos o
acesso a informações e conhecimentos capazes de instrumentalizá-los e
capacitá-los a fazer escolhas conscientes e construir seu projeto de cultura
física, voltado para a preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Nesse programa, podemos incluir, entre outras propostas, a apresentação, o
debate e a reflexão em torno de temas como a musculação, a anorexia, a bulimia
e o uso de anabolizantes, entre outros. Isso poderá ser feito a partir de matérias
jornalísticas e reportagens extraídas de publicações periódicas recentes,
garantindo-se assim a contextualização e a atualização.
Comentários
Postar um comentário