EDUCAÇÃO FÍSICA

Continuação...

ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª, 6ª E 7ª SERIES

EIXO TEMÁTICO: CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

 

Subeixos Temáticos
Conteúdos
Habilidades
Jogos e brincadeiras
  • Populares
  • De salão
  • Com Raquetes
  • De outras culturas
  • Derivados dos esportes.
Ginástica
  • Ginástica de acrobacias
  • Ginástica artística
  • Circuitos
  • Atividades circenses.
Dança
  • Danças folclóricas
  • Mímicas
  • Dramatização
  • Teatro.
Esporte
  • Atletismo (corridas)
  • Futsal
  • Handebol
  • Voleibol
  • Basquetebol
  • Natação
Conceituais
  • A brincadeira e o uso de espaços e tempos diferenciados.
  • Distinção entre jogos populares e pré-esportivos.
  • Formas de transmissão dos jogos populares.
  • Características dos jogos de salão, de raquetes, derivados de culturas diferentes.
  • Objetivos da ginástica e do esporte da/na escola.
  • Expressão de movimentos por meio de gestos e danças.
  • Acrobacia.
  • Ginástica artística.
  • Montagem de pirâmides humanas.
  • Atividades circenses.
  • Criação de regras.
  • Jogos pré-desportivos como introdução ao esporte.
  • Fundamentos básicos das modalidades esportivas.
  • Estratégias básicas de jogo.
  • O corpo e a atividade física.
Procedimentos
  • Vivência de jogos, ginástica e dança.
  • Construção de pirâmides humanas.
  • Circuitos ginásticos.
  • Vivência de fundamentos básicos de cada modalidade esportiva.
  • Experimentação do jogo.
Atitudinais
  • Construção de regras esportivas segundo as necessidades do grupo.
  • Participação e determinação.
  • Respeito ao outro.
  • Respeito à regra.
  • Brincar utilizando materiais, tempos e espaços diferenciados.
  • Desenvolver noções de tempo e espaço.
  • Identificar a importância dos jogos populares pré-desportivos.
  • Entender a forma de transmissão dos jogos populares.
  • Identificar as características dos jogos de salão, de raquetes, derivados de culturas diferentes.
  • Conhecer os objetivos da ginástica e do esporte da/na escola.
  • Expressar corporalmente por meio da dança.
  • Conhecer possibilidades do corpo na dança e na ginástica utilizando sons, ritmos, melodias diferentes.
  • Realizar acrobacias.
  • Realizar movimentos básicos da ginástica artística.
  • Montar pirâmides humanas.
  • Construir circuitos ginásticos.
  • Realizar movimentos circenses básicos.
  • Identificar fundamentos básicos das modalidades esportivas.
  • Conhecer estratégias básicas das modalidades esportivas.
  • Conhecer regras básicas dos esportes.
  • Vivenciar jogos.
  • Adaptar as regras às necessidades do grupo.
  • Ocupar espaços durante o jogo. Respeitar o colega.
  • Respeitar regras.
  • Construir regras.
  • Conhecer as dimensões do corpo pela prática de atividades físicas.
  • Identificar as diferenças ocorridas no corpo durante a prática de atividades físicas.
  • Desenvolver capacidades físicas básicas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão