EDUCAÇÃO FÍSICA

Continuação...


ENSINO MÉDIO: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES

EIXO TEMÁTICO: CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

 

Subeixos temáticos
Conteúdos
Habilidades
Jogos e brincadeiras
·       Populares
·       De salão
·       Derivados dos esportes
·       Eletrônicos
·       Capoeira
 
 
 
 
 
 
Ginástica
·       Geral.
·       Alongamento
·       Relaxamento.
·       Caminhada.
·       De academia
Dança
·       Criativa
·       Movimentos expressivos
Esporte
·  Basquetebol
·  Voleibol.
·  Handebol.
·  Futsal.
·  Natação.
·  Peteca
Conceituais
  • Conceito de jogo, ginástica, dança e esporte.
  • Origem e historia das manifestações da cultura corporal de movimento.
  • Prática da atividade física e saúde.
  • Prática da atividade e qualidade de vida.
  • A cultura corporal de movimento e de lazer.
  • Influencia da mídia nas práticas corporais.
  • Limites das praticas corporais.
  • Benefícios das praticas corporais.
  • Esportivização de práticas corporais.
  • As manifestações da cultura corporal de movimento como expressão de identidades individuais e coletivas.
  • A diversidade cultural nas manifestações corporais.
  • Gênero e sexualidade nas práticas corporais.
  • Diferença entre as práticas competitivas e de lazer.
  • A prática da atividade física como direito.
  • Arbitragem de diferentes modalidades.
Procedimentais
  • Aprimoramento na execução de movimento específicos das diversas manifestações da cultural.
  • Aplicação de estratégias de jogo.
  • Organização de atividades extraclasse.
Atitudinais
  • Regras e condutas éticas.
  • Respeito às diferenças.
  • Autonomia.
  • Responsabilidade.
  • Solidariedade.
  • Cooperação.
  • Resolução de problemas.
  • Explicar o conceito de jogo, ginástica, dança e esporte.
  • Explicar a historia das diferentes modalidades.
  • Analisar a importância da prática de atividade física para a saúde e a qualidade de vida.
  • Avaliar a prática das atividades físicas como opção de lazer.
  • Avaliar a influência da mídia nas práticas corporais.
  • Explicar a criação de ídolos esportivos na sociedade capitalista.
  • Analisar a esportivização de práticas culturais.
  • Explicar as manifestações corporais como possibilidade de construção de identidades individuais e coletivas.
  • Avaliar a diversidade cultural das manifestações corporais.
  • Analisar questões de gênero e sexualidade nas práticas corporais.
  • Diferenciar prática de competição de práticas de lazer.
  • Avaliar a prática da atividade física como direito.
  • Explicar a linguagem da arbitragem em diferentes modalidades.
  • Aplicar os fundamentos das modalidades.
  • Aplicar estratégias de jogo.
  • Organizar atividades extraclasses.
  • Compreender o corpo na perspectiva da totalidade e da ludicidade.
  • Adotar postura ética durante as práticas corporais.
  • Resolver conflitos com autonomia.
  • Ser solidário, responsável, participativo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Futsal

Saudosismo Portovelhense-Baile uma Noite de Verão