Planejamento anual de um time de futebol juvenil.


Planejamento anual de um time de futebol juvenil 7

Introdução

Ao longo desta série de artigos, queremos mostrar uma abordagem diferente no desenho de um planejamento anual para um time de futebol juvenil.
Nosso planejamento é baseado na essência do jogo e nas diferentes fases significativas que podemos identificar nele. Portanto, é a própria lógica interna do jogo que define os padrões para uma estruturação relevante dos objetivos estipulados para a temporada. As fases do jogo que identificamos e com relação às quais esse planejamento gira são:
A fase de iniciação.
A fase de construção.
A fase de finalização.
 
Nosso planejamento de tipo é projetado para uma temporada de 10 meses, que responde a 10 mesociclos. Cada mesociclo possui quatro microciclos, que incluem 2 sessões de treinamento e uma partida.
Técnica individual:

Ofensiva:
Melhore o controle e o domínio da bola.
Melhorar acerto (passes e arremessos).

Defensiva:
Interceptação, liberação, entrada ...
Aspecto individual do jogo coletivo:  

Ofensivo:
Com bola:
Conheça as possibilidades de atuar como jogador com a bola na situação 1X1 que são:
Mantenha / proteja a bola.
Progresso com a bola.
Tendo em conta:
A situação da bola em relação ao gol
A situação de pares e adversários

Sem bola:
Desmarque suporte e quebre.
Ajuda defensiva ao seu parceiro com a bola (cobertura ofensiva).

Defensivo: 
Antes do adversário com bola:
Impedir sua ação ofensiva (quando temos uma vantagem)
Controlar, cronometrar, atrasar a ação (com uma certa desvantagem)
Pegue a bola.

Antes de um oponente sem bola:
Determine o passe para o jogador com a bola. (triângulo de eficácia defensiva).
Marcação
Relógio defensivo
Ajuda defensiva para um companheiro contra um adversário com uma bola.
Intercepte o passe, caso ocorra.
Jogo coletivo: 

Jogo ofensivo:
Desenvolva o ataque posicional em amplitude e profundidade.
Uso do passe curto e médio.
Iniciação ao sistema 1: 3: 3.
Definir funções cada linha e cada posição em cada linha.
Manter a organização ofensiva, tanto no ataque combinatório quanto no contra-ataque (evite o jogo direto).

Fase defensiva:
Aprenda a se posicionar em retirada, uma vez perdida a posse da bola.
A primeira linha de contenção e pressão para roubar a bola e a segunda linha de cobertura.
Aprenda a fazer auxílios entre jogadores da mesma linha.
Iniciação no modelo de marcação de zona.

Objetivos condicionais:

Resistência: Não é uma fase adequada para o desenvolvimento dessa capacidade.
Velocidade: estágio básico para o desenvolvimento dessa capacidade.
Força: Execute um trabalho de arrastar, empurrar e carregar automaticamente.
Flexibilidade: trabalhe a flexibilidade geral e específica do futebol.
O sistema que propomos é 1-3-3. Este sistema de jogo possui 2 linhas, de modo que se assemelha aos sistemas usados no futebol aos 5 anos. Mais tarde, podemos variar e usar sistemas de jogo de 3 linhas, como 1-2-2-2, 1-3-2 -1,1-2-3, etc. Dessa forma, abordamos os sistemas de jogos de futebol às 11.

Esse sistema nos permite diferenciar e ocupar os três corredores (2 laterais e 1 central), ajudando a criança a perceber o conceito de jogar em profundidade e não apenas em profundidade.

Todos os jogadores devem experimentar todas as funções, ocupar todas as posições. Desta forma, a não especialização dos jogadores produzirá um enriquecimento motor e um desenvolvimento da inteligência do jogo fundamental nessas idades. 

É necessário realizar abordagens táticas e estratégicas que norteiem nossas ações. Não devemos jogar de forma alguma para vencer. FORMAR é mais importante do que ganhar.

Devemos alternar ordens táticos e estratégicos para enriquecer a bagagem tático-estratégica dos jogadores: retirada, pressão na saída da bola, marcação de zona, marcação individual, etc.


É importante PLANEJAR E PERIODIZAR para aumentar a qualidade do treinamento. Improvisação é um erro grave que pode levar a uma preparação inadequada de nossos jogadores.

Os jogadores são a pedra angular do planejamento da temporada e da organização das sessões. Devemos submeter o planejamento às necessidades dos jogadores e às circunstâncias que cercam a sessão de treinamento. O planejamento é um plano e, como tal, pode variar e se adaptar ao momento atual.

Estamos no estágio básico para o desenvolvimento da VELOSIDADE. Devemos dedicar todos os dias através de jogos ou outro trabalho dinâmico.

O tempo da lição de casa é uma referência. O treinador deve adaptá-lo às características do seu grupo e às necessidades do grupo.

As dimensões do campo em jogos reduzidos são indicativas. É necessário adaptá-lo às características de nossos jogadores. Dependendo do nível do grupo, aumentaremos ou reduziremos as dimensões do campo.

Aquecimento: (20 min)
O aquecimento pode ser dividido em 3 partes:
Aumento da temperatura: Jogos para iniciar a atividade física que desenvolveremos durante a sessão.
Jogo de velocidade: Diferentes tipos de jogos em que o protagonista é o trabalho da velocidade (cortar o fio, 4 contra o mundo, pegar)
Técnica individual: exercícios voltados para a técnica individual, orientados para os objetivos propostos para esse mesociclo.

Parte principal: (50 min)
Exercício 1
Exercício 2
Partida de futebol 7: Consideramos necessária a presença de uma partida no final da sessão, pois podemos ver se o que foi feito durante a sessão se manifesta e é um estímulo para os jogadores.

Volta à calma: (5 min)
Alongamento: Comece a alongar.
Proposta de rotina de alongamento e trabalho de flexibilidade geral e específica do futebol.
Coleta de materiais

MESOCICLO
FASE
JANEIRO
INICIAÇÃO
FEVEREIRO
CONSTRUÇÃO
MARÇO
FINALIZAÇÃO
ABRIL
INICIAÇÃO
MAIO
CONSTRUÇÃO
JUNHO
FINALIZAÇÃO
JULHO
INICIAÇÃO+CONSTRUÇÃO
AGOSTO
CONSTRUÇÃO
SETEMBRO
CONSTRUÇÃO+FINALIZAÇÃO
OUTUBRO
FINALIZAÇÃO


Fase: Iniciação

Objetivos:
Técnica individual:
Melhore a condução
Melhore o passe.
Melhore o controle.

Aspecto individual do jogo coletivo:
Mantenha / proteja a bola.
Progresso com a bola.
Desmarque de apoio ou interrompa.

Jogo coletivo:
Desenvolva o ataque posicional em amplitude e profundidade.
Desenvolver o uso do passe curto e médio.

Condicional:
Velocidade.

Microciclos:
1 INICIAÇÃO.
2 INICIAÇÃO.
3 INICIAÇÃO.
4 INICIAÇÃO
Microciclo 1. Dia 1
Exercício 1: "Posse da bola em superioridade"
Tempo: 20 min
Material: bola, cogumelos, coletes.
Nº jogadores: 10 (6X4)
Dimensões do campo: 25X25
Descrição: obtenha 10 passes seguidos.
O objetivo do jogo é manter a posse da bola em superioridade numérica. Varie as equipes a cada 5 minutos.




Exercício 2: “Combine com o início do jogo em um chute de gol em superioridade”
Tempo: 20 min
Material: 1 gol, bola, cogumelos, coletes.
Número de jogadores: 11 (6 1X4)  do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição: O início de cada posse é sempre um pontapé inicial. A equipe de superioridade tem como objetivo passar a linha do meio-campo dirigindo a bola.
Após qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo com um chute de gol.


Exercício 1: "Jogo quadrado"
Tempo: 15 min (2X5X1'30 ").
Material: bola, cogumelos, coletes.
Nº de jogadores: 4 (3X1)
Dimensões do campo: 5X5
Descrição: Dividimos o campo em 4 zonas iguais. Os jogadores ocupam 3 zonas, portanto 1 é sempre gratuito. Você só pode passar o player localizado nas áreas adjacentes, nunca na diagonal. O objetivo é a mobilidade contínua dos jogadores que procuram e criam linhas de passe para receber a bola.



Exercício 2: “Combine com o início do jogo em um chute de gol em superioridade”
Tempo: 25 min (10 15); Material: 1 gol, bola, cogumelos, coletes.
Número de jogadores: 11 (6 1X4)
Dimensões do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição: Conceitos táticos básicos para o início da jogada após o pontapé inicial no sistema 1-3-3.
Movimentos centrais.
Movimentos laterais.
Movimentos do centro do meio.
Movimentos das extremidades.
Realizaremos o exercício, seguindo a seguinte progressão:
Sem bola
Sem oposição
Com oposição.
O objetivo é passar a linha do meio-campo em posse da bola.
Após qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo com um chute de gol.


Exercício 1: "Jogo de posse com apoio nas laterais do campo"
Tempo: 6X3 min (20 min); Material: bola, cogumelos, coletes.
Nº jogadores: 8 (6X2)
Dimensões do campo: 12X12
Descrição: Jogo de posse de bola em superioridade 6X2.
O objetivo é fazer 10 passes sem roubar a equipe adversária. Adereços externos terão no máximo dois toques, enquanto no interior não há limite de toques.
O suporte externo não pode passar um pelo outro, eles devem receber e passar jogadores de dentro do campo.



Exercício 2: "Combine com o início do jogo no chute e saia pelas bandas com superioridade"
Tempo: 20 min; Material: 1 gol, bola, cogumelos, babadores.
Número de jogadores: 11 (6 1X4)
Dimensões do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição: Conceitos táticos básicos para o início da jogada após o pontapé inicial no sistema 1-3-3.
Movimentos centrais.
Movimentos laterais.
Movimentos do centro do meio.
Movimentos das extremidades.
O objetivo é fazer com que a bola seja jogada pelas bandas. Um jogador da equipe deve passar dirigindo a bola por dois gols localizados nas laterais do campo.
Após qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, o jogo é retomado com um chute de gol.



Exercício 1: “Jogo de posse superior com troca de papéis”
Tempo: 15 min; Material: bola, cogumelos, coletes (2 cores).
Nº jogadores: 12 (equipes 4X3)
Dimensões do campo: 30X20
Descrição: Jogo de posse de bola em superioridade 8X4
O objetivo do jogo é manter a posse da bola sem que a equipe adversária a roube.
Duas equipes mantêm a posse, enquanto outra tenta roubar. Quando um time rouba o time ao qual o jogador que perdeu a bola pertence, ele trocará o papel e será responsável por recuperar a posse da bola.
Todos os jogadores devem desempenhar os diferentes papéis do jogo.



Exercício 2: “Combine com o início do jogo no pontapé de saída e saia pelas bandas com superioridade do time que possui a bola”
Tempo: 25 min
Material: 1 gol, bola, chapéu chinês e coletes.
Nº jogadores: 11 (5 curinga 1X5)
Dimensões do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição: Conceitos táticos básicos para o início da jogada após um chute no gol no sistema 1-3-3.
O objetivo é fazer com que a bola seja jogada pelas bandas. Um jogador da equipe deve passar conduzindo a bola por dois gols localizados nas laterais do campo. 
A equipe adversária deve tentar roubar e finalizar a jogada no gol.
Após qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo com um chute de gol.



TRADUÇÃO: PROFESSOR OCIMAR ESTEVES (69) 98437.0829





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