Educação Física
Continuação...
Um aspecto importante é o de dar
à prática pedagógica o caráter de continuidade e ruptura. Ao mesmo tempo em que
se considera e valoriza o conhecimento que o aluno traz para a escola, deve-se
buscar por meio da vivência, da discussão e da reflexão problematizadora,
ampliar e ressignificar tal conhecimento. Para tanto, é necessário reconhecer
as necessidades e os interesses dos alunos, tornando o ensino significativo.
Isso demanda do professor estabelecer uma relação dialógica com todos os envolvidos
no processo, incentivando a participação, valorizando e construindo os saberes.
Articular a teoria com a prática, favorecer a construção do conhecimento
interdisciplinar, ressiginificar o uso de espaço e materiais, adequar as
atividades propostas ao nível de ensino, diversificar as maneiras de tratar os
conteúdos são também aspectos imprescindíveis a serem contemplados.
Para contemplar esse e outros
aspectos, ao trabalhar com qualquer um dos conteúdos aqui proposto, podemos nos
apropriar de vários recursos didáticos, entre eles:
- Ressignificação de tempos, espaços e materiais utilizados no ensino da Educação Física;
- Ressignificação de regras;
- Aulas expositivas;
- Aulas dialogadas em circuitos;
- Uso de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, murais, cordéis, documentários);
- Literatura escrita (reportagens de jornais, revistas, contos, crônicas);
- Pesquisas (internet, bibliotecas, entrevistas documentos);
- Debates, júri-simulado;
- Seminários, palestras;
- Visitas à comunidade;
- Planejamento coletivo;
- Oficina de brinquedos e brincadeiras;
- Projetos interdisciplinares;
- Feiras artísticas e culturais.
Ao estruturar um planejamento
anual, além da relação e organização dos conteúdos, será necessário observar as
finalidades educativas que desejamos promover, os objetivos gerais e
específicos e as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos,
ao longo do processo educativo.
Nesse trabalho, incorporaremos
algumas finalidades educativas, tais como:
- O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade;
- A capacidade de utilizar, crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;
- O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais, entre outras;
Ao abordarmos os objetivos
gerais, teremos como proposta:
- Permitir que os alunos se apropriem de sua corporeidade por meio de diferentes práticas corporais
- Promover a apreensão crítica das manifestações corporais produzidas pela humanidade;
- Assegurar o acesso as práticas corporais de movimentos a todos os alunos;
- Contribuir com a promoção da saúde voltada para qualidade de vida dos alunos;
- Contribuir com a formação ética, estética e política dos educandos;
- Possibilitar a convivência com a diferença e a diversidade;
- Educar para o empreendedorismo;
- Educar para o lazer.
- Proporcionar situações que possibilitem estabelecer relações afetivas e sociointerativas;
- Favorecer atividades que possibilitem a experimentação da dimensão lúdica do movimento;
- Possibilitar uma ampla e diversificada experimentação motora de forma a favorecer a apropriação de sua corporeidade;
- Utilizar o esporte como meio eficaz para vivenciar o trabalho em equipe, a cooperação, inclusão e respeito.
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