III - As regras certas e a dinâmica do jogo: treinando a organização
ofensiva – parte III
Confira algumas sugestões de regras
para o treinamento dos aspectos ofensivos de sua equipe e interaja conosco
O tema desta semana se refere à sequência das colunas publicadas
meses atrás relativas ao treinamento e, consequentemente, ao jogar de
qualidade. Se você não teve oportunidade de ler a primeira ou a segunda partes,
aconselho que retome a leitura a fim de que o texto não adquira uma conotação
de “receita de bolo”, para ser reproduzida sem a mínima reflexão.
Conforme havia mencionado, as sugestões de regras apontadas nas
próximas linhas favorecem o treinamento da organização ofensiva de sua equipe.
Para continuar, outro conceito que não pode ser perdido na interpretação das
regras e, obviamente, na elaboração e aplicação do treino diz respeito aos
fractais, abordado noutra coluna semanas
atrás.
Para treinar alguns Meios Táticos Ofensivos como Desmarques,
Apoios, Mobilidade com ou sem Trocas de Posição, as seguintes regras podem ser utilizadas
para compor o jogo:
• Dividir o campo de ataque em diversos setores e a equipe
pontuar quando receber passes em setores desocupados pelo adversário. Esta
regra força os jogadores da equipe que detém a posse de bola a buscarem
constantemente os espaços vazios no campo de ataque do adversário;
• Dividir o campo de ataque em diversos setores e o atleta que
fizer o passe deve mudar de setor, caso contrário, pontuação ao adversário.
Esta regra faz com que o atleta que realizou o passe internalize o conceito de
dar sequência a jogada mesmo após ter realizado uma ação direta com bola;
• Dividir o campo de ataque em diversos setores e a cada passe
feito no campo de ataque todos os atletas que estão no campo ofensivo (com
exceção do jogador que recebeu o passe), devem mudar de setor. Uma regra que
favorece significativamente a mobilidade ofensiva, mas deve ser feita somente
quando os atletas dominarem competências prévias relativas à movimentação da
equipe, pois a desordem gerada no jogo devido às constantes mudanças de setores
pode dificultar a aplicação do jogo;
• A equipe pontuar quando houver uma troca de posição entre dois
jogadores no campo de ataque, em que um dos jogadores responsáveis pela troca
receba um passe. Regra que implica que a equipe que possui a posse de bola
execute trocas de marcação com o objetivo de dificultar e desorganizar a
organização defensiva adversária. Como envolve somente três jogadores (o que
faz o passe, além dos dois que realizam a troca), esta regra possui maior
facilidade de aplicabilidade;
• A equipe pontuar ao trocar um número determinado de passes no
campo de ataque sem poder devolver o passe para o jogador no qual o atleta o
recebeu. Espera-se com esta regra que o atleta que fez o passe não seja o
próximo a realizar o apoio e que demais atletas aproximem-se do que recebeu a
bola, abrindo-lhe linhas de passe;
• Restrição do número de toques na bola por jogador. Regra
bastante utilizada e propagada para acelerar o jogo ofensivo, logo, exigir
maior mobilidade coletiva;
Para estimular o Meio Tático Ofensivo de Fintas e Dribles, como sugestões de regras:
Para estimular o Meio Tático Ofensivo de Fintas e Dribles, como sugestões de regras:
• Delimitar um setor próximo à zona de risco em que um drible
realizado precedido por um passe equivale a uma pontuação. Estimula os atletas
a tentarem jogadas individuais em setores próximos ao alvo em que a equipe
precisa manter a posse de bola;
• Gol precedido por drible em setores próximos à zona de risco
ter pontuação maior que demais gols. Regra que privilegia o drible que antecede
a finalização, ou seja, uma das poucas circunstâncias do jogo em que este
recurso precisa ser utilizado;
• Dividir o campo em setores em que o drible é permitido.
Executá-lo em setores não permitidos e a equipe perder a posse de bola,
pontuação para o adversário. Regra que busca o aprendizado coletivo dos setores
ideais para a realização do referido Meio Tático;
Lembre-se de dividir corretamente os pontos para o jogo ficar competitivo. Do contrário, a Lógica do Jogo criada pode privilegiar comportamentos coletivos distantes do que idealiza para a equipe.
Aguardo sugestões de como você treinaria cada um destes Meios
Táticos. Esta troca de informações é muito enriquecedora.
Para finalizar, lembre-se também que as preocupações
técnicas-físicas-mentais para o desenvolvimento do jogo devem acontecer. Por
isso, o controle adequado do tempo de estímulo, tamanho do campo, ações
técnicas predominantes e até a observação e intervenção diante de
comportamentos individuais durante o jogo devem ser estabelecidas para que o
seu TODO seja contemplado.
E ainda falam que o futebol (ensinar e jogar) é fácil...
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