Iniciação Esportiva em Futebol de Campo e Futsal.

Iniciação Esportiva em Futebol de Campo e Futsal

Diferenças e semelhanças entre as metodologias empregadas para os primeiros passos nessas modalidades.

Luis Felipe T. Polito

O objetivo da breve revisão é estabelecer as principais diferenças existentes no desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes em duas modalidades esportivas amplamente relacionadas, mas que possuem as suas particularidades: o futebol de campo e o futsal.

Primeiramente, seria interessante realizarmos uma breve revisão das principais diferenças e semelhanças entre as modalidades em questão para que, a partir daí, possamos dissertar a respeito das principais metodologias empregadas para a iniciação esportiva em cada uma delas. A primeira grande diferença que podemos notar é relativa ao terreno de jogo e às dimensões do mesmo, uma vez que o futsal apresenta terreno com comprimento e largura máximos de 42m e 22m, respectivamente, enquanto o comprimento e largura mínimos compreendem 22m e a 15m, respectivamente.

Por outro lado, o futebol praticado no gramado exige maior vigor físico de seus atletas, uma vez que as dimensões do terreno são significativamente maiores – o campo possui comprimento e largura máximo de 120m e 90m, respectivamente, e dimensões mínimas de 90m x 45m (DUARTE, 2005).

Outra grande diferença entre as duas modalidades é a quantidade de jogadores em uma equipe e também a quantidade de posições existentes em cada uma das modalidades. Por exemplo: no futsal, temos cinco jogadores, em que basicamente um é goleiro, dois são alas, um atua como fixo e outro como pivô, enquanto que no futebol de campo temos 11 jogadores, que podem ser distribuídos nas mais diversas posições, sendo elas goleiro, zagueiro, lateral, ala, volante, meia ofensivo, meia armador, atacante, centroavante e assim por diante.

Apesar de possuírem algumas diferenças básicas, podemos encontrar também, como já dito, muitas semelhanças entre ambas as modalidades, ainda mais porque o futsal é proveniente do futebol de campo. Dentre essas características, podemos encontrar o mesmo objetivo (marcação dos gols), os mesmos fundamentos (passe, chute, cabeceio, drible, controle e domínio de bola e assim por diante), regras muito semelhantes, etc.

Depois dessa breve revisão, podemos agora partir para uma abordagem mais específica a respeito da iniciação esportiva. Os estudos na área da aprendizagem motora e do desenvolvimento esportivo estão cada vez mais bem fundamentados, fornecendo, desta maneira, maiores subsídios científicos para que os profissionais e professores de educação física tenham uma atuação mais crítica e precisa, não se preocupando apenas em realizar uma pequena cópia do trabalho que é feito com os jogadores adultos, profissionais ou não.

Perroni e Alonso (2006) relatam que a iniciação cada vez mais precoce é, hoje, motivo de preocupação quando estudamos o aparecimento de lesões músculo-esqueléticas em atletas jovens, como também Arena & Bohme (2000) indicam para os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes que a promoção de atividades esportivas com crianças e jovens atletas não é começar precocemente em determinado esporte ou treinamento em única modalidade esportiva. Ao contrario: as autoras colocam que o início da prática esportiva generalizada de diferentes esportes é um aspecto positivo, no sentido de que a preparação esportiva do jovem deve ser um processo permanente, em longo prazo.

Apesar de muitos princípios básicos da iniciação esportiva serem considerados gerais para ambas as modalidades aqui envolvidas, podemos encontrar algumas diferenças, dentre elas a recomendação quanto à faixa etária mais apropriada para a iniciação. Enquanto que para o futsal é recomendada uma idade de seis a oito anos de idade para o início da prática, 10 a 12 para a especialização, sendo que o alto rendimento será alcançado com aproximadamente 20-26 anos de idade. (BARBANTI, 2005). Enquanto isso, no futebol de campo recomenda-se a faixa etária entre oito e 10 anos de idade para o início da prática, 11 a 14 anos para a especialização, sendo que o alto rendimento será alcançado com aproximadamente 20-26 anos de idade, assim como no futsal, segundo o mesmo autor. Porém, para ambas modalidades esportivas, recomenda-se que quanto mais próximo da idade de formação do alto rendimento, maior deverá ser o caráter específico das sessões de treinamento (BARBANTI, 2005).

A aprendizagem técnica e tática de ambas as modalidades podem sofrer algumas influências do ambiente de prática, uma vez que o futsal, por ser jogado em uma área menor, exige um tempo de reação diferente do futebol de campo, por exemplo. Os métodos aplicados na aprendizagem da técnica e da tática, seja qual for o esporte envolvido, porém, são os mesmos. Greco (2007) estabelece os dois métodos mais tradicionais para o trabalho de fundamentos, sendo eles o trabalho analítico-parcial (método segmentado, do mais simples para o mais complexo) e a prática global-funcional (quando o fundamento é trabalhado dentro do contexto do jogo). O mesmo autor ainda coloca três métodos de aprendizagem da tática, sendo eles o método tático-inicial (regras táticas gerais da modalidade), posicional (está relacionado com o aprimoramento dos processos perceptivos) e situacional (reconhecimento da tomada de decisão nas diferentes situações de jogo).

Pretendeu-se nessa breve coluna colocar alguns princípios básicos da iniciação esportiva, bem como estabelecer algumas diferenças básicas entre aquilo que as ciências do esporte preconizam para uma correta iniciação na modalidade futebol de campo e uma correta iniciação na modalidade futsal, dois esportes muito relacionados, em que o primeiro originou o segundo. Porém, ainda por serem modalidades diferentes, possuem algumas necessidades diferentes.



Bibliografia

ARENA, S. S.; BOHME, M. T. S. Federações esportivas e organização de competições para jovens. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 12, n. 04, p. 45-50, dez, 2004.

BARBANTI, V. J. Formação de Esportistas. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.

DUARTE, O. História dos Esportes. 3 ed. São Paulo, Senac, 2004.

GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal: Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no Clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

PERRONI, M. G.; ALONSO, A. C. Lesão da criança no esporte. In: SILVA, L. R. R. (Org.). Desempenho Esportivo: Treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2006.

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