EDUCAÇÃO FÍSICA

Continuação...

ENSINO FUNDAMENTAL: 8ª E 9ª SÉRIES

EIXO TEMÁTICO: CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

 

Subeixo Temático
Conteúdos
Habilidades
Jogos e brincadeiras
  • Populares
  • De salão
  • Com Raquetes
  • De outras culturas
  • Derivado dos esportes
  • Capoeira
Ginástica
  • Ginástica artística
  • Circuitos
  • Alongamento
  • Caminhada
Dança
  • Folclóricas
  • Criativa
  • Regionais
  • Internacionais
  • Movimentos expressivos: mímica, pantomimas, dramatização, teatro.
Esporte
  • Atletismo (saltos e arremessos)
  • Futsal
  • Handebol
  • Voleibol
  • Basquetebol
  • Natação.
Conceituais
  • Característica e origem dos jogos e brincadeiras.
  • Criação de materiais para os jogos.
  • Criação de regras coletivas
  • Jogos e brincadeiras de outras culturas.
  • Diferença entre jogo e esporte.
  • Diferença de jogos competitivos de jogos cooperativos.
  • Historia da capoeira.
  • Elementos da capoeira.
  • Elementos da ginástica.
  • Importância da ginástica.
  • Cuidados necessários para a prática da ginástica.
  • Padronização do modelo de corpo.
  • Atividade física e indústria cultural: os modismos.
Procedimentais
  • Execução de movimentos específicos das diversas formas de ginástica, dança e esporte.
  • Caminhada.
  • Alongamento.
  • Aplicação de táticas de ataque e defesa em situação de jogo.
  • Organização de equipes na perspectiva da inclusão.
Atitudinais
  • Construção de regras esportivas e acordo com as necessidades do grupo.
  • Regras e resolução de problemas.
  • Inclusão e exclusão nas práticas corporais.
  • Respeito às diferenças.
  • Autonomia.
  • Liderança.
  • Cooperação
  • Atitudes éticas.
  • Respeito aos espaços e equipamentos.
  • Conhecer a historia de alguns jogos e brincadeiras.
  • Criar jogos.
  • Criar materiais para a vivência de jogos.
  • Criar novas regras.
  • Pesquisar jogos de outra culturas.
  • Diferenciar o jogo do esporte.
  • Diferenciar os jogos de competição dos jogos com cooperação.
  • Pesquisar a historia da capoeira.
  • Identificar os elementos básicos da capoeira.
  • Conhecer os elementos básicos da ginástica.
  • Entender os cuidados necessários para a prática de exercícios físicos.
  • Conhecer os benefícios da prática de atividades físicas.
  • Entender a importância dos alongamentos.
  • Questionar os modismos em relação ao corpo na dança, na ginástica e no esporte.
  • Identificar valores de exclusão e inclusão nos jogos e esportes.
  • Aplicar táticas de ataque e defesa.
  • Criar danças a partir de temas.
  • Conhecer danças folclóricas, regionais e internacionais.
  • Realizar movimentos expressivos como a mímica, pantomima, dramatização e o teatro.
  • Organizar equipes na perspectiva inclusiva.
  • Respeitar o colega.
  • Respeitar o espaço e os equipamentos.
  • Desenvolver atitudes éticas.
  • Desenvolver a autonomia, autoconfiança, solidariedade.
  • Resolver conflitos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão