Planejamento anual de um time de futebol juvenil.
Planejamento anual de
um time de futebol juvenil 7
Introdução
Ao
longo desta série de artigos, queremos mostrar uma abordagem diferente no
desenho de um planejamento anual para um time de futebol juvenil.
Nosso
planejamento é baseado na essência do jogo e nas diferentes fases
significativas que podemos identificar nele. Portanto, é a própria lógica
interna do jogo que define os padrões para uma estruturação relevante dos
objetivos estipulados para a temporada. As fases do jogo que identificamos e com
relação às quais esse planejamento gira são:
A
fase de iniciação.
A
fase de construção.
A
fase de finalização.
Nosso
planejamento de tipo é projetado para uma temporada de 10 meses, que responde a
10 mesociclos. Cada mesociclo possui quatro microciclos, que incluem 2 sessões
de treinamento e uma partida.
Técnica
individual:
Ofensiva:
Melhore
o controle e o domínio da bola.
Melhorar
acerto (passes e arremessos).
Defensiva:
Interceptação,
liberação, entrada ...
Aspecto
individual do jogo coletivo:
Ofensivo:
Com
bola:
Conheça
as possibilidades de atuar como jogador com a bola na situação 1X1 que são:
Mantenha
/ proteja a bola.
Progresso
com a bola.
Tendo
em conta:
A
situação da bola em relação ao gol
A
situação de pares e adversários
Sem
bola:
Desmarque
suporte e quebre.
Ajuda
defensiva ao seu parceiro com a bola (cobertura ofensiva).
Defensivo:
Antes
do adversário com bola:
Impedir
sua ação ofensiva (quando temos uma vantagem)
Controlar,
cronometrar, atrasar a ação (com uma certa desvantagem)
Pegue
a bola.
Antes
de um oponente sem bola:
Determine
o passe para o jogador com a bola. (triângulo de eficácia defensiva).
Marcação
Relógio
defensivo
Ajuda
defensiva para um companheiro contra um adversário com uma bola.
Intercepte
o passe, caso ocorra.
Jogo
coletivo:
Jogo
ofensivo:
Desenvolva
o ataque posicional em amplitude e profundidade.
Uso
do passe curto e médio.
Iniciação
ao sistema 1: 3: 3.
Definir
funções cada linha e cada posição em cada linha.
Manter
a organização ofensiva, tanto no ataque combinatório quanto no contra-ataque
(evite o jogo direto).
Fase
defensiva:
Aprenda
a se posicionar em retirada, uma vez perdida a posse da bola.
A
primeira linha de contenção e pressão para roubar a bola e a segunda linha de
cobertura.
Aprenda
a fazer auxílios entre jogadores da mesma linha.
Iniciação
no modelo de marcação de zona.
Objetivos
condicionais:
Resistência:
Não é uma fase adequada para o desenvolvimento dessa capacidade.
Velocidade:
estágio básico para o desenvolvimento dessa capacidade.
Força:
Execute um trabalho de arrastar, empurrar e carregar automaticamente.
Flexibilidade:
trabalhe a flexibilidade geral e específica do futebol.
O
sistema que propomos é 1-3-3. Este sistema de jogo possui 2 linhas, de modo que
se assemelha aos sistemas usados no futebol aos 5 anos. Mais tarde, podemos
variar e usar sistemas de jogo de 3 linhas, como 1-2-2-2, 1-3-2 -1,1-2-3, etc.
Dessa forma, abordamos os sistemas de jogos de futebol às 11.
Esse
sistema nos permite diferenciar e ocupar os três corredores (2 laterais e 1
central), ajudando a criança a perceber o conceito de jogar em profundidade e
não apenas em profundidade.
Todos
os jogadores devem experimentar todas as funções, ocupar todas as posições.
Desta forma, a não especialização dos jogadores produzirá um enriquecimento
motor e um desenvolvimento da inteligência do jogo fundamental nessas idades.
É
necessário realizar abordagens táticas e estratégicas que norteiem nossas
ações. Não devemos jogar de forma alguma para vencer. FORMAR é mais importante
do que ganhar.
Devemos
alternar ordens táticos e estratégicos para enriquecer a bagagem
tático-estratégica dos jogadores: retirada, pressão na saída da bola, marcação
de zona, marcação individual, etc.
É
importante PLANEJAR E PERIODIZAR para aumentar a qualidade do treinamento.
Improvisação é um erro grave que pode levar a uma preparação inadequada de
nossos jogadores.
Os
jogadores são a pedra angular do planejamento da temporada e da organização das
sessões. Devemos submeter o planejamento às necessidades dos jogadores e às
circunstâncias que cercam a sessão de treinamento. O planejamento é um plano e,
como tal, pode variar e se adaptar ao momento atual.
Estamos
no estágio básico para o desenvolvimento da VELOSIDADE. Devemos dedicar todos
os dias através de jogos ou outro trabalho dinâmico.
O
tempo da lição de casa é uma referência. O treinador deve adaptá-lo às
características do seu grupo e às necessidades do grupo.
As
dimensões do campo em jogos reduzidos são indicativas. É necessário adaptá-lo
às características de nossos jogadores. Dependendo do nível do grupo,
aumentaremos ou reduziremos as dimensões do campo.
Aquecimento:
(20 min)
O
aquecimento pode ser dividido em 3 partes:
Aumento
da temperatura: Jogos para iniciar a atividade física que desenvolveremos
durante a sessão.
Jogo
de velocidade: Diferentes tipos de jogos em que o protagonista é o trabalho da
velocidade (cortar o fio, 4 contra o mundo, pegar)
Técnica
individual: exercícios voltados para a técnica individual, orientados para os
objetivos propostos para esse mesociclo.
Parte
principal: (50 min)
Exercício
1
Exercício
2
Partida
de futebol 7: Consideramos necessária a presença de uma partida no final da
sessão, pois podemos ver se o que foi feito durante a sessão se manifesta e é
um estímulo para os jogadores.
Volta
à calma: (5 min)
Alongamento:
Comece a alongar.
Proposta
de rotina de alongamento e trabalho de flexibilidade geral e específica do
futebol.
Coleta
de materiais
MESOCICLO
|
FASE
|
JANEIRO
|
INICIAÇÃO
|
FEVEREIRO
|
CONSTRUÇÃO
|
MARÇO
|
FINALIZAÇÃO
|
ABRIL
|
INICIAÇÃO
|
MAIO
|
CONSTRUÇÃO
|
JUNHO
|
FINALIZAÇÃO
|
JULHO
|
INICIAÇÃO+CONSTRUÇÃO
|
AGOSTO
|
CONSTRUÇÃO
|
SETEMBRO
|
CONSTRUÇÃO+FINALIZAÇÃO
|
OUTUBRO
|
FINALIZAÇÃO
|
Fase:
Iniciação
Objetivos:
Técnica
individual:
Melhore
a condução
Melhore
o passe.
Melhore
o controle.
Aspecto
individual do jogo coletivo:
Mantenha
/ proteja a bola.
Progresso
com a bola.
Desmarque
de apoio ou interrompa.
Jogo
coletivo:
Desenvolva
o ataque posicional em amplitude e profundidade.
Desenvolver
o uso do passe curto e médio.
Condicional:
Velocidade.
Microciclos:
1
INICIAÇÃO.
2
INICIAÇÃO.
3
INICIAÇÃO.
4
INICIAÇÃO
Microciclo
1. Dia 1
Exercício
1: "Posse da bola em superioridade"
Tempo:
20 min
Material:
bola, cogumelos, coletes.
Nº
jogadores: 10 (6X4)
Dimensões
do campo: 25X25
Descrição:
obtenha 10 passes seguidos.
O
objetivo do jogo é manter a posse da bola em superioridade numérica. Varie as
equipes a cada 5 minutos.
Exercício
2: “Combine com o início do jogo em um chute de gol em superioridade”
Tempo:
20 min
Material:
1 gol, bola, cogumelos, coletes.
Número
de jogadores: 11 (6 1X4) do campo: ½
campo de futebol 7
Descrição:
O início de cada posse é sempre um pontapé inicial. A equipe de superioridade
tem como objetivo passar a linha do meio-campo dirigindo a bola.
Após
qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo
com um chute de gol.
Exercício
1: "Jogo quadrado"
Tempo:
15 min (2X5X1'30 ").
Material:
bola, cogumelos, coletes.
Nº
de jogadores: 4 (3X1)
Dimensões
do campo: 5X5
Descrição:
Dividimos o campo em 4 zonas iguais. Os jogadores ocupam 3 zonas, portanto 1 é
sempre gratuito. Você só pode passar o player localizado nas áreas adjacentes,
nunca na diagonal. O objetivo é a mobilidade contínua dos jogadores que
procuram e criam linhas de passe para receber a bola.
Exercício
2: “Combine com o início do jogo em um chute de gol em superioridade”
Tempo:
25 min (10 15); Material: 1 gol, bola, cogumelos, coletes.
Número
de jogadores: 11 (6 1X4)
Dimensões
do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição:
Conceitos táticos básicos para o início da jogada após o pontapé inicial no
sistema 1-3-3.
Movimentos
centrais.
Movimentos
laterais.
Movimentos
do centro do meio.
Movimentos
das extremidades.
Realizaremos
o exercício, seguindo a seguinte progressão:
Sem
bola
Sem
oposição
Com
oposição.
O
objetivo é passar a linha do meio-campo em posse da bola.
Após
qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo
com um chute de gol.
Exercício
1: "Jogo de posse com apoio nas laterais do campo"
Tempo:
6X3 min (20 min); Material: bola, cogumelos, coletes.
Nº
jogadores: 8 (6X2)
Dimensões
do campo: 12X12
Descrição:
Jogo de posse de bola em superioridade 6X2.
O
objetivo é fazer 10 passes sem roubar a equipe adversária. Adereços externos
terão no máximo dois toques, enquanto no interior não há limite de toques.
O
suporte externo não pode passar um pelo outro, eles devem receber e passar
jogadores de dentro do campo.
Exercício
2: "Combine com o início do jogo no chute e saia pelas bandas com
superioridade"
Tempo:
20 min; Material: 1 gol, bola, cogumelos, babadores.
Número
de jogadores: 11 (6 1X4)
Dimensões
do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição:
Conceitos táticos básicos para o início da jogada após o pontapé inicial no
sistema 1-3-3.
Movimentos
centrais.
Movimentos
laterais.
Movimentos
do centro do meio.
Movimentos
das extremidades.
O
objetivo é fazer com que a bola seja jogada pelas bandas. Um jogador da equipe
deve passar dirigindo a bola por dois gols localizados nas laterais do campo.
Após
qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, o jogo é retomado
com um chute de gol.
Exercício
1: “Jogo de posse superior com troca de papéis”
Tempo:
15 min; Material: bola, cogumelos, coletes (2 cores).
Nº
jogadores: 12 (equipes 4X3)
Dimensões
do campo: 30X20
Descrição:
Jogo de posse de bola em superioridade 8X4
O
objetivo do jogo é manter a posse da bola sem que a equipe adversária a roube.
Duas
equipes mantêm a posse, enquanto outra tenta roubar. Quando um time rouba o
time ao qual o jogador que perdeu a bola pertence, ele trocará o papel e será
responsável por recuperar a posse da bola.
Todos
os jogadores devem desempenhar os diferentes papéis do jogo.
Exercício
2: “Combine com o início do jogo no pontapé de saída e saia pelas bandas com
superioridade do time que possui a bola”
Tempo:
25 min
Material:
1 gol, bola, chapéu chinês e coletes.
Nº
jogadores: 11 (5 curinga 1X5)
Dimensões
do campo: ½ campo de futebol 7
Descrição:
Conceitos táticos básicos para o início da jogada após um chute no gol no
sistema 1-3-3.
O
objetivo é fazer com que a bola seja jogada pelas bandas. Um jogador da equipe
deve passar conduzindo a bola por dois gols localizados nas laterais do
campo.
A
equipe adversária deve tentar roubar e finalizar a jogada no gol.
Após
qualquer interrupção na qual a bola sai ou termina no gol, ela recomeça em jogo
com um chute de gol.
TRADUÇÃO:
PROFESSOR OCIMAR ESTEVES (69) 98437.0829
Comentários
Postar um comentário