Educação Física


Continuação...

 

Um aspecto importante é o de dar à prática pedagógica o caráter de continuidade e ruptura. Ao mesmo tempo em que se considera e valoriza o conhecimento que o aluno traz para a escola, deve-se buscar por meio da vivência, da discussão e da reflexão problematizadora, ampliar e ressignificar tal conhecimento. Para tanto, é necessário reconhecer as necessidades e os interesses dos alunos, tornando o ensino significativo. Isso demanda do professor estabelecer uma relação dialógica com todos os envolvidos no processo, incentivando a participação, valorizando e construindo os saberes. Articular a teoria com a prática, favorecer a construção do conhecimento interdisciplinar, ressiginificar o uso de espaço e materiais, adequar as atividades propostas ao nível de ensino, diversificar as maneiras de tratar os conteúdos são também aspectos imprescindíveis a serem contemplados.

Para contemplar esse e outros aspectos, ao trabalhar com qualquer um dos conteúdos aqui proposto, podemos nos apropriar de vários recursos didáticos, entre eles:

  • Ressignificação de tempos, espaços e materiais utilizados no ensino da Educação Física;
  • Ressignificação de regras;
  • Aulas expositivas;
  • Aulas dialogadas em circuitos;
  • Uso de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, murais, cordéis, documentários);
  • Literatura escrita (reportagens de jornais, revistas, contos, crônicas);
  • Pesquisas (internet, bibliotecas, entrevistas documentos);
  • Debates, júri-simulado;
  • Seminários, palestras;
  • Visitas à comunidade;
  • Planejamento coletivo;
  • Oficina de brinquedos e brincadeiras;
  • Projetos interdisciplinares;
  • Feiras artísticas e culturais.

 

Ao estruturar um planejamento anual, além da relação e organização dos conteúdos, será necessário observar as finalidades educativas que desejamos promover, os objetivos gerais e específicos e as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, ao longo do processo educativo.

Nesse trabalho, incorporaremos algumas finalidades educativas, tais como:

  • O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade;
  • A capacidade de utilizar, crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;
  • O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais, entre outras;


Ao abordarmos os objetivos gerais, teremos como proposta:

  • Permitir que os alunos se apropriem de sua corporeidade por meio de diferentes práticas corporais
  • Promover a apreensão crítica das manifestações corporais produzidas pela humanidade;
  • Assegurar o acesso as práticas corporais de movimentos a todos os alunos;
  • Contribuir com a promoção da saúde voltada para qualidade de vida dos alunos;
  • Contribuir com a formação ética, estética e política dos educandos;
  • Possibilitar a convivência com a diferença e a diversidade;
  • Educar para o empreendedorismo;
  • Educar para o lazer.

 
Os objetivos específicos estão voltados pra o que se quer alcançar no momento da prática corporal, ou seja, no momento da vivência da aula de Educação Física, por exemplo:

  • Proporcionar situações que possibilitem estabelecer relações afetivas e sociointerativas;
  • Favorecer atividades que possibilitem a experimentação da dimensão lúdica do movimento;
  • Possibilitar uma ampla e diversificada experimentação motora de forma a favorecer a apropriação de sua corporeidade;
  • Utilizar o esporte como meio eficaz para vivenciar o trabalho em equipe, a cooperação, inclusão e respeito.

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